Cyber Police ESWAT

5 de setembro de 2018

Cyber Police ESWAT – The Ultimate Factor in the Battle Against Crime, popularmente conhecido como apenas ESWAT, é um jogo de tiro de rolagem lateral desenvolvido e lançado originalmente pela Sega em setembro de 1989 para os fliperamas (hardware System 16B). Em ESWAT, os jogadores controlam membros de uma unidade de policia especial cibernética e tem que lutar contra bandidos diversos que infestam a cidade.

O game foi posteriormente portado para vários outros sistemas, como o Master System (1990), Commodore C64 (1990), Spectrum (1990), Amstrad CPC (1990), Amiga (1990) e Atari ST (1990). O Mega Drive também ganhou uma versão deste jogo, o ESWAT: City Under Siege (1990), embora bastante diferente do original do arcade e que foi portado para Android em 2017 como parte do Sega Forever (disponível aqui).

Enredo

O crime anda fora de controle em Liberty City. Para lidar com este problema, o Departamento de Polícia da Cidade de Liberty criou uma nova unidade chamada de ESWAT: Enhanced Special Weapons and Tactics. Os policiais que são promovidos para esta unidade usam um traje cibernético que contém equipamento militar de ponta, incluindo dois Turbo-Booster Thrusters, munição extra e proteção aumentada. Um policial novato, Duke Oda, um membro da ESWAT, está disposto a dar fim a uma poderosa quadrilha que está criando o caos na cidade e limpá-la do crime. Ele precisa provar sua capacidade, colocando os criminosos mais procurados atrás das grades ou eliminando-os junto com os seus capangas.

Screenshots

Gameplay

Como eu disse, o ESWAT é um scrolling shooter. O gameplay conta com alguns elementos que lembram o Shinobi, como o estilo que os inimigos se comportam e plataformas para salta, e também pode ser jogado por até duas pessoas ao mesmo tempo. Existem 15 fases para completar, cada uma levando os jogadores pelas ruas de Liberty, pátios de carros, estádios, restaurantes, centro comercial da cidade e o porto. Estes podem recolher munição através delas, algo cuja quantidade total varia dependendo do estágio.

Em ESWAT, cada policial controlado pelo jogador carrega uma pistola padrão que tem uma quantidade limitada de munição. Caso a munição se esgote, os policiais ainda serão capazes de chutar seus inimigos. Munições extras podem ser encontradas em vários pontos dos estágios. Cada policial tem uma barra de energia com três partes de vida que significa a perda de uma vida ao quarto hit. Com a armadura, valem as mesmas regras, porém, a cada acerto, esta vai perdendo peças, deixando o personagem cada vez mais vulnerável.

Na medida em que o jogador avança e faz mais e mais prisões, ele vai sendo promovido. Primeiro como capitão, então Chefe Adjunto, Chefe e, finalmente, uma vez que os três primeiros chefões do jogo forem presos, a um agente ESWAT. Daí, o personagem começa a ter uma ligeira semelhança com o RoboCop (e o gameplay parece com alguns dos jogos baseados neste grande filme), devido à armadura que lhe confere um aspecto robótico e que, quando usada, aumenta o poder de fogo do personagem pelo uso de uma metralhadora, incluindo um número limitado de armas especiais que são ejetadas por um dispositivo mecânico nas costas do personagem.

Algumas das fases tem chefões no final e estes atacam de várias maneiras. Estes não são apenas humanos: o jogador também luta contra um macaco, um tigre, um caminhão monstro no estádio dos Eagles e cyborgs.

Vídeo

Confira o ESWAT sendo zerado em mais um episódio da série “Fliperama Nostálgico”, do canal Defenestrando Jogos. O vídeo é bem legal, informativo e descontraído e uma das principais fontes deste post.

Curiosidades

  • O jogo foi lançado originalmente em setembro de 1989 no Japão. Nos EUA foi lançado depois, em dezembro de 1989;
  • O jogo foi lançado com outros títulos em certos sistemas, como “ESWAT: City of Liberty” para o Commodore 64 na Europa, “E-SWAT” no Master System europeu e “Elite Special Weapons And Tactics” no Spectrum;
  • ESWAT significa “Enhanced Special Weapons And Tactics” ou “Armas e Táticas Especiais Aprimoradas”.

Dicas e manhas

  • Vencer facilmente o segundo chefão (arcade): Quando for encarar o segundo chefão (o vagabundo altão com bumerangue), apenas atire nele repetidamente até que fique sem balas. Daí, chegue bem perto dele e lhe dê um chute para vencê-lo com apenas um golpe.

Saiba mais

  1. ESWAT: City Under Siege Classic – Como dito acima, a versão de Mega do ESWAT foi portada para Android e é gratuita. Se o antivírus apitar, pode ignorar sem medo. Só vai pedir para minerar um pouquinho no seu browser (256 hashes) pra ajudar a gente a manter as nossas atividades.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.