Defenestrando Raiden II (1993)

Newsletter:

Visão geral

Este vídeo traz uma análise do Raiden II, a sequência do icônico e desafiador shoot ’em up da Seibu Kaihatsu de 1990, citando curiosidades e mostrando o gameplay deste título dos fliperamas.

O vídeo foi publicado e produzido pelo canal Defenestrando Jogos e é parte da sua Fliperama Nostálgico, embora, ao contrário dos outros jogos apresentados nesta série, é mais curtinho e não mostra a jogatina com as três fichas de sempre.

Raiden II (雷電II) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem vertical desenvolvido pela Seibu Kaihatsu e lançado originalmente em novembro de 1993 para os fliperamas, sendo portado eventualmente para Windows em 1997 e para o PlayStation em 1995, como parte do The Raiden Project (saiba mais nas curiosidades).

Sequência direta do Raiden, continuando seu enredo três anos depois e colocando o jogador contra centenas de naves inimigas novamente, e o segundo game da sua série. Como o primeiro game, Raiden II é consideravelmente desafiador.

História

Três anos após o VCD (Vanquish Crystal Defense) repelir a invasão dos Crystals, os remanescentes das máquinas controladas se reagrupam para formar outro exército, em maior número e com um arsenal mais poderoso, para retomar a dominação da Terra. Para combater esse ressurgimento do Crystals, uma nova arma é desenvolvida para o Fighting Thunder – projetada com a tecnologia do próprio inimigo – para impedi-los novamente.

Gameplay

Raiden II expande a mecânica do primeiro jogo, introduzindo duas novas armas: o Bend Plasma, que trava e causa um baixo, porém constante dano aos inimigos; e a Cluster Bomb, uma bomba de rápida implantação que causa menos danos do que as bombas comuns, mas atinge uma área maior.

Além destas, este shmup traz três armas principais e dois tipos de mísseis. Armas e mísseis primários são disparados simultaneamente e podem receber upgrades se coletado o power-up. Bombas são armas especiais que causam dano em uma ampla área e cancelam o fogo inimigo. Os jogadores (até dois simultaneamente) podem carregar no máximo sete de qualquer combinação dos dois tipos de bombas em Raiden II.

As naves deverão lutar contra uma grande quantidade de inimigos através de oito fases com dificuldade crescente. Em uma partida para dois jogadores, quando um atira na nave do outro com a arma principal vermelha ou azul, a nave do outro jogador gera projéteis especiais que causam muitos danos aos inimigos.

Curiosidades

  • Não achei muitas informações sobre a recepção do jogo pelos críticos, mas a revista Meristation lhe deu 8/10 em 18 de agosto sde 2001;
  • O Raiden II foi portado para Windows pela Kinesoft e a própria Microsoft Corporation. Esta versão usa áudio Red Book como trilha sonora;
  • Este jogo foi portado para o PlayStation junto com o primeiro raiden como o The Raiden Project, em 1995;
  • A Pony Canyon / Scitron lançou um álbum de edição limitada com a trilha sonora deste jogo (Raiden II – PCCB-00150) em 18 de março de 1994.

Equipe de desenvolvimento

  • Produtor: Hitoshi Hamada (H. Hamada);
  • Design de jogo e programador chefe: Tetsuya Kawaguchi (T. Kawaguchi);
  • Programadores: S. Mori, K. Sekimori;
  • Design gráfico: T. Wada, M. Matsuzawa, S. Yano, M. Ijima, H. Azuma;
  • Músicas e efeitos sonoros: Gou Satou (G. Sato);
  • Design de hardware: Y. Segawa.

Veja também


Vídeo adicionado em: 8 de dezembro de 2019

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 9 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário