Super MAYhem 17

Super MAYhem 17 é um pacote de 28 coloridos mapas single player e co-op para Doom II que traz layouts, gráficos e efeitos sonoros que remetem principalmente aos jogos do Mario.


15 de julho de 2022

Super MAYhem 17 é um megawad para Doom 2 que apresenta estilo retrô tipo 16-bit e é a sexta parcela da série MAYhem. Lançado em 7 de setembro de 2018, este WAD foi desenvolvido por um grupo de modders liderados por Michael Fraize (Marcaek) identificados como A buncha super schmucks.

Este pacote de mapas traz 28 novas e coloridas fases e foi construído com layouts, gráficos, músicas e efeitos sonoros que inconfundivelmente remetem aos jogos do Mario (sem ser aquele teu amigo do armário), usando recursos ripados e/ou adaptados de vários títulos da franquia.

Embora o Super MAYhem 17 não altere o comportamento de armas, monstros ou pick-ups, apenas seus visuais e sons, algumas fases apresentam mecânicas típicas de jogos de plataforma, como piso de gelo que escorrega etc. O mod também traz um inimigo e um item novos.

Vídeos

No vídeo acima, jogo a primeira fase do Super MAYhem 17 com o Space Hunter.

http://youtube.com/watch?v=pojM5SYQyeY&list=PLr0ksjxangtqsMhtWTRhyAHeY-RR6oKPr

A playlist acima mostra umas fases do Super MAYhem 17 sendo vencidas.

Análise

Só joguei o primeiro mapa do Super MAYhem 17 e a impressão que tive é que, apesar de todo visual colorido e convidativo, a coisa é bem sacana em partes. Às vezes, você fica preso em áreas com uma boa quantidade de monstros (nada nível slaughter, até onde vi), e, mesmo no nível de dificuldade mais baixo, estes incluem Arch-Viles e Revenants logo no Mapa 01, o que dá um gosto ruim de Plutonia…

Existem também muitos detalhes fundamentais para continuar progredindo que podem passar desapercebidos, e, se você queimar etapas usando algum mod (tipo saltar alguma plataforma em vez de procurar o switch para abaixá-la), pode acabar se travando no meio do mapa. Contei também várias armadilhas sem vergonhas na primeira fase.

Os mapas foram construídos lindamente, com os recursos gráficos e sonoros usados de forma extremamente consistente e harmoniosa, embora eu tenha visto algumas fases com níveis de detalhamento menores que outras.

Enfim, a impressão que tenho até o momento é que não é algo pra dar aquela jogadinha casual sem esquentar a cabeça, mas sim um megawad com um nível maior de desafio do que normal, apesar do cenário feliz e nostálgico.

Curiosidades

  • O Super MAYhem 17 foi carregado no /idgames em 9 de fevereiro de 2018 e foi seguido por uma atualização (v1.1) no dia 23. A correção de bug lançada em 9 de junho de 2019, mayhem17_updatev1.wad, aplicou duas “correções críticas” ao MAP25, além de fornecer novos sprites de barril e alguns outros recursos. Este patch já está disponível no download do WAD.
  • Os mapas foram limitados a conter um máximo de 256 coisas e um tamanho de área jogável de 5120×3840 unidades de mapa, embora alguns tenham excedido essas limitações.
  • Bowser, o principal antagonista nos jogos do Mario, faz aparições nos dois últimos níveis. Ele substitui o Commander Keen e a cabeça do John Romero.
  • Este WAD possui três demos integrados. Todos requerem o Doom II rodando num source port compatível com Boom v2.14 (DEMO1) / v2.02 (DEMO2-3) para visualizá-los. Os níveis de demonstração são: MAP21 (Rainbow Road), MAP11 (Aztec Ruins) e MAP31 (Sinkysand Switchland).

Screenshots

Compatibilidade

O autor afirma que o Super MAYhem 17 funciona em qualquer source port compatível com o formato Boom e suporte para transferência de sky (PrBoom+ -cl9, roda sem complevel para evitar bugs de fricção nos mapas gelados).

O mod rodou aqui suave no GZDoom 4.8.2 com o IWAD do Doom II: Hell on Earth, e creio que nos do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom deve ir de boa também.

Mais informações e mods retrô para Doom

autor, site, canal ou publisher A buncha super schmucks tamanho 7,37 MB licençaGrátis download link DOWNLOAD

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