Vapor Trail: Hyper Offense Formation

27 de agosto de 2018

Vapor Trail: Hyper Offense Formation, conhecido também apenas como Vapor Trail, é um shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Data East em 1989 nos fliperamas onde os jogadores controlam caças de uma unidade especial de combate e tem que destruir o reduto dos terroristas que ocuparam Nova Iorque.

Vapor Trail foi portado para o Mega Drive/Genesis e em 1991, e também recebeu duas sequências: o Rohga – Armor Force (Fliperama, PlayStation, Saturn e PSN), em 1992, e o Skull Fang (Saturn e Fliperama), em 1997.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Vapor Trail. A resolução original é raster 256×240.

Enredo

Em 1999, uma organização terrorista conhecido apenas como DAGGER ocupou a cidade de Nova York, invadindo as defesas militares americanas, estabelecendo o seu próprio comando e obtendo acesso aos silos de mísseis nucleares. Nesta posição, os terroristas colocam o mundo como refém e prometem cancelar as suas ameaças de destruir a Terra somente quando os governos do mundo entregarem o poder e o controle para eles. Uma força de combate aérea especial (Special Forces Air Unit) é convocada para atacar as instalações controladas pela DAGGER e destruir a suas defesas na sede da ONU, em Nova York. Até então, a cidade permanece em silêncio.

Vídeo

Acima, temos o gameplay do Vapor Trail sendo exibido e comentado no Fliperama Nostálgico, a série de games de arcade do canal Defenestrando Jogos. Usamos o trabalho como principal fonte para esta publicação.

Gameplay

Vapor Trail pode ser jogado por até duas pessoas que podem controlar os caças de combate simultaneamente. Existem três tipos de jatos que variam entre entre velocidade e poder de fogo:

  • Silph – É a aeronave mais equilibrada. Ela atira sempre para frente e seus disparos são mais espalhados;
  • Valkyrie – Carrega mais poder de fogo e seus disparos são mais concentrados;
  • Seylen – É o caça mais veloz e seus disparos seguem duas direções, focalizando mais tiros para a frente com dois pela sua parte traseira.

As armas das aeronaves podem ser melhoradas com upgrades que são disponibilizados durante o game, que variam desde mísseis teleguiados, armas de toque, lança-chamas e várias outras. Cada jato também pode ativar um escudo defletor para ajudar a escapar de enrascadas.

Armas

Os jogadores podem escolher uma entre quatro armas diferentes que podem ser recolhidas durante o game:

  • Vulcan – É a arma padrão do jogador que dispara em frente, mas, dependendo do jato selecionado, pode disparar para destruir grandes grupos de inimigos;
  • Bombs – Uma arma de tiro direto e explosiva que retém o mesmo padrão de disparo para todos os jatos, mas aumenta o número de vezes em que pode ser disparada de uma só vez se receber upgrades;
  • Defender – Uma arma de tiro de cluster que circunda o caça controlado pelo jogador e é atualizado como as bombas;
  • Missiles – São mísseis teleguiados que disparam em múltiplas direções. Dependendo em qual jato é usado, os mísseis são atirados em diferentes direções, semelhante ao que o ocorre com a Vulcan.

Os jogadores também têm a opção de pegar o S-Unit, um acessório de arma que habilita o disparo do jato não importando qual arma seja recolhida anteriormente, com o ataque desta unidade diferindo uns dos outros em cada avião. Uma vez que a S-Unit for equipada, o jogador não pode mais usar suas armas anteriores a menos que esta seja detonada, o que não prejudica o jogador, mas prejudica o inimigo à medida que a unidade irá causar uma explosão grande e poderosa.

Cada jato está equipado com um dispositivo que lhes permite fazer um kamikaze com segurança em outros jatos que deve ser recarregado após cada uso.

Curiosidades

  • O nome da organização terrorista foi trocado para Ragnarok, na versão original japonesa, conhecida como Kuuga – Operation Code Vapor Trail (空牙 – Operation Code Vapor Trail).

Versão do Mega Drive/Genesis

Como dito mais pra cima, em 1991, o Vapor Trail acabou sendo portado e lançado para o popular console da Sega pela Telenet Japan, no Japão, e pela Renovation Products, na América do Norte. Esta versão acabou sendo bem fiel ao original, apesar das limitações impostas pelo hardware. Até mesmo a display ratio foi mantida durante a conversão, com a adição das barras laterais, embora conste que tenha a jogabilidade levemente melhor e seja mais fácil que o original dos arcades. O port do Mega também foi apresentado no programa de videogames Nick Arcade, na parte Video Challenge deste show. Os efeitos sonoros do jogo foram amostrados na música “Doctor Rhino”, de Snazin Smith.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.