Out Zone

13 de março de 2018

Out Zone (アウトゾーン) é um jogo de tiro estilo run and gun e shoot ’em up com rolagem vertical desenvolvido e lançado em agosto de 1990 pela Toaplan para os fliperamas japoneses. Em Out Zone, os jogadores controlam soldados que abrem caminho através de sete fases com dificuldade crescente, enfrentando um grande número de inimigos.

O Out Zone é um jogo relativamente obscuro, além de muito difícil. Até onde sabemos, o título não foi portado para nenhum outro sistema, nem ao menos em coletâneas, embora tenha gerado uma sequência em 1992, o Fixeight.

Não cheguei a jogar muito este jogo, mas ele é bem legal. Bons e coloridos gráficos e os controles respondem muito bem, até mesmo no emulador (um joystick ajuda bastante). É como se fosse um Ikari Warriors, Guerrilla War ou um Rambo: First Blood Part II do Master melhorados.

Vídeo

O vídeo acima exibe o gameplay do Out Zone e comenta o jogo. Foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e fornece várias informações, as quais usamos como uma das fontes para montar este artigo.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas. A resolução original é raster 240×320 com paleta de 2048 cores.

Enredo

Em 2097 d.C., a humanidade foi invadida por uma raça alienígena e não consegue repelir estes agressores do planeta. Como última solução, uma comissão das Nações Unidas permite que dois ciborgues que faziam parte do lendário esquadrão da morte entrem em combate para destruir a força invasora.

Gameplay

Como dito acima, o Out Zone é um difícil game de tiro com rolagem vertical, run and gun e shoot ’em up onde os jogadores (pode ser jogado por até duas pessoas ao mesmo tempo), controlam soldados ciborgues contra um enorme exército alienígena inimigo. Em seu caminho existem sete níveis, cada um mais difícil que o outro. No final de cada uma destas fases, acontece uma batalha contra um chefão e este precisa ser destruído para avançar no game, como acontece na maioria dos jogos do gênero.

Armamento

Em Out Zone, cada jogador pode usar uma das duas armas principais, alternando entre elas ao recolher os ícones “C”.  A arma dianteira semiautomática atira pra frente independentemente da maneira como o jogador se move, mas dispara três balas com um pequeno spread cada vez que se pressiona o botão “Fire”. O laser dispara rapidamente em qualquer direção em que você está se movendo e varre a tela na medida em que o soldado se move. Cada arma é útil em determinadas situações e, muitas vezes, precisa-se alternar entre elas, considerando como cada inimigo está na tela.

As duas armas principais podem ser atualizadas quando se recolhem dois ícones “P” e vários bônus especiais estão disponíveis como ícones “SP” de cores diferentes.

Duas armas especiais podem mudar o rumo do jogo de forma drástica:

  • Super Burner (ícone SP amarelo): uma super arma direcional de alcance limitado. Muito destrutiva, mas obriga o jogador a se mover perto dos inimigos. É, portanto, arriscado usá-la contra os chefões;
  • Super Ball (ícone SP rosa): Uma bola de energia destrutiva que circunda o jogador (e continua a circular ao redor do jogador se o botão Fire for pressionado), até que corre para a parte superior da tela, não sendo afetado pelas paredes. É a melhor escolha em qualquer situação.

Os outros bônus especiais são:

  • 1UP (ícone SP vermelho);
  • Speed ​​UP (ícone SP azul): muito interessante na segunda metade do jogo, embora o aumento da velocidade possa ser perigoso em algumas partes de labirinto ou plataformas;
  • Escudo (ícone SP rosa pálido): protege o jogador contra um tiro inimigo direto, mas não impede a perda de vida ao cair um buraco ou ficar sem energia;
  • Energy Extend (ícone SP verde): estende a barra de energia e reenche-a completamente.

Em situações desesperadoras, você pode usar um suprimento de bombas que é usado pressionando o botão “Bomb”. Estas bombas destroem todos os inimigos menores e projéteis na tela e causam muito dano aos inimigos maiores. Entretanto, as bombas não tornam o jogador invencível por nem um instante.

Curiosidades

  • A versão japonesa possui duas cut scenes que foram retiradas das versões Europeia e Americana. Uma acontece no início do jogo e outra em seu final;
  • Várias naves de outros jogos da Toaplan fazem aparições rápidas como upgrades ou bônus;
  • Seis aviões formam o esquadrão de Flying Shark que voa pela tela atacando os inimigos em um padrão em V;
  • A nave de Truxton segue o jogador, ajudando-o como um orbe;
  • A ZIG-01, a nave de Zero Wing, cruza tela e cada acerto de seus tiros concedem 5.000 pontos de bônus ao jogador;
  • O mascote Pipiru da Toaplan, que aparece no final do jogo em Zero Wing, pode ser convocado no nível um ao se atirar em um buraco fazendo surgir os dizeres “PIPI”. Ele é vulnerável a todas as armas, mas vai trazer um bônus significativo na sua pontuação se levado com segurança até o chefão da fase;
  • Out Zone possui versões diferentes, a “Old” e a “New”. Isto faz com que os inimigos mudem em algumas fases e ter menos ou mais bônus. As sequências de música também estão em ordens diferentes pelos níveis.

Dicas e trapaças

  • Invencibilidade: Se o dip switch (encontrado no emulador) “Invulnerability” estiver ativado, a invulnerabilidade é ativada. Você também poderá pausar o jogo com o botão start do Player 2 e reiniciar o jogo com o Start do Player 1.

Deixe um comentário

  • Assine a nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.