SecuDoom

SecuDoom é um mod que traz um novo arsenal futurista e um poderoso e incrementado mecha estilo BattleTech ao clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software.

16 de outubro de 2021

SecuDoom é um mod para Doom desenvolvido por Redxone Gaming (também chamado de RedXone) que traz novas armas e um sistema onde se pode comprar um mecha com o plasma que dropa frequentemente dos monstros.

O mecha é bem no estilo dos da franquia BattleTech (parece um Timber Wolf), já vem totalmente equipado, não consome munição (embora possa sobreaquecer), tem um jato que permite se elevar a grandes alturas e é bem resistente. Já o arsenal é futurista, lembrando Aliens ou algo não mais avançado do que o que se encontraria no setting original do clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software, porém são mais incrementadas, contando com altfire, zoom, akimbo, visual diferenciado e outras funcionalidades.

Como supracitado, o mecha é comprado com plasma (600 unidades). Você tem que configurar uma tecla no Options que, quando pressionada, vai spawnar o mecha no início da fase, dando pra sair dele no meio do mapa também (ele vai ficar paradão no lugar onde for deixado). O veículo pode spawnar normalmente nas fases também, no lugar da BFG 9000. Muitas vezes, também dropam umas luzinhas brancas que não sei pra que servem. Deve ser algo pro mecha, sei lá.

Vídeos

No 33º episódio das Combinações do Alberto, carreguei o SecuDoom com os mods Brutal Doom 64 Monsters, Doom 64 Texture Pack and Palette, LILA-Music, Universal Weapon Sway, Tilt++, SBrightmaps, Bloom Boost, HitMarkers, Promethus Reactor e Doom Liquid textures pack.

Acima, temos um pouco da gameplay do SecuDoom exibida em um vídeo do canal do próprio desenvolvedor. Ele usou o Mapa 05 do Valiant, Beautiful Doom e trilha sonora do Mechwarrior 2, pelo que entendi.

Análise

O pouco que pude explorar do SecuDoom até o momento foi suficiente pra ter certeza de que se trata de um trabalho excelente, divertido e original. Claro, tem umas pegadas vistas em outros mods, o que inclui animações e os controles de algumas armas que lembram as do Brutal Doom, mas não é nenhum ripoff, nem de longe.

O sistema do mecha é algo que não vi em nenhum outro mod para Doom até o momento e funciona surpreendentemente bem, apesar do sprite usado para representar o veículo no mapa ser meio feio. Aliás, este gráfico é a única coisa que parece mal feita no SecuDoom, até onde pude ver.

O PWAD conta com um grande número de teclas pra serem configuradas no Options, o que pode desanimar um pouco o jogador se for como eu, mas isso não atrapalha tanto na fluidez da partida, como pensava no início. Todavia, lembre-se de configurar pelo menos algumas, em especial a que compra o mecha.

Note que parece que o SecuDoom ainda está em seu estágio alpha de desenvolvimento, e muita coisa pode mudar ou melhorar mais ainda.

Screenshots

Algumas das screenshots foram tiradas pelo nosso apoiador Alberto Baileiro e/ou mostram o mod combinado com outros PWADs.

Compatibilidade

Rodei o SecuDoom aqui no GZDoom 4.7.0 e o LZDoom 4.5.0 beta, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth e The Ultimate Doom, e parece que o mod roda de boa com tudo isso. É bem capaz dele ser compatível também com os IWADs do Final Doom e do Freedoom, porém ainda não testei.

Mais informações e mechas

autor, site, canal ou publisher Redxone Gaming tamanho do arquivo 12,7 MB licençaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!