Defenestrando Out Run (1986)

Newsletter:

Visão geral

Vamos conferir hoje o gameplay comentado do Out Run feito pelo canal Defenestrando Jogos. Trata-se de mais um Fliperama Nostálgico, uma que apresenta títulos antigos dos arcades de uma forma descontraída, mas informativa e sem cair no besteirol e sem berreiro, como acontece nestes Let’s Plays da vida.

Como é de costume, estamos adicionando este vídeo aqui para você ter algo para assistir na domingueira, visto que só passa câncer na televisão, mas especialmente neste dia.

Out Run (アウトラン) é um clássico jogo de corrida desenvolvido e lançado pela Sega para os fliperamas em 20 de setembro de 1986. Sucesso de crítica e de mercado, Out Run se tornou um dos games mais vendidos de sua época, sendo notável por ser inovador devido aos seus excelentes gráficos com a famosa tecnologia sprite-scaling, o seu robusto hardware, gameplay não linear, e trilha sonora selecionável, características pioneiras até então.

A premissa de Out Run também fugiu um pouco do tema de Fórmula 1 que dominava os jogos de corrida até então. Uma maquina possante, o vento no cabelo e uma loira pistoleira ao lado… É  bem a cara dos anos 80, com um tema bem casual e despojado, mas sem deixar de ser um tanto quanto extravagante.

Como não poderia deixar de ser, o sucesso do Out Run justificou portes para vários outros sistemas, como o NEC PC-8801, Atari ST, Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Commodore 64, Game Gear, Genesis/Mega Drive, Master System, PC Engine, MS-DOS, Windows (Sega Smash Pack), Saturn, ZX Spectrum, Dreamcast (Yu Suzuki Game Works Vol.1), PlayStation 2, Sega Mark III, XBox (destravável no Out Run 2), MSX 2. LCD tabletop e até celulares (em 2002, numa era pré smartphones).

Além disto, o Out Run também deu início uma série composta de nove jogos, sendo sucedido por Out Run 3-D (1989, Master System), Battle Out Run (1989, Master System), Turbo Out Run (1989, Arcade), Out Run Europa (1991, Game Gear), Out Runners (1992, Fliperama), Out Run 2019 (1993, Mega Drive), Out Run 2 (2003, Fliperama) e Out Run 2 SP (2004, Fliperama).

O legado do Out Run não parou por aí. Além de ser um dos jogos de corrida mais característicos dos arcades, todos os seus ports e sequências, encontramos facilmente seus elementos em outras franquias de sucesso, como Lotus e Mad Gear. A IGN, em 2015, considerou este clássico da Sega um dos dez jogos mais influentes do gênero, atrás de Pole Position, Gran Turismo e Virtua Racing.

Gameplay

Em Out Run, o jogador guia uma Ferrari Testarossa vermelha através de uma série de locais americanos tentando alcançar os checkpoints em cada fase antes do tempo acabar, o que significa game over. Alcançar os checkpoints aumenta o tempo restante. A perspectiva é em terceira pessoa, com a câmera colocada perto do chão, o que pode acabar limitando a visão do jogador à distância.

No final de cada fase, os jogadores vão ter que escolher um dos caminhos de uma bifurcação na estrada, o que leva a diferentes cenários. As estradas estão repletas de tráfego civil que deve ser cuidadosamente evitado, se não, o jogador vai acabar sendo desacelerado e perderá tempo.

Para além de poderem escolher rotas, os jogadores também podem escolher qual a música da excelente trilha sonora do jogo no som do carro. As músicas são ‘Magical Sound Shower’, ‘Passing Breeze’ e ‘Splash Wave’.

Curiosidades

  • O esquema da escolha do caminho não foi inventado no Out Run. Ele já existia no TX-1, um jogo da Tatsumi de 1983;
  • O Out Run podia ser encontrado em um dos gabinetes mais extravagantes da história dos fliperamas que foi criado para se parecer com uma Ferrari Testarossa, tinha um volante e pedais, podia inclinar e contava com um poderoso sistema de som que colocava os auto falantes logo atrás da cabeça do jogador;
  • A trilha sonora do Out Run é tida em alta estima até hoje, sendo composta por  
    Hiroshi Kawaguchi, quem trabalhou também em inúmeros títulos da Sega;
  • A Sega não tinha permissão para usar uma Ferrari no jogo. Isto levou a uma série de ameaças e picuinhas judiciárias até que isto foi resolvido no Out Run 2, com a firma japonesa obtendo permissão para usar Ferraris nesta sequência;
  • Os carros dos oponentes são: 1972 Volkswagen Beetle, 1971 Chevrolet Corvette, 1985 Porsche Carrera 911 Turbo, 1985 BMW 325i Cabriolet E30 e Lorry;
  • O Out Run contém vários outdoors com propagandas diversas, notavelmente das motocicletas KTM;
  • Richard Jackson detém o recorde oficial deste game com 52.897.690 pontos;
  • No filme Donnie Darko, um sci-fi que gente burra fala que gosta para parecer inteligente, Donnie, o protagonista, aparece jogando Out Run num fliperama com a sua namorada. A cena mostra ele batendo o carro durante uma DR.

Mais Out Run


Vídeo adicionado em: 15 de julho de 2018

Categorias: Arcade, Corrida e Carros, Vídeos

Tags: , , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 27 vezes.

Link Deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.