E.D.F. – Earth Defense Force

13 de novembro de 2019

E.D.F. – Earth Defense Force é um jogo de tiro estilo shoot ’em up de rolagem horizontal com tema de ficção científica desenvolvido e lançado pela Jaleco em março de 1991, originalmente para os fliperamas. Mais tarde naquele ano, o Earth Defense Force foi portado para o SNES e ganhou também versões para Wii e iPhone em 2011.

Eu não conheci o EDF na sua época, mas fui dar uma jogadinha para tirar umas screenshots e resolvi ir até o final, pois achei bem massa, devido aos seus controles, gráficos a variedade de armas e o sistema de upgrade das mesmas. O problema é que o E.D.F. – Earth Defense Force é um papa-fichas do baralho. O maluco que conseguir zerar este shmup com poucas fichas pode ficar metido.

Vídeo

Acima, temos o Earth Defense Force em um vídeo do canal Defenestrando Jogos que é bem descontraído, mas sem deixar de ser informativo (é uma das fontes deste post), que foi exibido em forma de live e, portanto, o conteúdo começa na minutagem 5:42, para aos 20:15 e volta no 24:19.

Enredo

Versão arcade

No futuro, a Terra é inesperadamente atacada pelo Azyma, um misterioso império que, de sua nave capitânea Orbital Satellite Buster, está empenhado em erradicar toda a vida no planeta. A única esperança da Terra reside nas naves de combate XA-1 e XA-2, desenvolvidas recentemente pela organização conhecida como E.D.F: Earth Defence Force.

Versão de Super Nintendo

Uma organização maligna chamada Azyma (ou AGYMA) ameaça os 200 anos de paz que a galáxia vinha desfrutando. De sua base no lado mais distante da Lua, eles infiltraram em vários locais importantes na Terra. Depois de atacarem o planeta, descobre-se que Azyma está desenvolvendo uma super arma na Lua capaz de destruir toda a vida em nosso mundo. Trabalhando no Earth Defense Force, você é o piloto solitário da aeronave XA-1 que deve partir para combater Azyma.

Gameplay

Earth Defense Force é um jogo de tiro lateral com seis fases onde os jogadores vão guiar seus caças futuristas equipado com armas de última geração. Cada fase tem subchefes e seu próprio chefão, o qual deverá ser encarado para prosseguir para a próxima.

O jogador normalmente começa cada nível com três pontos de shield (escudo), cada um capaz de absorver um ataque inimigo. É como se fossem as vidinhas do EDF, sendo representadas no canto superior da tela. Pontos de escudo adicionais podem ser ganhos assim que uma pontuação predeterminada é atingida. Embora este contador marque no máximo cinco pontos de escudo, pode-se conseguir mais, mesmo que não apareçam na tela. Isto é extremamente raro, devido à dificuldade do jogo e às próprias pontuações que devem ser alcançadas para tal. Se todo o shield for perdido, é game over, precisando de adicionar mais créditos para continuar a partida.

Earth Defense Force usa um sistema bem único no gênero onde o jogador ganha experiência ao derrotar inimigos e, cada vez que upar level, vai ganhar upgrades nas armas que ele tem acesso. Ao usar continue, o nível das armas permanece igual ao antes de dar game over (pelo menos na versão de arcade), embora a pontuação seja totalmente zerada.

Curiosidades

  • Como você já deve ter adivinhado ao ler este post, a versão de Super Nintendo conta com um enredo diferente da original do fliperama. Além disto, ela é apenas single player, seus gráficos são ligeiramente inferiores (sprites menores, embora contem com efeito de transparência) e uma fase diferente.
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