XMAPEDIT

XMAPEDIT é um editor de mapas do Blood com modos 2D e 3D que também abrange artes (.ART), sequências de exploders, sombreamento gradiente, animações etc. É compatível com Windows.


18 de janeiro de 2022

XMAPEDIT, ou E[X]TENDED MAPEDIT, é uma versão estendida do editor de mapas original do Blood que traz correções de bugs, muitas novas funcionalidades e limites ampliados. Foi desenvolvido por nuke.YKT e NoOne.

O XMAPEDIT é compatível com o Blood vanilla, oferece suporte a resoluções widescreen e, além de criar e editar as fases do clássico FPS da Monolith, também abrange artes (arquivos .ART), sequências de exploders, sombreamento gradiente, prefabs, animações etc.

Este editor de mapas antes era disponível apenas para MS-DOS, o que significava que o usuário provavelmente precisava do DOSBox para criar mapas para o Blood, mas, em 2022, a ferramenta foi portada para Windows e isso provavelmente vai facilitar as coisas.

Vídeos

Acima, temos o que podemos chamar de trailer de lançamento do port de Windows do XMAPEDIT.

O segundo vídeo mostra um pouco do preview mode da ferramenta.

Já o vídeo anterior mostra o editor de arte do XMAPEDIT.

Algumas funcionalidades

Das funcionalidades do XMAPEDIT, destaco:

  • ARTEDIT – Ferramenta embutida para editar arquivos ART que contém gráficos de jogos. A principal vantagem deste editor é que esta ferramenta possibilita o uso em tempo real: você pode editar arquivos ART ou até mesmo animações SEQ quando estiver no processo de criação de mapas.
  • SEQEDIT – Ferramenta embutida para edição de animação, geralmente usada para sprites inimigos e efeitos de gibbing.
  • O editor suporta prefabs sprites, sendo um prefab um arquivo de texto com estrutura INI que contém informações sobre sprites que devem ser criados automaticamente assim que o usuário os inserir em um mapa.
  • Modo preview 2D e 3D.
  • Hotkeys para ajudar na edição em todos os modos.
  • Limites (sprites, x-sprites, sectors, x-sectors, walls, x-walls etc.) estendidos.
  • É possível definir os seus próprios arquivos .RFF e .ART no XMAPEDIT.INI.
  • Voxels visualizáveis no editor.
  • As configurações de vídeo agora são armazenadas em XMAPEDIT.INI em vez de BLOOD.CFG.
  • Corrigido o lag input ao pressionar as teclas e os bipes estão ativados.
  • Você pode carregar a geometria dos mapas de muitos outros jogos BUILD. Atualmente suporta todos que usam versão de mapa 4, 6 ou 7. Isso inclui títulos como: TekWar, WitchHaven, Redneck Rampage, Fate, Duke Nukem 3D, Powerslave (Exhumed), NAM, Legend of the Seven Paladins e outros.
  • O editor suporta tipos compatíveis ocultos e modernos do vanilla.
  • XMAPEDIT pode carregar até 1024 modelos externos sem modificar os arquivos originais do jogo.
  • Exploder sequence – Uma ferramenta que ajuda a criar uma sequência atrasada de explosões usando o tipo de sprite Hidden Exploder.
  • Gradient shading – Ferramenta que funciona para paredes e setores não paralaxeados.

Curiosidades

  • O MAPEDIT original foi desenvolvido por Nick Newhard e Peter Freese.
  • Foi no dia 15 de janeiro de 2022 que fiquei sabendo que o XMAPEDIT foi finalmente portado para sistemas operacionais Windows. As versões para DOS ainda estão disponíveis, mas não contam mais com suporte dos autores.
  • O XMAPEDIT garante suporte apenas ao Blood vanilla, mas pode ser que dê pra usar com o Blood Fresh Supply também, visto que esse remaster promete alguma compatibilidade com a versão original do clássico.

Screenshots

Mais informações e Blood

tamanho 510 KB licençaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows Vista/7/8/10 download link DOWNLOAD

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