Viewpoint

5 de outubro de 2020

Viewpoint é um jogo de tiro com gráficos isométricos que segue a tradição de Zaxxon e foi lançado originalmente para os fliperamas e consoles Neo Geo em outubro de 1992.

Desenvolvido pela Aicon e publicado pela Sammy e a SNK, Viewpoint coloca os jogadores no controle de uma espaçonave equipada com um canhão laser través de corredores futuristas e claustrofóbicos, enquanto luta batalhas intermináveis contra enxames de inimigos variados e poderosos chefes mecânicos gigantes.

O jogo acabou sendo posteriormente portado para outras plataformas, como FM Towns (1993), Mega Drive (1994), Neo Geo CD (1995), X68000 (1995) e PlayStation (1995), a última apresentando gráficos renderizados em 3D com mapas de textura, ao contrário das outras versões que apresentam principalmente polígonos sombreados.

O Viewpoint foi bem recebido pela crítica em suas versões para hardware Neo Geo, com os ports para PlayStation e Mega Drive (Genesis) nem tanto. Os gráficos, trilha sonora e jogabilidade foram geralmente elogiados, entretanto, o game nunca recebeu nenhuma sequência.

Vídeo

Temos acima o gameplay comentado do antigo shooter feito pelo canal Defenestrando Jogos. O vídeo é descontraído, mas, ao mesmo tempo, informativo. Usamos os dados compartilhados nele com fonte para construir esta publicação.

Gameplay

Até duas pessoas podem jogar uma mesma partida de Viewpoint, um depois do outro, embora o Service Mode permita dois jogadores simultaneamente, onde irão lutar contra intermináveis hordas de inimigos variados e poderosos chefes mecânicos gigantes. O jogo tem 6 estágios no total.

As naves são equipadas com uma arma principal que consiste em um laser de pulso que pode ser carregado para aumentar o dano, o que é feito segurando o botão de tiro. Existem também três tipos de bombas: uma que pode fazer uma onda de fogo que começa atrás da nave do jogador e varre a tela, outra que faz uma poderosa explosão circular e a última que dispara vários micromísseis teleguiados capazes de atingir múltiplos alvos simultaneamente.

Curiosidades

  • Este é o único jogo de Sammy desenvolvido e lançado para o hardware SNK Neo-Geo MVS;
  • Viewpoint ganhou o título de melhores gráficos e melhor música em um jogo de cartucho na premiação de 1992 da Electronic Gaming Monthly.
  • O “One, Two, Three, Four, Hit It!”, a música de abertura,foi composta a partir da música AJ Scratch, de Kurtis Blow, que aparece no álbum Ego Trip, de 1984.
  • Era para ter saído um port para o Saturn lançado em 1996, mas acabou sendo cancelado. Esta versão iria apresentar gráciso 3D renderizados com mapas texturizados, como o port de PS.
  • Uma outra versão 8-bits para o Game Boy Color foi planejada, mas também foi cancelada.
  • Embora, como dito acima, o port de Mega não tenha sido tão bem recebido como as versões originais do Viewpoint, ele foi premiado, em 1994 pela revista GameFan (Vol. 3, Edição 1) como o melhor jogo de tiro do Genesis do ano (“Best Genesis Shooter of the Year”).
  • Se você continuar o jogo por tempo suficiente sem morrer, certos inimigos irão liberar um pick-up que dá uma quantidade crescente de pontos cada vez que é coletado. O valor mais alto possível é 81560, que não é um número arbitrário: ler “8156” de certa forma em japonês resultaria em E-I-KO-MU, ou “Aicom”, que é o nome do estúdio Sammy que desenvolveu o jogo. Este número também aparece em Blazing Star, outro jogo de tiro produzido pela Aicom.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas e tiradas da versão de arcade do game.

Mais tiro espacial

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!