Defenestrando World Heroes (1992)

Newsletter:

Visão geral

Hoje, como estamos fazendo sempre na domingueira, trazemos aqui um gameplay de jogo antigo, sendo o do World Heroes, desta vez.

O vídeo foi produzido, comentado e publicado pelo canal Defenestrando Jogos, parte da sua série Fliperama Nostálgico, e é bastante informativo e descontraído, embora sem partir por retardo mental. É também a principal fonte de dados para esta publicação. Como se trata de uma live, o conteúdo começa mesmo no 11:57.

World Heroes (ワールドヒーローズ) é um jogo de luta da década de 90 onde oito heróis de diferentes períodos de tempo competem para impedir um alienígena maligno de destruir o mundo. Desenvolvido e lançado pela Alpha Denshi (nome original da ADK) em 28 de julho de 1992, e com a ajuda da SNK, World Heroes saiu originalmente para os fliperamas (Neo Geo MVS), sendo uma tentativa da ADK de surfar no sucesso do Street Fighter II, sendo o primeiro game do gênero da firma.

Além do Neo Geo MVS, World Heroes também ganhou versões para Neo Geo AES, Neo-Geo CD, PlayStation 2, PSP, PlayStation Network, Mega Drive/Genesis, SNES, Wii Neo Geo CD, Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, PS Vita, Windows App e Xbox One. Para algumas destas plataformas, o jogo saiu como parte de coletâneas.

Joguei bastante a versão de Mega Drive, apesar desta não ter sido muito aclamada pela mídia especializada da época, e escolhia sempre o Muscle Power porque ele imitava o Hulk Hogan. Entretanto, em geral. jogo foi um sucesso de críticas e principalmente de mercado, o que justificou o lançamento da sua primeira sequência em menos de um ano, o World Heroes 2 (1993). A série ainda rendeu o World Heroes 2 (1994) e o World Heroes Perfect (1995).

Enredo

Uma entidade alienígena conhecida como Geegus ameaça a Terra no ano de 3091. Todas as forças do planeta foram derrotadas, mas um cientista, o Dr. Sugar Brown, construiu uma máquina do tempo para encontrar os maiores lutadores de todas as eras de modo quer possam competir em um torneio de luta que o Dr. Brown organizou para determinar quem é o mais forte lutador da história e assim enfrentar Geegus e frustrar seus planos.

Gameplay

World Heroes é um jogo de luta 2D de um contra o outro (versus). Ele apresenta oito lutadores inspirados em figuras históricas de diferentes eras, como ninjas ou supersoldados ciborgues, ou em personalidades da cultura pop da época, como Bruce Lee ou Hulk Hogan. O esquema é o clássico: o jogador escolhe algum dos combatentes um por um até alcançar o chefão, Geegus. Existem duas fases de bônus, uma onde se esculpe uma estátua e outra onde se quebra uns jarros que caem do topo da tela.

Ele inclui um modo deathmatch extremamente divertido e original baseado em alguns eventos da luta livre japonesa, onde podem ter alguns elementos como uns fincos, eletricidade ou minas terrestres para aumentar o risco nas batalhas.

O World Heroes usa três botões (soco, chute e arremesso) e um joystick de 8 direções no gabinete original Neo Geo MVS. Os socos e chutes têm dois níveis, fraco e forte, e têm que ser pressionados menos para serem fracos ou mais tempo para saírem mais fortes. O mesmo mecanismo pode ser executado com movimentos especiais. O botão de arremesso, se estiver perto o suficiente do oponente, agarra e o joga pelo cenário, podendo ser usado para dar o famoso balão invertido se segurar o joystick na direção oposta.

World Heroes introduziu alguns conceitos ao gênero de luta que seriam usados por alguns outros títulos posteriormente, como os saltos múltiplos de Hanzou e Fuuma e poder lançar projeteis no ar como Rasputin.

Curiosidades

  • World Heroes foi o último jogo com o logotipo Alpha marcado dentro do jogo antes da firma mudar para ADK. No entanto, o logotipo da Alpha foi usado pela última vez em um dos folhetos de arcade em sua continuação.
  • No primeiro jogo, Kim Dragon é chinês. Ele foi então transformado em um personagem da Coreia do Sul e assim se manteve no restante da serie.

Como disse lá pra cima, os personagens de World Heroes são inspirados em figuras históricas e na cultura pop. Seria mais ou menos assim:

  • Hanzo é baseado na figura histórica de Hanzo Hattori Musashige, assim como Hanzo, em Samurai Shodown;
  • Fuuma guarda algumas semelhanças com a figura histórica de Kotaro Fuuma Nobuyuki (1581 – 1603);
  • Kim Dragon é uma homenagem da Alpha Denshi a Bruce Lee (1940 – 1973);
  • Janne é baseada na figura histórica de Santa Joana D’Arc (1412 – 1431);
  • Rasputin é baseado na figura histórica de Gregoriy Yefimovich Rasputin (1869-1917);
  • Brocken é vagamente baseado em Rudolph Von Stroheim, de JoJo Bizarre Adventure;
  • Muscle Power é baseado no lutador de luta livre Hulk Hogan (1953-20XX);
  • J. Carn é baseado na figura histórica de Genghis Khan (1162-1229);
  • O nome do cientista que inventa a máquina do tempo na introdução, Dr. Brown, certamente foi inspirado pelo personagem Dr. Emmett L. Brown (a.k.a. Doc) do filme De Volta Para o Futuro.

Vídeo adicionado em: 18 de novembro de 2018

Categorias: Arcade, Luta, Vídeos

Tags: , , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 9 vezes.

Link Deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.