The Gunfighter

Homicidal maniac to crazed, vengeance-seeking ex-lawman?


13 de abril de 2024

The Gunfighter é um mod de Outlaws pra Doom e Heretic que adapta o arsenal do FPS de faroeste da LucasArts junto a suas mecânicas e outros elementos. Foi desenvolvido por S com ajuda de Ral22 (são irmãos) e lançado inicialmente em 28 de novembro de 2013.

Além das armas — as quais mantém, na medida do possível, o visual, efeitos sonoros e comportamentos do OutlawsThe Gunfighter também traz pick-ups, HUD, gráficos, sistema de inventário, altfires, lanterna e um pacote opcional de canções do jogo original.

Só ficou faltando mesmo trazer uns inimigos, mas como podemos ver nos vídeos deste artigo, é fácil de arrumar uns, inclusive do Velho Oeste ou até do próprio Outlaws, e deixar a experiência de bangue-bangue mais completa.

Vídeos

No 203º episódio da Combinações do Alberto, temos The Gunfighter rodando com o Outlaws Enemies For GZDoom, Creepyfied Textures, Tilt++, Critical Shots, Steve’s Flashlight Mod, Universal Weapon Sway, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, The Gunfighter Music Add-on Pack e The Corrupt Citadel.

Já no Combinações do Alberto #101, temos o mod com o Killing Time Monsters for GZDoom, Ashes 2063 TC Episode One Sterilised Edition, DarkDoomZ, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, Ultra-Crispy Music Pack e Nash’s Gore Mod.

Gameplay

O objetivo primordial do The Gunfighter é trazer este jogo ao Doom. O resultado é um PWAD onde se encontrará toda a mecânica básica lá, incluindo:

  • Todas as nove armas do Outlaws, desde os punhos até a poderosa metralhadora Gatling.
  • Modos de disparo alternativos para a maioria das armas.
  • Recarregamento manual.
  • Uma mira telescópica para o Rifle.
  • Uma barra de resistência que afeta suas habilidades de salto e corrida.
  • Uma lanterna que pode ser ativada sempre que precisar.
  • Bolsas médicas portáteis que podem ser transportadas pelos níveis.

Todavia, o autor tomou certas liberdades quanto à gameplay:

  • Em Outlaws, sempre que você usa a Gatling Gun, ela te obrigava a ficar no mesmo lugar. Em The Gunfighter é possível se mover com a Gatling Gun, mas sua velocidade diminui.
  • Não se pode mais usar a mira do ZDoom. Em vez disso, há uma nova mira que se pode ativar e desativar pressionando uma tecla.
  • Devido à natureza do game, a mira automática (autoaim) foi desativada. Nesse caso, certifique-se de que o mouselook esteja ativado se decidir jogar este mod!
  • O Icon of Sin não pode ser prejudicado pelas armas que você obtém em The Gunfighter. Em vez disso, existe uma nova maneira de vencê-lo. Um dos desafios é descobrir como isso acontece!

Seguem alguns avisos breves, mas muito importantes:

  • Certas mecânicas e gráficos do The Gunfighter dependem dos poderosos recursos GL do GZDoom. Este mod não funcionará ou será exibido corretamente no ZDoom normal! Também é importante ativar o dynamic lighting.
  • Este mod foi projetado tendo em mente os níveis de estilo Vanilla ou Boom. Devido à presença de scripts ACS pesados, pode não funcionar bem com todo e qualquer outro mod. Se você joga com conjuntos de níveis exclusivos do ZDoom, pode ser que a partida seja interrompida de alguma forma não intencional.
  • The Gunfighter não foi testado em modo multijogador. Foi concebido como uma experiência single player. Teoricamente, pode ser executado em servidores ZDoom, mas não funcionará de forma alguma com o Zandronum, pelo menos considerando a versão deste port da época do lançamento deste mod.
  • Devido à natureza dos gráficos, apenas resoluções de tela de proporção 4:3 ficam adequadas. Em resoluções wide, os sprites das armas e tal ficam cortados, Mas acho isso café pequeno.
  • Certifique-se de ter teclas definidas no Options para correr, recarregar, zoom, para navegar pelos itens do inventário e usá-los. Existem funções importantes que dependem dessas teclas.

Se quiser se aprofundar mais nessas questões, consulte o manual que acompanha o mod, que não apenas o ajudará com quaisquer problemas, mas também inclui muitas informações úteis sobre todos os aspectos de sua jogabilidade. O autor sugere que você leia pelo menos uma vez antes de começar a jogar.

Também incluído no The Gunfighter está um complemento musical especial (gun_mus.pk3) que emula a trilha sonora de Outlaws. Para cada fase, são selecionadas três faixas aleatórias da BGM do FPS da LucasArts e as reproduzirá em ordem contínua. Assim como em Outlaws, haverá um atraso quando o jogo carregar uma nova faixa (isso é mínimo em máquinas mais novas). e a música será pausada quando estiver no menu ou no console. É recomendável experimentar, pois realmente contribui para a atmosfera de The Gunfighter.

No pacote de download da Gaming Room, este pacote de músicas está incluído. Se quiser pegá-los separados, consulte o tópico oficial do mod.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei The Gunfighter aqui no GZDoom (4.8.2 e 4.10.0) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Heretic e Freedoom. Parece que o bagulho roda de boa com tudo isso.

Mais informações e faroeste

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