SimCity 2000

6 de março de 2017
SimCity 2000

SimCity 2000 é um clássico jogo de simulação de gerenciamento de cidades desenvolvido pela Maxis e lançado em 1993 (algumas fontes dizem que foi em 1994), originalmente, para o Apple Macintosh. O game acabou sendo portado, posteriormente, para vários outros sistemas.

É a épica e primeira sequência da franquia SimCity, onde você é um prefeito e deve separar a área da cidade entre comércio, indústria e residências e providenciar infraestrutura. O jogador deve manter a cidade crescendo e seus cidadãos felizes. O primeiro SimCity foi um inesperado e duradouro sucesso.

O SimCity 2000, em sua versão de MS-DOS, foi introduzido ao nosso Hall da Fama, no dia 6 de outubro de 2016.

Vídeo

Nós fizemos o vídeo abaixo para ilustrar a publicação deste grande e querido clássico. Ele é parte também da nossa série de vídeos a respeito de jogos antigos em nosso canal, o Velharia:

Gameplay

O prefeito deve observar as receitas vindas através do imposto (também conhecido como roubo) assim como os gastos públicos diversos, como segurança, saúde, educação, corpo de bombeiros, sistemas de esgoto e de distribuição de água, transporte, energia etc. A poluição e comércio com cidades vizinhas também merecem atenção do prefeito, além, é claro, dos eventuais desastres que podem ocorrer durante a partida, causando transtornos diversos na cidade e variando desde incêndios até um monstruoso alienígena.

O jogador tem, então, de usar os recursos públicos para administrar tudo isso, dispondo não apenas do poder de demarcar as zonas para cada tipo de área, mas também criar um sistema de transporte, construir estruturas diversas como prisões, escolas, bibliotecas, museus, marinas, hospitais e uma variedade de usinas de energia.

O SimCity 2000 também conta com cenários pré-definidos onde o prefeito tem que agir de forma a alcançar algum objetivo, tipo lidar com um desastre e reconstruir a cidade até atingir alguma condição para vencê-lo.

O jogo não tem um final, mas diz-se que depois de ter construído 300 Launch Arcologies (uma grande estrutura que aparece eventualmente no jogo e que abriga muita população), acontece uma espécie de êxodo para o espaço. Nós nunca chegamos a jogar até lá, pois o game fica meio repetitivo, mas, no próximo ano em que o jogador inteira as 300 arcologias, elas decolariam, saindo para colonizar novos mundos, o que reduz a população da cidade, mas retorna o seu custo ao tesouro da cidade e abre espaço para novas construções. Isso parece ter relação com um evento que ocorre no SimEarth, outro jogo da franquia, onde todas as cidades são movidas em domos autopropelidos que partem para descobrir novos mundos, deixando nenhum tipo de vida senciente no planeta.

Com a expansão do game, a Scenarios Vol. I: Great Disasters, lançada em 94 também pela Maxis, além de novos cenários, oferece também o SimCity Urban Renewal Kit (SCURK), uma ferramenta que permitia ao jogador editar e criar as imagens que representavam as várias estruturas do game e compartilha-las. Bem interessante, né?

Inovações em relação ao primeiro SimCity

Apesar que a premissa do game continua a mesma, como dissemos acima, o SimCity 2000 apresenta, em relação ao primeiro game, uma série de melhorias de ordem técnica, como gráficos melhores e mais detalhados, novas estruturas e mecânica de jogo mais elaborada.

Algumas destas são:

  • A visão, ao invés de ser de cima pra baixo, ficou sendo dimétrica (dois de seus eixos projetam-se em ângulos iguais no quadro, veja as screens);
  • Vários novos tipos de estruturas, algumas já citadas acima;
  • O controle de finanças e orçamentos ficou mais elaborado e detalhado;
  • Possibilidade de alterar o terreno;
  • Uma ferramenta de consulta que é usada para revelar informações sobre estruturas, valor de terra, dados sobre usinas de energia e outras coisas.
  • Foram adicionados gráficos para representar as estruturas sendo construídas nas zonas residenciais, industriais ou comerciais, com estruturas escurecidas representando construções abandonadas.
  • Camada subterrânea para construção de canos de água e transporte (metrô ou ligar a linha ferroviária nas passagens);
  • As notícias do jogo, inclusive as que informam sobre desastres, problemas na cidade ou as novas tecnologias (o que, geralmente, implica em novas estruturas), aparecem em forma de jornal. Estes também podem apenas ter conteúdo humorístico, sem nada de importante. O jogador pode configurar a frequência e o tipo de notícia que ele deseja receber durante as partidas.

Ports e Spinoffs

Como dissemos, foram também lançados vários ports do SimCity 2000. Além da versão pro Mac OS, tivemos também para MS-DOS, Amiga, Super Nintendo, PlayStation, Sega Saturn, Nintendo 64, Game Boy Advance, PSN e OS/2. Certamente, o sucesso deste excelente game justificou tantos ports.

Além dos ports, o SimCity 2000 também rendeu uns spinoffs:

  • SimHealth – Lançado em 1994, o game simula a reforma do sistema de saúde americano proposta pelo então presidente Bill Clinton. Foi desenvolvido para um nicho específico de consumidores e usa uma interface similar ao SimCity 2000.
  • SimCopter – Um simulador de voo de helicópteros que pode importar cidades do SimCity 2000 pra serem usados como mapas e que oferece missões como resgatar pessoas ou apagar incêndios. Foi lançado em 1996.
  • Streets of SimCity – Um jogo de corrida e combate veicular baseado na engine do SimCopter, lançado em 1997, e que também podia importar as cidades do SimCity 2000 para você correr nelas.

Os dois últimos são interessantíssimos. Deu até vontade de jogar.

Screenshots

Mais sobre SimCity

Sobre o Download

Não existe download grátis para o SimCity 2000, entretanto, você pode baixar o SimCity 2000 Special Edition, sem DRM, por apenas 5 dólares e 99 centavos.

Este pacote oferece não apenas o jogo completo e já configurado para rodar em sistemas operacionais modernos, como o Windows (XP, Vista, 7, 8, 10) ou o Mac OS X (10.6.8). mas também vem com o manual do game, carta de referência e o Urban Renewal Kit, a ferramenta que permite modificar as estruturas do game.

Vale a pena. É um jogaço e pode comprar sem medo, pois o sistema (GOG) é confiável. Eles também oferecem opção para pagamento em reais, com cartão de crédito nacional ou boleto bancário, agora.

site ou autor do arquivo Maxis tamanho do arquivo 79.4MB licencaUS$5,99 sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 e Mac OS X (10.6.8) Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.