Dicas e manhas para o Rastan de fliperama

9 de fevereiro de 2020

Neste artigo, reunimos algumas dicas, manhas e detonados em vídeo do Rastan, um grande jogo antigo de fantasia da Taito, em sua versão original de fliperama.

Alguns destes macetes podem até funcionar em outras versões deste game de plataforma de 1987, mas não dá para garantir agora. Também, como o de costume, devo atualizar esta publicação na medida em que for descobrindo outras dicas.

Bom, chega de conversa fiada e vamos logo ajudar este bárbaro tipo Conan (não o Cornan) a vencer o dragão e os seus lacaios pestilentos:

Como vencer a última fase (menos dificilmente)

Se morrer na última fase do Rastan, o jogo termina e você não pode continuar. Isso significa que todo o nível final deve ser concluído apenas com uma ficha, o que é bem complicado. Talvez, com save state facilite, mas daí vai ser trapaça…

Para isto ser minimamente possível, você deve deliberadamente morrer no final da quinta fase, enquanto luta contra o chefe (uma espécie de hidra). Use então outro crédito pegar continue e derrotar este chefão com sua primeira vida, procurando levar o mínimo de dano possível.

Se você não conseguir fazer isto, perca as vidas restantes e insira outro crédito para um novo continue. Sempre vá atrás de armas especiais, armaduras e itens que favoreceram a sua batalha contra a Hidra, o chefão da 5ª fase.

Matando todos os inimigos do mesmo tipo na tela

A demo do jogo não revela o propósito do bastão (rod), mas, se você estiver carregando-o, matar um inimigo faz todos os outros de mesmo tipo que estiverem na tela morrerem também.

Como obter o anel (no bom sentido)

O anel pode ser sempre obtido no castelo da primeira fase. Prossiga pelas 3 cordas, desça pela próxima correia cumprida e suba pela próxima correia longa. Desloque lentamente essa corrente para fora da tela e dois inimigos aparecerão no lado esquerdo, sendo que um deles sempre carrega o anel.

Como infligir dano duplo

O mortal (saltar e depois colocar para baixo com ataque) duplica os danos causados aos inimigos. É só isso mesmo.

Saltar mais alto

Segurar o direcional para cima, por outro lado, antes do salto, vai aumentar a altura do mesmo. Pode ser útil.

Ganhar mais pontos

Se seu objetivo for ganhar a maior pontuação o possível, recolha sempre o veneno (poison), pois elas valem muitos pontos.

Usando correntes nos castelos

Correntes em castelos geralmente podem ser percorridas para cima muito mais rapidamente, pulando repetidamente contra uma parede próxima. Outras precisam ser atravessadas para baixo podem ser perdidas saltando e caindo.

O chefe da quarta fase é praticamente impossível de derrotar sem usar esta tática, o que permite encontrá-lo carregando o martelo.

Escapando da lama da Fase 2

Muitos jogadores não sabem que a lama encontrada na segunda fase, na verdade, não mata. Ela apenas faz com que o bárbaro afunde, exigindo muitos saltos rápidos para sair fora desta situação.

Evitando morcegos

Para evitar que o jogador fique enrolando no Rastan, o game spawna uns morceguinhos chatos para atacá-lo. Eles podem ser mortos e garantem pontos, mas eles entopem a tela e deixam as coisas mais complicadas do que já são.

Morcegos no Rastan

Tá vendo o tanto de morceguinho que aparece no Rastan caso você fique parado no mesmo lugar muito tempo? Né facir não, Serverinho!

Parando em declives

Saltos verticais altos e repetidos são um bom método para parar, quando em declives (descidas) aproximando-se bolas de fogo quicando.

Chefões

Segue a lista dos chefões de cada fase. Alguns, de acordo com a versão de MSX do Rastan, tem até nomes próprios:

  1. Um guerreiro esquelético que empunha uma alabarda. O nome dele seria Graton;
  2. Um espadachim demoníaco que pode criar asas. O nome dele seria Slay;
  3. Um mago que seria chamado, Symplegades;
  4. Um cavaleiro dragão cujo o nome seria Laios;
  5. O chefão da quinta fase é uma hidra, aquela criatura mitológica reptiliana de cinco cabeças;
  6. O chefão final é um dragão. Se ele tem nome, não sei.

Detonado em vídeo do Rastan

Abaixo, temos um detonado do Rastan de arcade feito pelo canal World of Longplays. Foi o segundo longplay que este canal fez deste título. O vídeo mostra o game sendo zerado em pouco mais de 23 minutos de duração:

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!