Defenestrando Viewpoint (1992)

Newsletter:

Visão geral

Para você ter algo decente pra assistir neste domingo, estou trazendo aqui o gameplay comentado do Viewpoint, um antigo shooter de arcade com gráficos isométricos, feito pelo canal Defenestrando Jogos.

O vídeo é descontraído, mas, ao mesmo tempo, informativo. Usamos os dados compartilhados nele com fonte para construir esta publicação.

Viewpoint é um jogo de tiro com gráficos isométricos que segue a tradição de Zaxxon e foi lançado originalmente para os fliperamas e consoles Neo Geo em outubro de 1992, sendo posteriormente portado para outras plataformas, como FM Towns (1993), Mega Drive (1994), Neo Geo CD (1995), X68000 (1995), PlayStation (1995) e Saturn (1996), as duas últimas apresentando gráficos renderizados em 3D com mapas de textura, ao contrário das outras versões que apresentam principalmente polígonos sombreados.

Desenvolvido pela Aicon e e publicado pela Sammy e a SNK, Viewpoint coloca os jogadores no controle de uma espaçonave equipada com um canhão laser través de corredores futuristas e claustrofóbicos, enquanto luta batalhas intermináveis contra enxames de inimigos variados e poderosos chefes mecânicos gigantes.

O Viewpoint foi bem recebido pela crítica em suas versões para hardware Neo Geo, com os ports para PlayStation e Mega Drive (Genesis) nem tanto. Os gráficos, trilha sonora e jogabilidade foram geralmente elogiados, entretanto, o game nunca recebeu nenhuma sequência.

Gameplay

Até duas pessoas podem jogar uma mesma partida de Viewpoint, um depois do outro, embora o Service Mode permita dois jogadores simultaneamente, onde irão lutar contra intermináveis hordas de inimigos variados e poderosos chefes mecânicos gigantes. O jogo tem 6 estágios no total.

As naves são equipadas com uma arma principal que consiste em um laser de pulso que pode ser carregado para aumentar o dano, o que é feito segurando o botão de tiro. Existem também três tipos de bombas: uma que pode fazer uma onda de fogo que começa atrás da nave do jogador e varre a tela, outra que faz uma poderosa explosão circular e a última que dispara vários micromísseis capazes de atingir múltiplos alvos simultaneamente.

Curiosidades

  • Este é o único jogo de Sammy desenvolvido e lançado para o hardware SNK Neo-Geo MVS;
  • Viewpoint ganhou o título de melhores gráficos e melhor música em um jogo de cartucho na premiação de 1992 da Electronic Gaming Monthly;
  • O “One, Two, Three, Four, Hit It!”, a música de abertura,foi composta a partir da música AJ Scratch, de Kurtis Blow, que aparece no álbum Ego Trip, de 1984.

Mais jogos de tiro com temática espacial


Vídeo adicionado em: 30 de junho de 2019

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 4 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário