Tem também Unvanquished, Vigilante pra Mega, Tomb Raider IV-VI remasterizados, Alien Romulus em VHS etc.
No dia 25 de outubro de 2024, entrou no ar a edição #269 das Notícias do Facínora, o programa jornalístico da Gaming Room, ocasião em que tratei de falar sobre um mod que traz armas, feitiços e outros elementos de fantasia medieval ao Doom, Mage Apprentice; Bruce Campbell nos atualizando sobre a série animada e os novos filmes da franquia Evil Dead: uma série animada e dois novos filmes; e outros tópicos intrigantes.
Este post é as notas desta edição (o vídeo a seguir), com suas fontes, referências, resumos das notícias, vídeos completos, assuntos relacionados, links para os jogos na faixa e os mods da jogatina.
Então, para além do Mage Apprentice e dos Evil Deads futuros, também tratei do interessante FPS gratis e open source Unvanquished; Tomb Raider IV-VI remasterizados chegando pra PC em fevereiro de 2025; Super Street Fighter 2 Turbo chegando pra Commodore 64/128; o filme Alien: Romulus sendo lançado em VHS oficialmente; fan remake do Fallout no estilo de Fallout 4, Fallout: Vault 13 sendo suspenso; port caseiro do Vigilante feito por brasileiro para Genesis/Mega Drive; a Epic Games oferecendo mais de 17.700 recursos de jogos AAA gratuitamente; e o jogo atualmente grátis: Moving Out (confira os jogos atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).
Abaixo, temos a lista com fontes fontes, referências, resumos, vídeos completos e assuntos relacionados:
As cenas da partida que usei de fundo deste Notícias do Facínora são de uma de Doom 2 com Octane Violence, Payback Enemies, Urban Side e alguns outros mods no GZDoom. Os links com info e downloads dos mods, em sua ordem de carregamento, podem ser encontrados abaixo:
Abaixo, temos a jogatina original, completa e sem falação:
A Aspyr Media anunciou o lançamento dos remasters de Tomb Raider 4, 5 e 6, previstos para fevereiro de 2025 no PC. A coleção incluirá Tomb Raider: The Last Revelation, Tomb Raider: Chronicles e Tomb Raider: The Angel of Darkness, apresentando gráficos aprimorados, com a opção de alternar entre os modelos poligonais originais e as novas versões a qualquer momento. A expectativa gira em torno de possíveis melhorias em The Angel of Darkness, que enfrentou problemas significativos em seu lançamento, especialmente nos controles. Os requisitos mínimos para rodar a coleção não parecem muito exigentes.
Fonte: Tomb Raider IV-VI Remastered is coming to PC in February 2025 @ DSOG
A nova versão 0.55 do Unvanquished, um jogo de tiro em primeira pessoa open-source baseado no motor Daemon, derivado do id Tech 3, traz melhorias significativas, especialmente em termos de otimização de desempenho. Com aprimoramentos como renderização de céu mais eficiente, tempos de carregamento de mapas reduzidos, e melhorias nos shaders e na memória de imagem, o jogo agora está mais rápido do que nunca. Além disso, a atualização inclui novos modelos in-game e correções visuais. Esta é uma ótima oportunidade para conhecer Unvanquished, um game open-source que continua evoluindo e parece bem interessante.
Links: site oficial (com download) | Fonte (Phoronix)
Recentemente, encontrei um mod interessante chamado Mage Apprentice, que traz elementos de fantasia medieval ao Doom. Nele, o protagonista é um jovem estudante de magia transportado do mundo de Cronos à aterradora dimensão do FPS da id Software, onde, munido de uma variedade de artefatos e feitiços, enfrentará hordas demoníacas, claro.
Com um arsenal de dezesseis armas e magias, Medieval Doom utiliza gráficos e sons inspirados em clássicos como Heretic e Hexen. A jogabilidade é mantida simples, seguindo o padrão básico de Doom, sem alt-fires nem inventários complicados. É possível usar a Sapphire Wand para ataques rápidos, ou a Thunder Rod, uma arma corpo a corpo poderosa. Já os Frost Shards e o Necroscepter introduzem feitiços variados, cada um com seus próprios efeitos e estilo de combate.
O mod é compatível com The Ultimate Doom e Doom II (talvez seja também com os IWADs do Doom registrado, Final Doom e Freedoom), e precisa do GZDoom 4.11.0 ou superior. Apesar disso, não funfa no Heretic ou Hexen (mas o Stray Jackals é). Já estou pensando em combinações para essa parada.
▶️ Download & info do Medieval Doom @ Doomworld
A RetroGL está desenvolvendo uma versão de Super Street Fighter II Turbo para os sistemas Commodore 64 e 128, utilizando seu motor RetroFighter, que já foi empregado em sucessos como SNK vs CAPCOM. A novidade foi anunciada junto com um vídeo de demonstração que destaca as atualizações do jogo. Essa adaptação é baseada na versão Game Boy Advance, SSF2T Revival, e promete trazer uma aparência aprimorada para os lutadores, finais para cada personagem e a maioria das dinâmicas de combate implementadas, como as fugas de agarrões. A próxima demonstração incluirá dois rounds bônus e novos cenários e músicas.
