Snow Bros.

1 de setembro de 2017
Snow Bros.

Snow Bros. (スノーブラザーズ) é um jogo de plataforma desenvolvido pela Toaplan e lançado pela Capcom em abril de 1990, originalmente, para os fliperamas.

Não se sabe muito a respeito do enredo do Snow Bros. Nick & Tom (como também é chamado), mas este parece variar em diferentes ports e não se encontra nada a respeito sobre a versão original de arcade. De qualquer maneira, neste game, os jogadores tem que lutar contra monstros atirando bolas de neve contra eles enquanto avançam pelas fases.

Snow Bros. teve uma série de ports para outros sistemas: NES e Super Famicom (1991), Mega Drive (1993), Game Boy (1991), iOS, Android e Amiga (não chegou a ser lançada oficialmente).

Além dos ports, Snow Bros. também ganhou duas sequências, o Snow Bros. 2 – With New Elves (1994) e o Snow Brothers 3 – Magical Adventure (2002).

Gameplay

Em Snow Bros. um ou dois jogadores assumem os papéis de Nick e Tom, dois bonecos de neve. Eles lutam contra mais cinquenta monstros variados, atirando bolas de neves neles até os cobrirem completamente. Uma vez totalmente cobertos por neve, os monstros não podem se mover até se sacudirem, podendo ser chutados e saírem rolando, como bolas de neve que, ao atingirem um inimigo, o mata instantemente. Se atingir uma outra bola de neve parada, esta começa a rolar também, podendo quicar e tal. Para tal, basta chegar perto do inimigo coberto de neve e apertar o botão de chutar.

Se uma fase demorar muito pra ser vencida, uma abóbora maligna aparece e tentará matar os jogadores. ela é invencível mas pode ser atordoada com as bolas de neve. A abóbora pode spawnar fantasmas que podem atravessar livremente a tela procurando por Nick e Tom e não podem ser mortos ou atordoados. Neste caso, só resta o jogador tentar escapar deles enquanto elimina o resto dos monstros da fase.

A cada 10 fases, os jogadores devem enfrentar e derrotar um chefão afim de continuar prosseguindo no game.

Uma série de power-ups estão disponíveis sob a forma de poções coloridas. Tem a poção amarela, que garante um tiro cumprido; a vermelha, que aumenta a velocidade; a azul que dá uma bola de neve maior e a verde, que infla. Os efeitos das poções vermelha, azul e amarela acabam quando o jogador perde uma vida e a poção azul e amarela aumenta o poder da bola de neve tanto de Tom quanto de Nick.

Vídeo

O vídeo abaixo exibe o gameplay do Snow Bros., em sua versão de fliperama. É mais um vídeo do Defenestrando Jogos que, o de costume, é descontraído e traz várias informações sobre o game que compilamos para montar esta publicação.

Screenshots

As screenshots abaixo são da versão de fliperama e foram ampliadas. A resolução original do game é raster horizontal, 256 x 224.

Dicas e truques

  • Se você matar todos os monstros em uma fase com apenas uma bola de neve, os bônus de dinheiro, no valor de 10.000 pontos, aparecem;
  • Às vezes, um bônus em forma de bolo aparece em algum lugar do nível e, quando este é coletado, o game é interrompido e quatro criaturas feitas de neve aparecem em um curto espaço de tempo. Quando estes inimigos são mortos, eles dropam uma letra da palavra SNOW: S, N, O ou W. Se as quatro letras forem todas recolhidas, o jogador ganha uma vida extra. Este bolo brilhante também pode aparecer em outros momentos durante o jogo;
  • Se o dip switch de invulnerabilidade é ativado (configuração da máquina), além de ficar invencível, você também pode pausar o jogo com o botão Start do jogador 2 e reiniciá-lo com o botão Start do jogador 1.

Curiosidades

  • A versão de Game Boy do Snow Bros., o Snow Bros. Jr., inclui 10 novos níveis adicionais que aparecem depois de completar todas as 50 fases originais do arcade;
  • Esta versão de Game Boy procurou adaptar as fases originais do fliperama, mas algumas alterações em vários aspectos do game tiveram que ser implementadas devido às limitações deste console;
  • A versão de Nintendo 8-Bit, lançada na América do Norte e Europa, contém uma sequência de história no início do game que conta que Nick e Tom são príncipes que foram amaldiçoados e transformados em homens de neve pelo demônio King Scorch;
  • A versão de Mega Drive, lançada exclusivamente no Japão, foi desenvolvida pela própria Toaplan. Este port também contém uma nova sequência de história, além de 20 novos níveis extras aos 50 originais. Nestas novas fases, os jogadores passam a controlar as duas princesas gêmeas, Puripuri e Puchipuchi, depois que os Snow Brothers foram raptados por um novo adversário;
  • As versões para dispositivos móveis, iOS e Android, são remakes aprimorados do Snow Bros. e foram lançados pela ISAC Entertainment Co. Ltd;
  • A divisão francesa da Ocean Software tinha planos para lançar, em 1991, o Snow Bros. para vários computadores pessoais, como o Commodore Amiga e Atari ST. Eles chegaram a ser portados mas nunca foram liberados para o público. Como aconteceu com o Liquid Kids, da Taito, a Ocean decidiu que o Snow Bros. não teria um bom desempenho no varejo e foi cancelado. Entretanto, em 2006, a ROM da versão de Amiga vazou na net;
  • Existe um bootleg (versão pirata) deste jogo que é conhecido como “The Winter Bobble“;
  • Snow Bros. foi licenciado para Romstar nos EUA;
  • Este jogo foi lançado como um kit de conversão, geralmente instalado de fábrica em um gabinete genérico, de modo a poder ser convertido em uma máquina adequada ao Snow Bros. Este título era compatível com o JAMMA (uma das menores placas lançadas para o fliperama, um pouco maior que um cartucho de Super Famicom);
  • O letreiro do Snow Bros. mostra o logo do game com dois homens de neve e alguns inimigos cartunescos no fundo, mantendo o estilo “bonitinho” do título;
  • No dia 21 de outubro de 1990, a Pony Canyon/Scitron, lançou uma edição limitada da trilha sonora do game em um álbum (Out Zone, Snow Bros. – PCCB-00044);
  • A música do game foi composta por Osamu Ohta.