Smooth Doom MBF21

Mais fluidez no Doom, mas com compatibilidade maior e gameplay mais vanilla!


Publicado em 8 de setembro de 2025.

Smooth Doom MBF21, abreviado como SD21, é um port do Smooth Doom compatível com MBF21, ou seja, traz animações mais suaves e avançadas ao clássico FPS da id Software, mas funcionando em ports para além da família ZDoom. Foi desenvolvido por Alaux e lançado inicialmente em 4 janeiro de 2023.

O mod vem em duas edições, uma com apenas as animações mais suaves e outra que traz também gore prolongado, efeitos de partículas extras, cápsulas de balas e cartuchos, mortes alternativas e um pouco de randomização para algumas decorações. Em ambos os casos, a jogabilidade é bem próxima da vanilla, provavelmente ainda mais do que a do Smooth Doom original.

De fato, devido a limitações técnicas e outras mudanças, o Smooth Doom MBF21 não é uma recriação exata do trabalho de Gifty, mas, por ter sido criado sob os padrões DSDHacked DeHackEd, é compatível com um número maior de engines do que o original, incluindo o oficial da Bethesda (Doom + Doom II).

Vídeos

Na combinação acima, usei o Smooth Doom MBF21 numa partida junto ao Crazy Joe Devola: Extended Edition, Critical Shots, Doom 3 for Doom Textures Replacer, Dynamic Hud, Bloom Boost, Flashlight++, Universal Weapon Sway, D64ifier MUSIC e Tilt++.

No vídeo acima, DRON joga o mod com o Death Guard e NuggetHUD Minimal.

Funcionalidades

Consegui elencar na lista abaixo algumas características em destaque do SD21:

  • Animações suavizadas: armas, monstros e objetos com muito mais fluidez.
  • Efeitos visuais extras: sangue expandido, partículas adicionais, bullet e shell casings.
  • Decorações aprimoradas e randomizadas: alguns objetos possuem pequenas variações ao aparecer.
  • Animações de mortes alternativas, para dar variedade, incluindo uma de gibbing para a Lost Soul.
  • Gameplay vanilla: mantém a jogabilidade próxima ao Doom clássico, até mais que o Smooth Doom original.
  • Duas edições disponíveis:
    • Standard Edition: inclui todas as melhorias visuais e efeitos extras.
    • Classic Edition: somente as animações suavizadas, sem efeitos adicionais.
  • Add-ons opcionais: pacotes de Black Gloves (luvas pretas) e Rifle compatíveis com ambas as edições.
  • Compatibilidade estendida: usa MBF21 + DSDHacked, funcionando em ports como Woof, Nugget Doom e DSDA-Doom.
  • PNG packs inclusos: para suporte a paletas customizadas sem precisar repalettizar no Slade (ou outra ferramenta que faz isso).
  • Desempenho otimizado: parte dos efeitos (como casings e gore) desaparece após um tempo.
  • Nota importante: não é indicado para gravação ou reprodução de demos (não sincroniza).

Screenshots

Download

O Smooth Doom MBF21, pelo menos atualmente, é distribuído em quatro arquivos diferentes:

  • Smooth Doom MBF21 – Oferece não apenas animações suaves, mas também alguns dos recursos opcionais sofisticados da versão original, como mais sangue, efeitos de partículas extras, cápsulas de bala/cartucho, decorações extras e animações alternativas de morte
  • SD21 Classic Edition – Apenas com animações suaves.
  • Black-Gloves Addon – Complemento para ter as luvas pretas.
  • Rifle Addon – Complemento do rifle.

Atenção: os complementos (Black-Gloves e Rifle) precisam de uma das duas edições base (Smooth Doom MBF21 ou SD21 Classic Edition). Ou seja, você deve carregar uma ou outra, não as duas. Convém também ler os TXTs que vem nos pacotes pra descobrir pra que serve cada arquivo.

Acesse a seção Compatibilidade para mais detalhes sobre como rodar o mod.

Compatibilidade

Como conta com especificações MBF21, o Smooth Doom MBF21 deve funcionar em ports como DSDA, Nugget Doom, GZDoom e o Doom + Doom II (o port oficial rodando no Kex Engine). Ele também deve precisar de algum IWAD registrado para rodar de boa, como o do Doom, Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom e Final Doom. Não testei, mas acho que os do Freedoom não devem bugar nem nada, mas imagino, no auge da minha ignorância, que podem fazer com que algumas frames das animações ficarem bugadas.

Devido ao uso intenso do DeHackEd, é provável que haja problemas com o Smooth Doom MBF21 rodando com mods que tenham seu próprio patch DeHackEd para qualquer coisa além de substituições de strings, mas pode funcionar em alguns casos, como em Scythe 2 e Hydrosphere.

Embora este mod tenha foco em manter a gameplay vanilla, você ainda precisa usar o Complevel 21 (MBF21), o que afetará bastante. Devido a isso e a alguns outros fatores, o SD21 não deve ser usado para gravação/reprodução de demos, em termos gerais.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário