Marcha Soldado

Pacote para partidas e/ou combinações com temas militares no Doom.


24 de janeiro de 2024

Marcha Soldado é um mod para Doom que substitui todos os inimigos por soldados humanos, alguns de forma aleatória, e traz alguns novos gráficos e músicas. Foi desenvolvido por este que vos fala, Facínora, e lançado inicialmente em 24 de janeiro de 2024, dia de estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro desse ano.

Este simples pacote de monstros funciona da seguinte maneira: todos os demônios do Doom são substituídos aleatoriamente por soldados análogos, inclusive em stats, ao Zombie Man, Shotgun Guy, Heavy Weapon Dude e Wolfenstein SS, estes, por sua vez, sendo substituídos por seus análogos mas de forma fixa.

É interessante ressaltar também que o Marcha Soldado pode funcionar também com alguns outros mods, fazendo com que seus monstros sejam substituídos por seus respectivos soldados humanos. Testei aqui com o Brutal Doom Monsters Only e o Accessories to Murder, e parece que vai de boa (veja Compatibilidade para mais informações).

Vídeos

No Combinações do Alberto #192, usei o Marcha Soldado para jogar uma partida no mapa Immortal Warfare com os outros mods: All American, Bolognese Gore Mod, BattleTanx Global Assault OST, Bloom Boost, Universal Weapon Sway, Tilt++ e Steve’s Flashlight Mod.

Já no vídeo anterior, o próprio Alberto Balieiro joga o Marcha Soldado com o 6a1o de Guerra. Nash’s Gore Mod, Universal Weapon Sway, Universal Rain and Snow, Warhammer 40,000: Chaos Gate Jukebox for Doom, 2 Mashup Texture Packs e Fight the Carious.

Funcionalidades

  • Substitui todos os inimigos do jogo, incluindo os chefes, por soldados humanos: os zumbis de forma estática, os demônios, aleatoriamente.
  • Novas músicas de título e intermissão.
  • Compatibilidade com alguns mods que tenham seus próprios monstros. Dependendo do outro PWAD, o Marcha Soldado vai randomizar/substituir seus soldados totalmente ou parcialmente, mas, em alguns casos, não vai ter efeito algum.
  • Soldados de antigos FPS em Flash, incluindo seus efeitos sonoros.
  • Soldados com stats e comportamentos similares aos seus análogos vanilla, pra não desbalancear demais os mapas.
  • O Heavy Weapon Dude não spawna nos lugares dos Imps, Demons ou Specters, pra não desbalancear demais os mapas.
  • Compatibilidade com Chex Quest planejada.

Desenvolvimento

A ideia inicial era fazer um mod com soldados humanos para fazer combinações com temas militares e tal. Inicialmente, ia usar recursos no estilo do Doom mesmo, mas vi que ia ser difícil fazer algo assim rápido, pois ia ter que catar sprites, editar e tal. Daí lembrei que tinha uns sprites daqueles jogos antigos em Flash construídos sobre o Doom shareware de G55, que tem uns soldados que compartilham um visual muito consistente entre si. No caso, peguei os do Super Sergeant Shooter e do Modern Trooper Shooter. Dei uma ajustada nos tamanhos e mexi um pouco nos códigos. Vou tentar inserir mais soldados no mod no futuro.

P.S.: o arquivo completo de créditos (CREDITS) está dentro do PK3 do mod.

Mods recomendados

De cabeça, pensei nos seguintes mods que devem ficar bons com o Marcha Soldado:

Screenshots

Algumas dessas screenshots mostram o Marcha Soldado rodando com outros mods.

Compatibilidade

Testei o Marcha Soldado v1.0 aqui no GZDoom 4.10.0 e LZDoom 3.88a com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Super Zombie Shooter V2, Final Doom e Freedoom, e parece que funfa de boa com tudo isso.

Como dito acima, este deve funcionar com outros mods (embora não todos). Para isso, o arquivo do Marcha Soldado deve ser carregado DEPOIS do mod que tenha seus próprios monstros. Se forem compatíveis, este mod só vai ter os monstros que substituam o Zombie Man, Shotgun Guy, Heavy Weapon Dude e Wolfenstein SS. Veja nas Screenshots como que fica.

Mais informações e pacotes de monstros

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