Dicas e trapaças do Paperboy de Master System

Dicas e trapaças do Paperboy de Master System: vidas infinitas, jornais infinitos, conseguir parada completa, ganhar sempre novos assinantes, macetes gerais e um detonado em vídeo.

10 de janeiro de 2023

Nesta matéria, ajuntei macetes diversos para a versão do nosso querido console 8-bit da Sega do Paperboy, um antigo jogo da Atari onde o objetivo é entregar jornais aos assinantes enquanto inflige o máximo de dano possível às casas de não clientes e evita obstáculos como pedreiros, pneus defeituosos, skatistas, cães, carros e até mesmo um tornado.

As dicas e trapaças consistem em códigos Action Replay (vidas infinitas e jornais infinitos), conseguir parada completa, ganhar sempre novos assinantes, macetes gerais e um detonado em vídeo. Não tem tanta coisa, mas com certeza dá pra ajudar bastante.

Agora, vamos ao que interessa.

Códigos Action Replay

Pra quem não conhece, o Action Replay é um dispositivo tipo Game Genie, ou seja, um aparelho que permite ativar trapaças e/ou modificar umas paradas nos jogos. Dá pra ativar esses códigos em emuladores como Emulicious (Tools > Cheats) e Fusion (File > Game Genie / PAR), caso você não tenha o bagulho físico aí.

Existem dois códigos de trapaças para o Paperboy de Master System, um de vidas infinitas e outro para jornais infinitos (pra poder tacar a vontade):

  • 00D5 0E03 – Vidas infinitas (fica sempre com três bonés amarelos)
  • 00D5 0F0A – Jornais infinitos

Passwords

O Paperboy também tem umas passwords normais que são conseguidas ao conseguir marcar um highscore e entrar com certos nomes. Elas ativam várias trapaças:

  • ..STOP – Permite parada completa
  • .SEGA. – Sempre ganha novos assinantes
  • GARY.V – Jornais infinitos
  • ..DJC. – Vidas infinitas
  • .HERO. – Ativa todas estas trapaças.

Dicas gerais

  • Apenas casas com caixas de correio externas são de assinantes. Para entregar o jornal, jogue-o contra a porta ou na caixa de correio (que dá mais pontos). Desacelerar tornará mais fácil acertar as caixas de correio.
  • Ao guiar a bike ao longo da calçada, menos inimigos poderão te acertar (exceto os que vêm do lado). Isso não garante imunidade, apenas diminuem as chances de perder vida.
  • As casas de cor (azul, amarelo etc.) são todas de assinantes. Qualquer casa que estão escuras não são de assinantes. Estas casas escuras podem ser ignoradas, mas acertar jornal nas janelas delas te dá pontos.
  • Observe que a primeira casa (número 100) não tem uma caixa, então você precisa de acertar na soleira da porta.
  • Se perder um assinante ou quebrar a janela deles com jornal, eles cancelarão sua assinatura no dia seguinte. Se acertar todos, ganhará um novo assinante.
  • Ao final da rua, você enfrenta uma trilha de treinamento, onde se ganha pontos de bônus acertando os alvos e saltando. Se cair, ficar sem tempo ou alcançar ao final do curso, o dia terminará, mas você não perde vida. Saltar nesta trilha enche o seu estoque de jornal.
  • Se você ficar sem jornais, pode coletar pacotes extras passando por cima deles nas ruas. Dá para acumular um total de dez jornais e pegar um pacote reabastecerá tudo. O número de jornais que você tem é exibido no canto direito inferior da tela, abaixo das vidas (os bonezinhos amarelos).
  • Às vezes, se vê montes de sujeira na frente de uma grade. Se passar por cima delas em velocidade, a grade vai ficar limpa.
  • Não se esqueça de diminuir a velocidade quando tiver muitos obstáculos e nos cruzamentos. É senso comum.

