Defenestrando Rastan (1987)

Newsletter:

Visão geral

Confira o gameplay comentado do Rastan sendo jogado no Fliperama Nostálgico, o quadro de vídeos a respeito de games antigos de arcade do canal Defenestrando Jogos.

Como o de costume, estamos disponibilizando o bagulho aqui num domingo e é bem informativo e descontraído. Usamos as informações fornecidas nesse trabalho como fonte para este post.

Rastan é um jogo de plataforma com rolagem horizontal desenvolvido e lançado pela Taito em março de 1987 pros fliperamas japoneses e posteriormente portado para outros sistemas. No mundo de fantasia de Rastan, o jogador controla um guerreiro bárbaro que parte em uma jornada para derrotar um dragão, enfrentando hordas de monstros como quimeras, orcs, esqueletos, hidras e harpias.

O Rastan ganhou versões para várias plataformas. Além do Master System, console no qual eu conheci o game, ele foi disponibilizado para o Commodore 64 (1988), ZX Spectrum (1988), Amstrad CPC (1988), Game Gear (1991) e MSX2, fazendo parte também de coletâneas como a Taito Legends Vol. 1 (Windows, Xbox e PlayStation 2), Taito Memories Pocket (PSP), Taito Legends Power-Up (PSP) e Taito Coin-Op Hits (CPC).

Este antigo jogo da Taito também deu início a uma série que rendeu mais dois títulos, o Nastar (1988) e o Warrior Blade – Rastan Saga Episode III (1991). Me lembro que era um dos jogos mais falados do Master System quando o console surgiu por terras tupiniquins, mas depois acho que ficou meio esquecido quando começaram a chegar mais lançamentos.

Gameplay

Rastan é um jogo de plataforma, considerado por alguns como hack ‘n slash, onde um único jogador controla um bárbaro através de seis fases de um mundo de fantasia repleto de criaturas típicas deste gênero. Cada uma destas fases são divididas em três áreas, uma ao ar livre, outra dentro de um castelo e um na sala do trono, onde Rastan enfrentará um chefão. Os fundos das áreas externas apresentam amplas paisagens com efeitos de luz solar em constante mudança com detalhes.

Os controles do jogo consistem em um joystick de oito direções e dois botões para atacar e pular, podendo ser combinados para fazer mortais, atacar no ar, determinar a altura e a direção dos saltos de Rastan etc.

O bárbaro começa com apenas a espada padrão, mas armas mais poderosas podem ser coletadas, bem como poções de saúde ou itens de defesa como um escudo, um manto ou uma armadura. Novas armas são recolhidas ao tocá-las ou acertá-las com a arma atual e, assim como os power-ups, durarão apenas por um tempo limitado. Uma vez que um item equipável foi escolhido, um ícone aparecerá no canto inferior direito da tela, indicando o efeito do mesmo.

Rastan só pode empunhar uma arma de cada vez (uma maça, um machado ou uma espada que dispara bolas de fogo, além da espada padrão), bem como apenas um tipo de proteção (escudo, manto ou armadura), mas outros itens (como o colar e anel) podem ser usado ao mesmo tempo. Há também jóias que podem dropar dos inimigos e dão pontos de bônus, bem como garrafas de poções que restauram ou esgotam a saúde do jogador, dependendo da cor. A rara cabeça de ovelha dourada irá restaurar completamente a saúde de Rastan.

De acordo com a versão do MX2, os nomes dos chefões que aguardam o herói no final de casa fase são:

  • Graton, um guerreiro esquelético que empunha uma alabarda;
  • Slay, um espadachim demoníaco que pode criar asas;
  • Symplegades, um mago;
  • Laios, um cavaleiro dragão;
  • Hydra, uma criatura reptiliana de cinco cabeças;
  • e o Dragão, o chefe final;

Curiosidades

  • Existe uma versão demo do Rastan para o Atari ST que foi descoberta mas não foi lançada;
  • O jogo foi lançado no Japão como Rastan Saga (ラスタンサーガ);
  • As versões japonesas e americanas contém diferenças também no gameplay: se você perder tempo demais sem avançar na fase, oito morcegos irão atacá-lo ao invés dos quatro da versão original; e o texto da tela de vitória da versão japonesa é algo de acordo com o enredo, enquanto a americana é algo genérico como: “Você é um guerreiro valente por ter vencido a batalha”.
  • Como você poderia imaginar, Rastan foi inspirado nas obras de de Robert E. Howard, o criador do Conan, o Bárbaro e pai do subgênero de fantasia conhecido como sword and sorcery;
  • No fundo da primeira fase, podem ser vistas gigantescas estátuas de pedra que parecem muito com com as estátuas do filme O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, mas só depois de anos foi possível se ter uma noção disso, visto que o jogo foi lançado décadas antes;
  • O protagonista Rastan aparece como o personagem selecionável “Miracle Rastan” no jogo Champion Wrestler de 1989, também da Taito;
  • O jogo contém vários itens de bônus que não são dropados pelos inimigos vencidos, como uma armadura dourada, um pergaminho de papel marrom e um pergaminho de papel amarelo. Os sprites para estes itens existem no jogo, mas não são usados normalmente, embora possam ser ativados se você hackear a rom, etc. A armadura funciona como a normal e os pergaminhos não fazem nada;
  • O jogo contém um modo de teste que pode ser ativado pelo valor de dois bytes para o final dos códigos das roms. A invencibilidade pode ser selecionada fazendo com que “NO-HIT” passe a ser exibido na parte inferior da tela do título. O nível de dificuldade da partida também pode ser modificado;
  • O jogo proíbe as iniciais “SEX” na tabela de pontuação. Se você tentar, elas se mudarão para “AHA”.

Dicas e manhas do Rastan do fliperama

  • Se você morreu na última fase, o jogo termina e você não pode continuar. Isso significa que todo o nível final deve ser concluído apenas com uma ficha. Para isto, mesmo que remotamente possível, você deve deliberadamente morrer no final da quinta etapa enquanto luta contra o chefe (uma espécie de hidra). Use então outro crédito para continuar e derrotar o dragão com sua primeira vida (com o mínimo de dano possível). Se você não conseguir fazer isto, perca as vidas restantes e comece com um novo crédito. Sempre vá atrás de armas especiais, armaduras e itens que favoreceram a sua batalha contra o quinto chefão;
  • O mortal (saltar e depois colocar para baixo com o ataque) duplica os danos causados nos inimigos;
  • Segurar o direcional para cima, por outro lado, antes do salto vai aumentar a altura do mesmo.

Vídeo adicionado em: 29 de julho de 2018

Categorias: Arcade, Plataforma, Vídeos

Tags: , , , , , , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 9 vezes.

Link Deste Vídeo: