Rampage

12 de julho de 2019

Rampage é um jogo desenvolvido pela Midway (então Bally Midway) lançado originalmente nos fliperamas em outubro de 1986 onde monstros gigantes tem que espalhar a fúria e a destruição por várias cidades, enquanto tentam sobreviver as ataques dos militares humanos. O game é inspirado em filmes antigos B de terror, mas eu também diria que tem semelhança com aqueles japoneses de criaturas enormes chamados de tokusatsus.

O Rampage saiu posteriormente também para Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Atari 2600, Atari 7800, Atari 8-bit, Atari ST, Shockwave, Commodore 64, MS-DOS, Lynx, NES, Master System, TRS-80 CoCo, ZX Spectrum, PlayStation, Xbox, GameCube, PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, Game Boy Advance, Dreamcast, PSP, Tandy, Windows e iOS. Para algumas destas plataformas, o jogo foi lançado como parte de coletâneas.

Além destes ports, o Rampage deu início a uma série, sendo sucedido por pelo menos cinco jogos Rampage World Tour (1997), Rampage 2: Universal Tour (1999), Rampage Through Time (2000), Rampage Puzzle Attack (2001) e Rampage: Total Destruction (2006).

O legado do Rampage não parou por aí: além destes vários ports e sequências, ele também ganhou um filme de mesmo nome que saiu em 2018. Ao meu ver, foi merecido. O jogo foi um enorme sucesso de mercado e de crítica e era realmente muito bom. Lembro que fiquei com vontade de jogá-lo por causa do King of the Monsters do fliperama, pois nem sempre dava pra ir e eu podia alugar o Rampage e jogar no Master System, em casa. Acabou que o Rampage era um substituto melhor ainda.

Vídeo

Acima, temos o gameplay comentado do Rampage feito pelo canal Defenestrando Jogos como parte da sua série Fliperama Nostálgico.

Enredo

Três homens comuns ganham o poder de três monstros mutantes: George, o macaco gigante que foi transformado por uma vitamina experimental; Lizzie, o lagarto gigante que foi transformado por um lago radioativo; e Ralph, o lobo gigante que foi transformado por aditivos alimentícios. Com isso, começam a espalhar sua fúria pelas grandes cidades americanas uma a uma, destruindo arranha-céus e veículos e devorando ou matando qualquer pessoa que cruzar os seus caminhos… E tudo para se tornar a besta mais ameaçadora de todos os tempos!

Gameplay

Em Rampage, os jogadores controlam George, Lizzie ou Ralph (pode ser jogado por até três pessoas ao mesmo tempo na versão do fliperama) e devem tocar o terror em cidades americanas uma por vez, avançando para a próxima quando a atual for completamente reduzida a escombros. Veículos como helicópteros, tanques de guerra e táxis também podem ser detonados, e quem destruir mais fará mais pontos, enquanto devorar soldados e transeuntes poderá recuperar energia dos monstros.

Rampage se passa o longo de 128 dias em cidades, começando em Peoria (Illinois) e terminando no mesmo estado, em Plano, onde os jogadores recebem um “mega vitamin bonus” que cura todos os monstros e garante muitos pontos. Depois disso, o ciclo das cidades se repete cinco vezes. Após 768 dias, o jogo volta ao dia 1.

Os protagonistas podem escalar os edifícios, socando seus andares até que eles colapsarem, mas devem tomar cuidado com os militares que vão atacá-los de variadas formas, o que irá lhes custar energia. Levar socos de outros monstros, afogar, ser eletrocutado ou comer itens ruins, como dinamite, também causam dano ao jogador. Se um monstro perder totalmente a energia, vai se reverter ao seu estado humano, podendo ser devorado também. Lembrando que dá pra usar continue antes do sujeito pelado sair da tela.

Dar porrada nas janelas pode revelar itens ou personagens que podem ser úteis ou atrapalhar os monstros. Por exemplo, comida ou dinheiro são bons, mas bombas ou cigarros podem ser perigosos. Alguns destes itens podem ser ambos: por exemplo, uma torradeira é perigosa até a torrada aparecer e um fotógrafo deve ser devorado antes que o flash da câmera deixe o monstro desorientado por um tempo.

Exemplos de bônus e perigos que podem ser encontrados nos edifícios:

  • Comida: leite, peru, torradas e frutas;
  • Bônus: vaso de flores, TV e saco de dinheiro;
  • Perigo: cacto, veneno e torradeira.

Exemplos de bônus e perigos que podem ser encontrados fora dos edifícios:

  • Bônus: automóvel ou caminhão, trem e pessoa no bueiro;
  • Perigo: tanque da Guarda Nacional, carro de polícia e nuvem de tempestade.

Se algum civil fica acenando com as mãos em alguma janela, pedindo por ajuda, ele pode ser agarrado, o que fará a pontuação do jogador aumentar e evitar que os membros da SWAT ataquem o jogador por estar segurando um refém. Cada monstro pode agarrar apenas um tipo de pessoa: George pode segurar mulheres, Lizzie pode segurar homens de meia-idade e Ralph pode segurar empresários.

Algumas das versões caseiras de Rampage começam em San Jose, Califórnia e terminam em Los Angeles, Califórnia, depois de percorrer duas províncias canadenses e quarenta e três estados americanos. Apenas Connecticut, Delaware, Mississippi, New Hampshire, Rhode Island, Carolina do Sul e Vermont são poupados.

Screenshots

Curiosidades

  • O Rampage também foi lançado como um kit de conversão de Star Guards como “Rampage [No. 00F06]”;
  • O jogo incorpora a funcionalidade “JOIN THE ACTION” da Midway, onde cada set de controles incluem um botão start (de salto) correspondente, que é ativado independentemente. Isto permite que uma pessoa insira a ficha e comece a jogar a qualquer hora, mesmo com os outros controles em uso. Isto deve ter sido inovador na época;
  • Rampage tem impressionantes 768 fases diferentes. O 128º nível do jogo é ‘Plano, Illinois’, e foi o único com menos de três prédios. Brian, um dos designers, disse que Plano tinha apenas dois edifícios porque era uma cidade pequena na vida real, onde o seu amigo Jeff nasceu e cresceu;
  • Uma máquina do Rampage aparece no Exterminador do Futuro 2, o clássico filme de 1991;
  • Rampage foi incluido como bônus em no Rampage – Total Destruction para o GameCube, PlayStation 2 e Nintendo Wii.
  • Warner Bros. detém todos os “direitos” de “propriedade” intelectual depois que comprou a Midway.

Manchetes

Existem manchetes aleatórias que podem ser encontradas durante o jogo:

  • EX-MUTANT IS ARRESTED FOR STREAKING!
  • LAB SCREW-UP WEARS OFF…FILM AT 11
  • SPOUSE OF MUTANT FILES LEGAL ACTION
  • FORMER BEAST SAYS IT MAY HAPPEN AGAIN
  • STILL AT LARGE…VERY LARGE!
  • IS THERE NO END TO THIS RAMPAGE???
  • PROPERTY VALUES AT ALL TIME LOW
  • YOUR AD HERE CALL NOW! 1-800-ZOO-KEEP
  • JOB OPENINGS IN NATIONAL GUARD!
  • REAL LIFE JEKYLL AND HYDE STORY!!

Mais jogos antigos

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!

    -->