Inimigos

Você tem que evitar colidir com os inimigos. Cada colisão vale uma vida sua:

  • Cachorrinho – Vai esperar você se aproximar do lado esquerdo do tela, daí ele correrá em sua direção e tentará derrubá-lo. Você deve acelerar para fugir ou tacar um jornal nele pra evitar o ataque. Aparece primeiro na Easy St.
  • Pedreiro – Um operário com uma furadeira pneumática que só fica parado no meio da rua. Aparece primeiro na Easy St., sendo que na Middle Rd ele move para a calçada.
  • Som – Não se movem, mas estão posicionados no caminho, normalmente perto de pacotes de jornais ou caixas de correio. Aparece primeiro na Easy St.
  • Velotrol – Este veículo é guiado por um menino de jaqueta amarela e age semelhante ao cão: esperando você se aproximar pra mover. Ele não te segue, mas fica na sua frente pra te bloquear. Desvie ou jogue um jornal nele. Aparece primeiro na Easy St.
  • Cortador de Grama Amarelo – Comporta-se bastante como o cachorro ou o velotrol, avançado na medida em que você se aproxima dele. Acelere ou taque um jornal nele. Aparece primeiro na Easy St.
  • Cortador de Grama Vermelho – O cortador de grama vermelho fica apenas parado na grama do lado de fora da casa, um lugar onde você quase não precisa ir. Aparece primeiro na Easy St.
  • Dançador de Break – Este cara fica posicionado desajeitadamente no calçada e não se moverá para atacá-lo, mas você terá que evitá-lo. Isso se torna mais difícil quando há dois ou três deles juntos. Aparece primeiro na Easy St.
  • Carro – Ao se aproximar de um cruzamento na estrada, às vezes terá um carro à esquerda. A melhor coisa a fazer é desacelerar, o que deve lhe dar tempo para pensar. Com um pouco de sorte o carro vai passar na sua frente. No entanto, há momentos em que você precisará acelerar na frente dele para evitar ser atingido. Aparece primeiro na Easy St.
  • Grades – Aparecem ao lado da estrada. Correr sobre elas te derrubará da bicicleta. Aparecem primeiro na Easy St.
  • Monociclista – Esse não é tão habilidoso quanto os dos sinais da vida real, e se aproximará de você rapidamente, indo na direção oposta. Evite-os movendo-se para a esquerda ou direita, dependendo de que lado da calçada em que o inimigo está. É um dos mais perigosos do jogo, especialmente se mais de um deles aparecerem ao mesmo tempo. Surge primeiro na Easy St.
  • Trabalhador do Esgoto – Um cara vai abrir um bueiro na estrada, mas não vai sair. É apenas pra te atrapalhar mesmo. Evitar ficar na estrada pode diminuir as chances de cair neste buraco. Aparece primeiro em Middle Rd.
  • Moto – Aparece nos cruzamentos, se movendo ao longo da estrada bem rapidamente. Por esta razão, no Hard Way, você deve aproximar-se dos cruzamentos bem lentamente. Aparece primeiro em Hard Way.
  • A Morte – Esta entidade vai mover-se da esquerda e bloquear seu caminho. Ela não aparece muito com com frequência, felizmente. Aparece primeiro em Hard Way.

Detonado em vídeo

Abaixo, temos a playthrough do Paperboy de Master do canal do Viciogame. Mostra as três vias (Easy St., Middle Rd e Hard Way) sendo vencidas de boa.

Pode servir tanto como guia/detonado/walkthrough como para assistir de bobeira, relembrar os velhos tempos ou apresentar este antigo e divertido joguinho para as novas gerações.

Segue a minutagem do vídeo:

Easy St.

  • 00:00 – Introdução
  • 00:27 – Monday (segunda-feira)
  • 02:25 – Tuesday (terça-feira)
  • 04:25 – Wednesday (quarta-feira)
  • 06:29 – Thursday (quinta-feira)
  • 08:29 – Friday (sexta-feira)
  • 10:25 – Saturday (sábado)
  • 12:15 – Sunday (domingo)
  • 13:41 – Final

Middle Rd

  • 14:18 – Monday
  • 15:50 – Tuesday
  • 17:23 – Wednesday
  • 18:46 – Thursday
  • 20:04 – Friday
  • 21:15 – Saturday
  • 22:23 – Sunday
  • 23:24 – Final

Hard Way

  • 23:59 – Monday
  • 25:08 – Tuesday
  • 26:17 – Wednesday
  • 27:29 – Thursday
  • 28:42 – Friday
  • 29:57 – Saturday
  • 31:10 – Sunday
  • 32:13 – Final


Bom, por hora é só isso mesmo. Espero que ajude!

Se eu achar mais alguma coisa deste port do Paperboy, volto e atualizo aqui, e você pode ajudar, deixando suas complementações, correções e dúvidas aí nos comentários.

Abraços!

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