Links: Download | Manual | Fonte (Indie Retro News)
A 20th Century Studios anunciou o lançamento em VHS de Alien: Romulus, marcado para o dia 3 de dezembro. Para muitos fãs veteranos, a VHS traz memórias nostálgicas, especialmente dos filmes da franquia, que foram lançados nesse formato nas décadas de 70, 80 e 90. Este “interquel” do icônico Alien será uma edição limitada, com uma arte de capa criada pelo artista Matt Ferguson, e apresentará a imagem em formato fullscreen 4×3.
Além da versão em VHS, Alien: Romulus também será lançado em 4K UHD, Blu-ray e DVD, contendo recursos exclusivos como documentários com os cineastas Fede Alvarez e Ridley Scott, além de cenas alternadas e estendidas. O filme, que estreou nos cinemas em agosto, foi um sucesso de bilheteira, arrecadando $350 milhões mundialmente, superando Alien: Covenant, que fez $240 milhões. Situado entre os eventos dos filmes Alien (1979) e Aliens (1986), Romulus acompanha um grupo de colonos espaciais que explora uma estação espacial abandonada, apenas para se deparar com os temidos xenomorfos. O IGN avaliou o filme com nota 8/10, destacando seu retorno às raízes do terror. Até onde assisti o filme, parece de terror mesmo.
Fonte: Alien: Romulus Is Getting an Official Release on VHS @ IGN
O projeto de fãs Fallout: Vault 13, que tinha como objetivo reconstruir o clássico Fallout 1 na estética moderna de Fallout 4, anunciou a suspensão oficial de seu desenvolvimento apenas dois meses após o lançamento de uma demo bem recebida. A equipe, liderada por culinwino, comunicou a decisão em um post no Discord, explicando que a pausa se deve a fatores como esgotamento, dificuldades na retenção de membros com habilidades específicas e mudanças pessoais na vida dos desenvolvedores, e não a conflitos internos ou interferência da Bethesda.
Apesar da notícia decepcionante, a equipe promete liberar uma versão completa de Fallout: Vault 13, incluindo todo o conteúdo inacabado, permitindo que jogadores e modders explorem o trabalho já realizado. Eles também planejam uma retrospectiva para celebrar as conquistas do projeto. Essa abordagem permite que a paixão e o esforço investidos no game não sejam totalmente perdidos, deixando espaço para que outros possam eventualmente continuar o trabalho.
O homebrewer Fabrice Fernandez está trabalhando em um port do jogo de arcade Vigilante de 1988, da Irem, para o Genesis/Mega Drive. Para quem não conhece, Vigilante é considerado uma sequência espiritual de Kung Fu Master e mantém sua jogabilidade básica, mas se passa em Nova York, onde o protagonista deve resgatar sua namorada, Madonna, sequestrada por uma temida gangue de Skinheads.
Atualmente, o projeto está em andamento, com gráficos e efeitos sonoros que são quase idênticos à versão de arcade. Embora ainda não haja música implementada, é possível alternar entre as paletas de cores do Mega Drive e do TurboGrafx-16. Um vídeo mostrando o progresso do jogo e uma captura de tela foram disponibilizados, e o desenvolvedor promete mais atualizações sobre esse empolgante projeto.
Links: Tutorial no GitHub | Fonte (The Otaku Authority)
Atenção: a fonte disse erroneamente que Fabrice é brasileiro e o youtuber conhecido como “Genesis 8:14”, e eu, burro, acreditei. Genesis é, de fato, brasileiro, mas ele só gravou o vídeo abaixo, embora fazendo um excelente trabalho ao divulgar o projeto:
Bruce Campbell revelou novas informações sobre a série animada de Evil Dead e dois novos filmes desenvolvimento. Em entrevista ao ComicBook, Campbell explicou que, embora os projetos estejam em andamento, o processo é demorado, podendo levar anos até que sejam lançados. Os escritores e diretores Francis Galluppi e Sébastien Vaniček foram contratados para cada um dos novos filmes, prometendo mais ação e aventura com mortos-vivos demoníacos.
Embora a expectativa por novidades da icônica franquia de terror seja grande, os fãs precisarão de paciência até que as produções se concretizem. A série animada, assim como os filmes, promete manter a essência que os fãs amam, mas tudo ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento.
Fonte: Evil Dead Animated Series: Bruce Campbell Talks Development and Two More Movies
Enquanto não sai nada sobre esses futuros lançamento, olha o que dá pra fazer envolvendo o Ash e Doom no vídeo a seguir:
Os mods usados na jogatina acima, em sua ordem de carregamento, são:
Muito bem.
Fechamos mais uma edição das Notícias do Facínora. Não perca esse esquema dos recursos gratuitos da Epic. Pode ser bem útil.
E também não se esqueça de deixar suas considerações sobre estas notícias nos comentários e no próprio vídeo!
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!