Dahna: Megami Tanjō

23 de janeiro de 2020

Dahna: Megami Tanjō (ダーナ: 女神誕生) é um obscuro jogo que combina plataforma, luta, fantasia e elementos de RPG que foi desenvolvido e lançado exclusivamente no Japão e Coreia do Sul pela IGS para o Mega Drive no dia 20 de dezembro de 1991.

Em Dahna: Megami Tanjō, o jogador controla Dahna, uma moça loira que luta contra os poderes de uma feiticeira maligna que invadiu e pilhou a sua vila, contando com a ajuda de bestas míticas e criaturas fantásticas ao longo de sua jornada, detalhada no game através de cutscenes.

Só fiquei conhecendo o Dahna recentemente através do vídeo. Trata-se de um título bem desconhecido que ficou praticamente restrito aos mercados onde foi lançado. Parece também que não foi muito bem recebido pela crítica especializada da época. Entretanto, o game parece contar com bons gráficos e controles, além de um enredo interessante.

Vídeo

Acima, temos este game antigo sendo defenestrado pelo Celso em seu canal em um vídeo bem informativo e descontraído, mas sem besteirol. Um detalhe interessante é que a jogatina foi capturada diretamente no Mega Drive, não sendo apenas uma gravação de sua emulação.

Enredo

Regine e Dahna são as herdeiras de uma família rica que nasceram com uma habilidade mágica estranha que lhes permitia convocar os elementos e fazer outras coisas impossíveis. Muitos no mundo espiritual cobiçavam esta magia, particularmente Regine, cujos poderes se fortaleciam com a idade.

No sétimo aniversário de Dahna, seus pais foram assassinados em uma violenta tentativa de sequestro, enquanto destroços separaram as irmãs. Dahna escapou e acabou escondendo-se em segredo, para depois abrigar-se em uma vila próxima, onde aprimorou suas habilidades de magia e combate, sob a orientação do feiticeiro Magh.

Dez anos se passaram até que uma misteriosa força de invasão liderada por uma feiticeira maligna atacou a vila e sequestrou Magh. Esta agressão acabou levando Dahna em direção à sua primeira batalha…

Gameplay

Dahna pode-se movimentar horizontal ou verticalmente pelos níveis, enquanto luta contra uma grande quantidade de inimigos num esquema bastante beat ’em up, onde pode rolar muito sangue espirrando e desmembramentos (Sergeant Mark IV pira). A protagonista, uma loira, usa uma espada, salta em duas alturas, agacha e engatinha. O jogador pode combinar golpes de espada, pressionando repetidamente o botão de ataque, enquanto consegue apunhalar inimigos acima ou abaixo de Dahna, quando ela esta saltando.

Além do combate melee, a heroína também pode usar magias. O nível de feitiços é exibido em um medidor com diferentes níveis de cores, representando o poder da magia, o que pode ser carregado ao coletar certos orbes que dropam de feiticeiros inimigos, quando mortos. Diferentes níveis produzem diferentes efeitos mágicos, algo similar ao que ocorre no Golden Axe, mas variando, aqui, entre um tiro lateral de fogo, um nevoeiro ofuscante e uma chuva de magma (chamada de Thunder Magic, por alguma razão).

Durante o jogo, Dahna é capaz de montar em diferentes criaturas, incluindo um cavalo, um grifo e um ogro gigante. As duas primeiras criaturas permitem um tipo diferente de progressão de fases, enquanto o grifo e o ogro contam com ataques únicos. Para compensar, a heroína não pode usar seus poderes mágicos enquanto estiver montada. A propósito, ela começa sua aventura nas costas do gigante.

Existem também orbes ou power-ups de saúde que podem dropar de inimigos mortos, permitindo que Dahna sofra mais danos. Além disso, ela também aumenta sua capacidade de saúde ao passar de nível, o que pode ser feito recolhendo pontos de experiência ao destruir inimigos e recolher orbes.

Dahna: Megami Tanjō não conta com sistema de vidas (se o medidor chegar a zero, é game over), possui cinco continues e não conta com limite de tempo para completar as suas seis fases.

Screenshots e imagens do Dahna

As screenshots acima foram ampliadas, sendo que algumas delas foram tiradas do Mobygames.

Curiosidades

  • O título do jogo, “Dahna: Megami Tanjō”, pode ser traduzido diretamente para o Português como “Dahna, o Nascimento da Deusa” ou, em inglês, como “Dahna: Birth of a Goddess”.

Dicas e trapaças para o Dahna: Megami Tanjō

Seleção de fases

Na tela de título, segure B e pressione Start. No Modo de Opções (“Options Mode“), movimente o cursor para “Game Start” e daí segure A + C e pressione Start novamente. Este procedimento deverá abrir o menu secreto de seleção de fases.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!