Defenestrando E.D.F. – Earth Defense Force (1991)

Newsletter:

Visão geral

Como domingo aqui geralmente é dia de gameplay de jogo antigo, vamos assistir aqui o Earth Defense Force sendo defenestrado em mais um quadro Fliperama Nostálgico. O vídeo, que é bem descontraído, mas sem deixar de ser informativo (é uma das fontes deste post), foi exibido em forma de live e, portanto, o conteúdo começa na minutagem 5:42, para aos 20:15 e volta no 24:19.

E.D.F. – Earth Defense Force é um jogo de tiro estilo shoot ’em up de rolagem horizontal com tema de ficção científica desenvolvido e lançado pela Jaleco em março de 1991, originalmente para os fliperamas. O Earth Defense Force foi portado para o SNES mais tarde naquele ano (com o título de Super Earth Defense Port) e ganhou também versões para Wii e iPhone em 2011.

Enredo

Versão arcade

No futuro, a Terra é inesperadamente atacada pelo Azyma, um misterioso império dedicado a erradicar toda a vida no planeta de sua nave capitânea Orbital Satellite Buster. A única esperança da Terra reside nas naves de combate XA-1 e XA-2, desenvolvidas recentemente pela organização conhecida como E.D.F: Earth Defence Force.

Versão de Super Nintendo

Uma organização maligna chamada Azyma (ou AGYMA) ameaça os 200 anos de paz que a galáxia vinha desfrutando. De sua base no lado mais distante da Lua, eles infiltraram em vários locais importantes na Terra. Depois de atacarem a Terra, descobre-se que Azyma está desenvolvendo uma super arma na Lua capaz de destruir toda a vida em nosso planeta. Trabalhando no Earth Defense Force, você é o piloto solitário da aeronave XA-1 que deve partir para combater Azyma.

Gameplay

Earth Defense Force é um tiro lateral com seis fases onde os jogadores vão guiar seus caças futuristas que podem usar um oito armas de última geração. Cada fase tem seu próprio chefão, o qual deverá ser encarado caso se sobreviva até chegar ao final dela.

O jogador normalmente começa cada nível com três pontos de shield (escudo), cada um capaz de absorver um ataque inimigo. É como se fossem as vidinhas do EDF e são representados no canto superior direito da tela por elipses verdes. Pontos de escudo adicionais podem ser ganhos assim que uma pontuação predeterminada é atingida. Embora este contador marque no máximo cinco pontos de escudo, pode-se conseguir mais, mesmo que não apareçam na tela. Isto é extremamente raro, devido à dificuldade do jogo e às próprias pontuações que devem ser alcançadas para ganhar mais escudo. Se todo o shield for perdido, é game over, precisando de adicionar mais créditos para continuar a partida.

Earth Defense Force usa um sistema bem único de levels, no qual o jogador ganha experiência ao derrotar inimigos para upgrades das armas que ele tem acesso.

Curiosidades

  • Como você já deve ter adivinhado ao ler este post, a versão de Super Nintendo conta com um enredo diferente da original do fliperama. Além disto, ela é apenas single player, seus gráficos são ligeiramente inferiores (sprites menores, embora contem com efeito de transparência) e uma fase diferente.

Dados técnicos

  • Hardware: Jaleco Mega System 1-B;
  • CPU Principal: Motorola 68000 (@ 12 Mhz);
  • CPU de som: Motorola 68000 (@ 7 Mhz);
  • Chips de som: Yamaha YM2151 (@ 3.5 Mhz), (2x) OKI6295 (@ 30.303 Khz);
  • Jogadores: 2 (fliperama) e 1 (SNES);
  • Controles: Joystick de oito direções e dois botões;
  • Programadores: S A S e Azvear-s;
  • Gráficos principais: Wan Da You, Ca-Sai e Nekomasa;
  • Sub-gráficos: Crayon Gear e Shimizu;
  • Musica: Tsukasa Tawada;
  • Produtor: Yuki.Arai.

Saiba mais


Vídeo adicionado em: 27 de janeiro de 2019

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 5 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!