Defenestrando o Cyber Police ESWAT (1989)

Visão geral

Confira o ESWAT sendo detonado em mais um vídeo da série “Fliperama Nostálgico”, do canal Defenestrando Jogos, que estamos adicionando aqui para você distrair nesta domingueira.

Além da nostalgia, é bom que você tem pelo menos algo pra assistir neste dia, pra depois não ter que assistir Fantástico ou algum outro besteirol televisivo e morrer de câncer e depressão.

Cyber Police ESWAT – The Ultimate Factor in the Battle Against Crime, popularmente conhecido como apenas ESWAT, é um jogo de tiro de rolagem lateral desenvolvido e lançado originalmente pela Sega em setembro de 1989 para os fliperamas (hardware System 16B). Em ESWAT, os jogadores controlam membros de uma unidade especial policial cibernética e tem que lutar contra bandidos diversos que infestam a cidade.

O game foi posteriormente portado para vários outros sistemas, como o Master System (1990), Commodore C64 (1990), Spectrum (1990), Amstrad CPC (1990), Amiga (1990) e Atari ST (1990). O Mega Drive também ganhou uma versão deste jogo, o ESWAT: City Under Siege (1990) que era bastante diferente do original do arcade e que foi portado para Android em 2017, como parte do Sega Forever (disponível aqui).

Enredo

O crime anda fora de controle em Liberty City. Para lidar com este problema, o Departamento de Polícia da Cidade de Liberty criou uma nova unidade chamada de ESWAT, Enhanced Special Weapons and Tactics. Os policiais que são promovidos para esta unidade usam um traje cibernético que contém equipamento militar de ponta, incluindo dois Turbo-Booster Thrusters, munição extra e proteção aumentada. Um policial novato, o Duke Oda, um membro da ESWAT, está disposto a dar fim a uma poderosa quadrilha que está criando o caos na cidade e limpá-la do crime. Ele precisa provar sua capacidade, colocando os criminosos mais procurados atrás das grades ou eliminando-os, junto com os seus capangas.

Gameplay

Como eu disse, o ESWAT é um scrolling shooter. O gameplay conta com alguns elementos que lembram o Shinobi, como o estilo que os inimigos se comportam e plataformas para saltar. O game também pode ser jogado por até duas pessoas ao mesmo tempo. Existem 15 fases para completar, cada uma levando os jogadores pelas ruas de Liberty, pátios de carros, estádios, restaurantes, centro comercial da cidade e o porto. Os jogadores podem recolher munição através delas, e a quantidade total dessas varia dependendo da fase.

Em ESWAT, o policial controlado pelo jogador carrega uma pistola padrão que tem uma quantidade limitada de munição. Caso da munição se esgotar, os policiais ainda serão capazes de chutar seus inimigos. Munições extras podem ser encontradas em vários pontos dos estágios. Cada jogador tem uma barra de energia com três partes de vida e, com o quarto hit, ele perde uma vida. Com a armadura, valem as mesmas regras, porém, a cada acerto, ela vai perdendo peças, deixando o personagem cada vez mais vulnerável.

À medida que o jogador avança no jogo e faz mais e mais prisões, ele será promovido. Primeiro como capitão, então Chefe Adjunto, Chefe e, finalmente, uma vez que os três primeiros chefões do jogo forem presos, a um agente ESWAT. Daí, o personagem começa a ter uma ligeira semelhança com o RoboCop (e o gameplay parece com alguns dos jogos baseados neste grande filme), devido à armadura que lhe confere um aspecto robótico. Usando a armadura, o personagem tem seu poder de fogo aumentado pelo uso de uma metralhadora, incluindo um número limitado de armas especiais que são ejetadas por um dispositivo mecânico nas costas do personagem.

Algumas das fases tem chefões no final, e estes atacam de várias maneiras. Também, estes não são apenas humanos, pois o jogador também luta contra um macaco, um tigre, um caminhão monstro no estádio dos Eagles e cyborgs.

Curiosidades

  • O jogo foi lançado originalmente em setembro de 1989 no Japão. Depois, em dezembro de 1989, nos EUA;
  • ESWAT significa “Enhanced Special Weapons And Tactics” ou “Armas e Táticas Especiais Aprimoradas”.

Dicas e manhas

  • Vencer facilmente o segundo chefão (arcade): Quando for encarar o segundo chefão (o vagabundo altão com bumerangue), apenas atire nele repetidamente até que fique sem balas. Daí, chegue bem perto dele e lhe dê um chute para vencê-lo com apenas um golpe.

Saiba mais

Vídeo adicionado em: 11 de março de 2018

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 6 vezes.

Link Deste Vídeo: