Gaming DooM Awards 2025

A não ser pra quem tem um gosto ridiculamente péssimo, tem muita coisa boa aqui pra 2026.


Publicado em 31 de dezembro de 2025.

Nesta matéria, a edição de 2025 da nossa premiação anual Gaming DooM Awards, listo, apresento e comento os 10 mods pra Doom que mais nos chamaram a atenção nesta temporada, considerando todos os tipos — incluindo mapas, de gameplay, add-ons e conversões totais —que sejam compatíveis com qualquer engine do clássico da id Software.

A ordem da lista é aleatória (não é um rank) e cada trabalho está acompanhado de uma breve descrição, vídeos, algumas opiniões nossas e, como não poderia faltar, link para download. Eles foram escolhidos pela nossa comunidade no Discord, que levou em conta aspectos como consistência, valor de inovação, funcionalidade e, o mais importante, diversão. Claro que há um gosto pessoal envolvido, e não pretendemos aqui fazer o top definitivo de modificações pra Doom de 2025 (e muito menos competir com os Cacowards), e sim indicar umas coisas bacanas pra distrair em 2026 ao mesmo tempo em que ajudamos a divulgá-las. E fazer isto com a nossa turma participando é sempre bem legal.

Como o de costume, transformamos a lista num episódio da nossa série Gaming DooM, composta de vídeos narrados dedicados ao único jogo possível. A seguir, temos seu 40º episódio, praticamente a versão narrada e com comentários a mais desta nossa premiação desse ano:

Bom, sem mais delongas, vamos aos mods dos Gaming DooM Awards 2025:

Duke Nukem: Tears of Crimson

Duke Nukem: Tears of Crimson, lançado em 8 de fevereiro de 2025, é uma conversão total para Doom de SuperMarioFan123311. Ambientado em um futuro distópico, o mod se passa após a queda e o retorno da corporação militar A.R.M.A., que passa a dominar o que restou de Tóquio sob o comando de um cientista vingativo. Diante da ameaça, a Força de Defesa da Terra envia seu soldado mais conhecido, Duke Nukem, em uma missão solitária para identificar quem está por trás do controle da organização — e eliminá-lo.

O projeto funciona como um crossover entre Duke Nukem e Crimson Tears, um jogo de ação com elementos de RPG lançado em 2004 para PlayStation 2, conhecido por sua ambientação de ficção científica e estrutura de dungeon crawler. O mod é extremamente consistente ao introduzir novos mapas, armas, monstros, texturas, músicas, efeitos sonoros, cinemáticas opcionais, sistema de sangue e gore, aliados controlados pela IA e um ataque corpo a corpo rápido ativado pelo altfire. Visualmente, as fases remetem a jogos do BUILD, especialmente pelo uso de texturas e sprites decorativos. Além disso, ao ser executado com um IWAD baseado no DOOM.WAD, o mod permite jogar mapas vanilla com monstros originais, abrindo espaço para combinações, o que é sempre muito bom, como sabemos.

Trailer

Prince Peter and the DOOMing Adventure

Prince Peter and the DOOMing Adventure, lançado em 28 de novembro de 2025, é um mod de gameplay desenvolvido por NoodlyNoodlBo que propõe um crossover inusitado entre fantasia e ficção científica. O jogador assume o papel de Prince Peter, um jovem criado em um reino mágico e protegido de qualquer perigo real, que acaba atravessando um portal dimensional e surgindo em instalações da UAC. A partir desse choque entre mundos, o mod apresenta uma narrativa leve e deliberadamente exagerada, envolvendo corrupção dimensional, objetos enfeitiçados que ganham novas formas e um protagonista que descobre a violência de maneira inesperada.

A proposta deste trabalho é oferecer uma alternativa mais descontraída aos mods de jogabilidade tática, equilibrando humor e funcionalidade. Prince Peter traz um conjunto próprio de recursos, incluindo armas, efeitos e comportamentos exclusivos, com visual colorido que encaixa bem em combos retrô, com PWADs de monstros e/ou mapas. É um trabalho bem consistente, com muitos recursos próprios, e efeitos interessantes. É também abrangente até em pequenos detalhes, como as armas, que quando recolhidas, parece que se transformam magicamente em suas versões fantásticas.

Vídeo

Falei um pouco sobre o Prince Peter and the DOOMing Adventure nas Notícias do Facínora #325. Já deixei o vídeo mais ou menos no ponto:

The Economy of the Dead

Lançado em novembro de 2025, The Economy of the Dead é um episódio de nove fases para Doom II desenvolvido por diversos membros da Doomer Boards Community, sob liderança de Jon Vail (40oz). O WAD é o 77º projeto da série Doomer Boards Projects e foi concebido para source ports limit-removing. Seu tema central gira em torno de um cenário de lojas de varejo pós-apocalíptico, com mapas ambientados em espaços comerciais abandonados, degradados e tomados por uma sensação constante de colapso e vazio.

O episódio introduz, além dos novos mapas, decorações, texturas, gráficos e músicas de fundo, sem alterar a jogabilidade original. The Economy of the Dead deve encaixar bem com outros mods, especialmente focados em zumbis, terror, guerra urbana ou cenários apocalípticos, já que sua ambientação baseada em espaços liminares e decadência urbana oferece ampla flexibilidade criativa, mas dá pra jogar sem mais nada também, claro. É interessante também que o mod equilibra dificuldade sem chegar logo de cara com alguma fase inicial imensa entupida de monstros, ao contrário de muitos DBPs.

Showcase

POSTAL: Red Letter Day

Lançado em dezembro de 2022, POSTAL: Red Letter Day é uma conversão total para Doom desenvolvida pela Brain Dead Arts que recria Postal (1997) em uma perspectiva totalmente tridimensional. Substitui praticamente todos os elementos vanilla, trazendo armas, inimigos, gráficos, efeitos sonoros, texturas e mapas inspirados no jogo da Running With Scissors, mas adaptados às mecânicas de tiro em primeira pessoa.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, POSTAL: Red Letter Day já se mostra uma recriação sólida e surpreendentemente fiel em clima e identidade, com inimigos mais agressivos e inteligentes do que o padrão do Doom, exigindo maior mobilidade e atenção do jogador. Além dos mapas próprios, a TC permite carregar mapsets vanilla ou personalizados, “postalizando” qualquer fase, o que amplia bastante sua longevidade e possibilidades de uso sem descaracterizar a proposta original.

Trailer

Diamond Dragon

Lançado em junho de 2025, Diamond Dragon é um mod de gameplay desenvolvido por cybermonday que coloca o jogador no controle de Kiwi, uma caçadora de recompensas robótica com traços felinos, atuando em um futuro cyberpunk violento e estilizado. O mod substitui o combate tradicional por uma abordagem rápida e agressiva, combinando armas de fogo modernas com combate corpo a corpo baseado em espada, além de trazer novos inimigos, HUD, gráficos, efeitos sonoros e sistemas próprios, como headshots.

As mecânicas de Diamond Dragon são deliberadamente diretas e flexíveis, permitindo escolher livremente entre focar apenas em armas, apenas em combate corpo a corpo ou misturar ambos os estilos. Essa liberdade, aliada ao forte apelo visual e à sensação de impacto dos combates, fez com que o mod se destacasse rapidamente na comunidade, rendendo-lhe um prêmio de gameplay nos Cacowards 2025. É um mod que prioriza ritmo, estilo e “game feel”, funcionando bem com diversos conjuntos de mapas sem exigir que o jogador domine sistemas excessivamente complexos.

Trailer

Quakin Doom

Lançado em agosto de 2022, Quakin Doom (ou QuakinDoom) é um mod de gameplay desenvolvido por ZWolf14 que traz o universo de Quake para Doom, Heretic e Hexen. O projeto funciona como uma grande compilação de ideias inspiradas em outros mods de Quake para Doom, adaptando armas, monstros, itens, power-ups e mecânicas do FPS de 1996 para a lógica destes outros clássicos, mantendo uma identidade visual coesa e fazendo uso extensivo de modelos 3D.

Além de transportar o arsenal e o bestiário de Quake, o mod inclui criações originais, ajustes de dificuldade e rebatiza os níveis de skill com os nomes tais quais são no título original. O Quakin Doom é distribuído de forma modular: as armas podem ser usadas separadamente com outros pacotes de inimigos, enquanto o QuakinMobs depende do mod principal para funcionar corretamente. Existem ainda versões alternativas, como o Quake 1 Monsters Pack, o que torna o projeto bastante flexível para usar com mods de armas para Doom, Heretic e Hexen.

Vídeo

O Tyrant120 jogou o Castle of the Damned com o QuakinDoom: Chaos Edition completo e os seguintes outros mods: Precise Crosshair, Custom Crosshair Pack, Armament Tuning, SpawnProps, Brutal Doom Community Expansion Liquid Texture Pack, Alternate Quake Music Pack Jukebox e LiveReverb:

Tax Evasion 3D

Tax Evasion 3D, lançado em 19 de março de 2025 e já abordado nas Notícias do Facínora #290, é um mod de jogabilidade para Doom desenvolvido por CaptainResident, pensado especificamente para GZDoom e cujo título remete à legítima defesa. Ambientado em uma Terra alternativa, o jogador luta contra as forças armadas de uma federação imoral e autoritária, que governa como um verdadeiro estado policial. A justificativa oficial para o ataque é uma acusação de “evasão fiscal”, usada como pretexto para destruir o isolamento de um pequeno grupo de sobreviventes que vivia fora do controle do regime. A proposta mistura ficção científica distópica com uma estrutura narrativa simples, centrada em retaliação e sobrevivência.

Em sua base, Tax Evasion 3D permanece fiel a Doom, mas incorpora fortes influências de jogos do Build Engine, como como Duke Nukem 3D e Blood. O mod remove completamente o dano aleatório, substituindo-o por valores fixos, e introduz um sistema mais elaborado de armas, tipos de dano e inimigos categorizados por espécies, cada uma com resistências e fraquezas específicas. Quase não há ataques hitscan, priorizando projéteis rápidos e combates que exigem leitura de padrões e posicionamento. Há personalização considerável, pois diversos aspectos podem ser ajustados, desde efeitos visuais até opções de interface.

Apresentação das armas

Hell Crisis

Hell Crisis, lançado em outubro de 2025, é um interessante mod de gameplay desenvolvido por ScileSC inspirado diretamente na série Time Crisis, da Namco. A proposta adapta ao Doom algumas das mecânicas centrais dos rail shooters, colocando o jogador sob pressão constante por meio de um cronômetro que nunca para. O mod não é adequado pra “varrer” slaughters ou megawads extensos, mas pra avançar o máximo possível com prática, planejamento de rotas e domínio das mecânicas.

O mod oferece duas classes jogáveis, cada uma com características próprias. A classe Glock21 foca em mobilidade e resistência a tiros hitscan, com recarga feita ao olhar para baixo, em referência direta aos jogos de pistola de luz. Já a classe Machinegun sacrifica agilidade e resistência em troca de um escudo balístico frontal, ativado pelo altfire. Em Hell Crisis, eliminar inimigos preenche uma barra de tempo que, ao ser completada, adiciona 30 segundos ao contador, com bônus adicionais concedidos por tiros na cabeça e mortes causadas por explosões de barris. A presença de dash, multiplicador de dano para headshots e o gerenciamento cuidadoso do tempo tornam o mod compatível com diversos conjuntos de mapas, embora o uso de pacotes de monstros externos possa interferir em suas mecânicas centrais.

Trailer

The D64ifier

The D64ifier, lançado em 2022 e já usado extensivamente pela comunidade Gaming Room, é um pacote modular criado por Cryonaut com o objetivo de aproximar os Doom clássicos à atmosfera de Doom 64. Em vez de alterar mecânicas, o mod foca exclusivamente em trazer uma estética visual e sonora mais sombria e opressiva, inspirada diretamente no cartucho de Nintendo 64. A proposta é “D64ificar” o jogo base, preservando sua estrutura original enquanto modifica sua aparência, sonoridade e ritmo.

O módulo principal, ou core, concentra as principais mudanças visuais e sonoras, incluindo HUD e interface, iluminação mais escura, novas texturas, efeitos de fumaça e sprites ambientais, além de reverberação ampliada que afeta todos os sons do FPS. O mod também ajusta o movimento do jogador, tornando-o mais lento e menos escorregadio, e oferece uma soundfont alternativa que altera a execução das trilhas MIDI para um tom mais sutil e inquietante. Compatível com Doom, Doom II, Final Doom, No Rest for the Living e a maioria dos mapas vanilla, D64ifier ainda conta com diversos add-ons opcionais, como módulos de música e recursos utilitários, e outras edições com diferentes compatibilidades.

Vídeo

A seguir, uso o D64ifier com Doomed Marine no Mapa do Sereno e os outros mods Sun Damage Omen Enemies Pack, Darkbox, CatsVisor HUD, NashGore NEXT, Critical Shots e Bloom Boost.

Mass Disassembly

Mass Disassembly, lançado em 18 de julho de 2025, é um mod de Doom inspirado na série Murder Drones desenvolvido por Krypton57, com colaboração direta de Squig, Katherinecode e Craneo. A proposta coloca o jogador no papel de um disassembly drone criado para cumprir as ordens de Cyn, uma IA fora de controle que tenta purgar um planeta dominado pelo Solver, um programa capaz de manipular matéria e responsável por transformar drones em aberrações. O resultado é terror tecnológico com identidade visual agressiva e própria encaixados na estrutura clássica de Doom.

Em vez de depender apenas de vida e munição, o jogador precisa administrar o aquecimento do núcleo, que funciona como uma sentença de morte caso atinja o limite. A sobrevivência depende da coleta de óleo obtido ao despedaçar inimigos, incentivando ofensividade. O arsenal, apesar de contar com munição infinita, exige controle de ritmo, recargas e posicionamento, enquanto habilidades telecinéticas associadas a cores, movimentos avançados como glide e ground slam e power-ups extremos — incluindo uma forma eldritch — agregam ainda mais complexidade.

Trailer


Ufa!

Mais uma edição dos Gaming DooM Awards fechada no sufoco, mas dando pro gasto. Com certeza tem algo bom pra todo mundo dar uma fragada aqui.

Mas quero saber o que você está achando deste mods. Faltou algum? Valeu a pena o trampo pra listar estes trabalhos aqui? Compartilhe suas opiniões conosco.

Também, considere com muito cuidado tirar o escorpião do bolso para tornar-se nosso apoiador e financiar nossa campanha de dominação mundial!

Então, até 2026. Se Deus quiser, vai ser um ano com ainda mais coisas boas pra Doom!

Abraços!

Mais premiações e Gaming DooM

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário