World Heroes

20 de agosto de 2019

World Heroes (ワールドヒーローズ) é um jogo de luta da década de 90 onde oito heróis de diferentes períodos de tempo competem para impedir um alienígena maligno de destruir o mundo.

Desenvolvido e lançado pela Alpha Denshi (nome original da ADK) em 28 de julho de 1992, com a ajuda da SNK, World Heroes saiu originalmente para os fliperamas (Neo Geo MVS), sendo uma tentativa da ADK de surfar no sucesso do Street Fighter II, sendo o primeiro game do gênero desta firma.

Além do Neo Geo MVS, World Heroes também ganhou versões para Neo Geo AES, Neo-Geo CD, PlayStation 2, PSP, PlayStation Network, Mega Drive/Genesis, SNES, Wii Neo Geo CD, Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, PS Vita, Windows App e Xbox One. Para algumas destas plataformas, o jogo saiu como parte de coletâneas.

Joguei bastante a versão de Mega Drive, apesar desta não ter sido muito aclamada pela mídia especializada da época, e escolhia sempre o Muscle Power porque ele imitava o Hulk Hogan. Entretanto, em geral, o jogo foi um sucesso de críticas e principalmente de mercado, o que justificou o lançamento da sua primeira sequência em menos de um ano, o World Heroes 2 (1993). A série ainda rendeu o World Heroes 2 (1994) e o World Heroes Perfect (1995).

Vídeo

O vídeo acima foi produzido, comentado e publicado pelo canal Defenestrando Jogos, parte da sua série Fliperama Nostálgico, e é bastante informativo e descontraído, embora sem partir por retardo mental. É também a principal fonte de dados para esta publicação. Como se trata de uma live, o conteúdo começa mesmo na minutagem 11:57 do vídeo.

Enredo

Uma entidade alienígena conhecida como Geegus ameaça a Terra no ano de 3091. Todas as forças do planeta foram derrotadas, mas um cientista, o Dr. Sugar Brown, construiu uma máquina do tempo para encontrar os maiores lutadores de todas as eras, de modo que possam competir no torneio de luta que o Dr. Brown organizou para determinar quem é o mais forte lutador da história e, assim, enfrentar Geegus e frustrar seus planos.

Gameplay

World Heroes é um jogo de luta 2D de um contra o outro (versus). Ele apresenta oito lutadores inspirados em figuras históricas de diferentes eras – como ninjas ou supersoldados ciborgues – ou em personalidades da cultura pop da época – como Bruce Lee ou Hulk Hogan. O esquema é o clássico: o jogador escolhe algum dos combatentes e vai enfrentando os outros, um por um, até alcançar o chefão, Geegus. Existem duas fases de bônus: uma onde se esculpe uma estátua e outra onde se quebra uns jarros que caem do topo da tela.

O jogo inclui um modo deathmatch extremamente divertido e original baseado em alguns eventos da luta livre japonesa, onde pode-se ter alguns elementos como uns fincos, eletricidade ou minas terrestres, para aumentar o risco nas batalhas.

O World Heroes usa três botões (soco, chute e arremesso) e um joystick de 8 direções no gabinete original Neo Geo MVS. Os socos e chutes têm dois níveis, fraco e forte, e têm que ser pressionados menos para serem fracos ou mais tempo para saírem mais fortes. O mesmo mecanismo pode ser executado com movimentos especiais. O botão de arremesso, se estiver perto o suficiente do oponente, agarra e o joga pelo cenário, podendo ser usado para dar o famoso balão invertido, se segurar o joystick na direção oposta.

World Heroes introduziu alguns conceitos ao gênero de luta que seriam usados por alguns outros títulos posteriormente, como os saltos múltiplos de Hanzou e Fuuma e a possibilidade poder lançar projeteis no ar, como Rasputin.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do World Heroes e estão com resolução ampliada.

Curiosidades

  • World Heroes foi o último jogo com o logotipo Alpha marcado dentro do jogo antes da firma mudar para ADK. No entanto, o logotipo da Alpha foi usado pela última vez em um dos folhetos de arcade em sua continuação.
  • No primeiro jogo, Kim Dragon é chinês. Ele foi então transformado em um personagem da Coreia do Sul, mantendo-se assim no restante da serie.

Como disse lá pra cima, os personagens de World Heroes são inspirados em figuras históricas e na cultura pop. Seria mais ou menos assim:

  • Hanzo é baseado na figura histórica de Hanzo Hattori Musashige, assim como Hanzo, em Samurai Shodown;
  • Fuuma guarda algumas semelhanças com a figura histórica de Kotaro Fuuma Nobuyuki (1581 – 1603);
  • Kim Dragon é uma homenagem da Alpha Denshi a Bruce Lee (1940 – 1973);
  • Janne é baseada na figura histórica de Santa Joana D’Arc (1412 – 1431);
  • Rasputin é baseado na figura histórica de Gregoriy Yefimovich Rasputin (1869-1917);
  • Brocken é vagamente baseado em Rudolph Von Stroheim, de JoJo Bizarre Adventure;
  • Muscle Power é baseado no lutador de luta livre Hulk Hogan (1953-20XX);
  • J. Carn é baseado na figura histórica de Genghis Khan (1162-1229);
  • O nome do cientista que inventa a máquina do tempo na introdução, Dr. Brown, certamente foi inspirado pelo personagem Dr. Emmett L. Brown (a.k.a. Doc), do filme De Volta Para o Futuro.

Veja também

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!