LILA-DOOM

LILA-DOOM é um mod para Doom que traz novos monstros, pick-ups, armas e perigos e os combina com uma ambientação tipo Doom 64 e PSX Doom, mas procurando manter-se fiel à fórmula do clássico FPS.

18 de outubro de 2021

LILA-DOOM, antigamente chamado de CYAN-DOOM e também de DOOM PLUS, é um mod de gameplay para Doom criado por Lila Feuer que reúne elementos de outras edições deste clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software enquanto tenta manter-se fiel a fórmula do mesmo.

O mod combina elementos dos alphas do Doom com uma pegada sombria estilo PSX Doom e Doom 64, junto a uns toques originais e novos monstros, armas, pick-ups, sons, perigos de ambiente, fontes, paleta de cores, efeitos sonoros, HUD e um pacote de músicas opcional. Um destaque é uma lanterna bem potente que ajuda bem em lugares escuros.

Vídeos

O vídeo acima é do canal Doomenator e mostra o LILA-DOOM quando ele ainda era chamado “CYAN-DOOM”.

No 33º episódio das Combinações do Alberto, carreguei o pacote de músicas do LILA-DOOM, LILA-Music, com os mods SecuDoom, Brutal Doom 64 Monsters, Doom 64 Texture Pack and Palette, Universal Weapon Sway, Tilt++, SBrightmaps, Bloom Boost, HitMarkers, Promethus Reactor e Doom Liquid textures pack.

Funcionalidades em destaque

  • Lanterna que o jogador sempre tem e que torna o Light Amplification Visor (o óculos de visão noturna) redundante, mas ao custo de ser capaz de ver tudo totalmente aceso, preservando o nível da atmosfera e aumentando a tensão.
  • Brightmaps para a maioria das coisas, com brilho aprimorado e flats líquidos para fornecer iluminação estilo Doom 64 a muitas áreas. Objetos de luz como tochas, velas, colunas e pilares de tecnologia da Beautiful Doom também tiveram sua capacidade de iluminação melhorada.
  • Corrige as cores do sangue para vários monstros (ou nenhum para alguns), melhor spray de sangue e efeitos, como decals aprimorados, ao mesmo tempo em que permanece razoável (o nível de gibbing é mínimo).
  • Muitas substituições e adições, especialmente sutis, de gráficos. Vários pick-ups, notadamente de saúde e munição, usam gráficos não usados pela id: nova bola de fogo original do Imp; novos flats líquidos para água, nukage e lava; novos céus (skyboxes) para Doom 1 e 2; Super Shotgun do PSX Final Doom; rifle de plasma com disparo verde; e novos objetos decorativos: ‘Bloody Chain’ do PSX e ‘Hell Growth’ da id.
  • Nova fonte e HUD do PSX Doom e Doom 64, incluindo a face da morte alternativa de XDEATH ao usar o STATBAR.
  • Novo PLAYPAL baseado no Pal Plus de Sigvatr, com mudanças pessoais nas faixas vermelha, verde e azul. O tom geral é notavelmente mais escuro mais tipo PSX Doom e Doom 64.
  • Novos efeitos sonoros para novos inimigos e pick-ups, e sons ambientes do PSX Doom e Doom 64.
  • Mais balas e menos plasma pra acumular.
  • Muitos novos monstros, armas e pick-ups, e alguns novos perigos documentados no manual em destaque.

Recomendações

  • Se a tela estiver desbotada, ajuste o nível de gamma quando necessário para que as áreas escuras quase não sejam visíveis, solicitando o uso da lanterna.
  • Jogue com a trilha sonora de PSX Doom ou Doom 64 para um ambiente melhor. Sugiro o PSX Soundtrack Replacement (High Quality) ou o próprio LILA-Music.
  • Caso contrário, qualquer BGM sombria ambiental tipo Quake ou F.E.A.R. serve. Recomendo o Alternate Quake Music Pack com o Alternate Quake Music Pack Jukebox, especialmente pra fazer vídeos e publicar.
  • Spectres renderizados usando Fuzz emparelhado com Pixel Fuzz para aquele visual clássico dos Spectres e para torná-los mais difíceis de ver em áreas escuras.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o LILA-DOOM aqui no GZDoom 4.7.0 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth e The Ultimate Doom, e parece que deu tudo certo. Creio que deva funcionar com os IWADs do Final Doom e Freedoom também.

Mais informações e mods para Doom

autor, site, canal ou publisher Lila Feuer tamanho do arquivo 5,3 MB licençaGrátis download link Download

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