Virtua Racing

23 de agosto de 2018

Virtua Racing, ou apenas V.R., é um jogo de Fórmula 1 desenvolvido pela Sega e lançado em outubro de 1992 para os fliperamas japoneses, originalmente. Primeiro jogo de corrida a ser totalmente renderizado com gráficos poligonais, sendo estes sombreados e preenchidos, o V.R. foi portado para consoles caseiros posteriormente, como o Mega Drive (1994) [7], Sega 32x no Virtua Racing Deluxe, (1994), Saturn no TimeRank Interactive’s V.R. – Virtua Racing (1995) e pro PlayStation 2 no Sega Ages 2500 Series Vol. 8: V.R. – Virtua Racing Flat Out (2004) e no Sega Classics Collection (2005).

Considerado um dos títulos mais influentes de todos os tempos, o Virtua Racing lançou os parâmetros que guiariam os jogos de corridas tridimensionais subsequentes e popularizou os gráficos poligonais 3D. De fato, lembro que o Virtua Racing era do baralho. Nesta época, quando a Sega inventava de caprichar, ela não brincava em serviço. Mesmo depois que ele já não era mais nenhum lançamento e “custava” apenas uma ficha, em casa, a gente jogava o Formula One Grand Prix para quebrar o galho, que embora seja um excelente game de F1 para PC, não tinha a mesma sensação de velocidade do clássico da Sega.

Screenshots

Vídeo

Acima temos o Virtua Racing sendo defenestrado em mais um episódio do Fliperama Nostálgico, uma série do canal Defenestrando Jogos. Além do gameplay e imagens diversas do game, o vídeo compartilha várias informações e curiosidades sobre o mesmo e é a principal fonte de dados que usamos para montar este post.

Gameplay

O jogo de arcade original tem três níveis de dificuldades: o novato é “Big Forest”, o intermediário é “Bay Bridge” e o especialista é “Acropolis”. Cada nível tem sua própria característica especial: por exemplo, o parque de diversões em “Big Forest”, ou a própria “Bay Bridge”, ou o hairpin apertado da “Acropolis”.

Além dos gráficos sublimes e excelente jogabilidade, Virtua Racing também permitiu que os jogadores mudassem os ângulos das câmera para se adequarem ao seu estilo preferido. Esse recurso, chamado de V.R. View System, foi então usado na maioria dos futuros títulos do gênero de fliperama da Sega, o que é um dos destaques do épico Daytona USA, aliás.

No mais, é um jogo de corrida esportiva mesmo, onde tem-se que ultrapassar os adversários em pistas variadas e tal. O jogador também tem que alcançar os checkpoints, sendo a linha de chegada apenas um deles, antes que o tempo acabe e dê game over. Claro que a diversão era maior ainda quando tinham mais pilotos humanos disputando, e, pelo o que vi, os gabinetes podiam ser linkados para até oito pessoas jogarem simultaneamente (embora o mais comum fossem máquinas para apenas duas pessoas mesmo). Eu lembro que o Virtua Racing, assim como o Daytona, dava uma nerfada no piloto que estava à frente quando se jogava no multiplayer, mas posso estar enganado…

Curiosidades

  1. Virtua Racing foi o primeiro jogo de corrida poligonal da Sega AM2, uma divisão da firma japonesa que era dedicada ao desenvolvimento para arcade, e apresenta muitas inovações na época, como mudar o ângulo da câmera, sentir a firmeza da direção ou o banco interagindo com a gravidade;
  2. A Sega usou o nome Virtua em uma variedade de outros produtos, como o Virtua Fighter, Virtua Cop, Virtua Striker e Virtua Tennis;
  3. A Toshiba EMI lançou um álbum com trilha sonora do game em uma edição limitada no dia 15 de dezembro de 1993, o Virtua Racing & Out Runners – TYCY-5365, 5366;
  4. Embora o uso de gráficos poligonais em 3D tenha sido iniciado pelas rivais Namco, com Winning Run em 1988, e a Atari, com Hard Drivin’ em 1989, Virtua Racing tinha visões amplamente melhoradas em termos de contagem de polígonos, taxa de quadros e complexidade geral de tela. Além disso, como dissemos, exibiu outras inovações como os vários ângulos de câmera e NPCs em 3D que contribuíram para uma maior sensação de imersão;
  5. Michael Jackson costumava possuir este jogo (modelo Wide Vision, número de série: 00461579), que também foi vendido no leilão oficial do cantor em 24 de abril de 2009;
  6. No Gamest Awards do Japão em 1992, o Virtua Racing foi nomeado para Melhor Jogo de Ação, Melhor Direção e Melhores Gráficos, mas perdeu para Street Fighter II’: Champion Edition, Art of Fighting e Xexex, respectivamente;
  7. O cartucho do Virtua Racing para o Mega Drive é enorme em comparação com todos os outros, pois incluí o chip SVP (Sega Virtua Processor);
  8. O primeiro jogo a ser processado em polígonos preenchidos foi o incrível lançamento da Atari de 1983, I, Robot.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.