ARJ 2.50 Shareware

18 de outubro de 2016
ARJ 2.50 Shareware

O ARJ é um dos compactadores/descompactadores mais antigos do mundo.

Quando foi lançado, em 1990, a ferramenta desenvolvida por Robert K Jung ficou conhecida por ser altamente versátil e ter melhor qualidade de compactação do que o PKZIP/PKUNZIP, o compactador/descompactador mais popular da época.

Além disso, o ARJ podia facilmente compactar e descompactar arquivos em múltiplos volumes. Isso era muito útil, pois o usuário podia definir os volumes com os tamanhos desejados para serem copiados em disquetes, que tinham absurdamente menos capacidade do que as mídias atuais, ou para serem distribuídos nas BBS.

Infelizmente, devido a falta de interface gráfica, o ARJ ficou em declínio, perdendo espaço para outros utilitários como os grandes nomes atuais do mercado. O WinRAR e o 7-Zip, e outros similares como o IzARC, são apenas alguns exemplos de compactadores que fazem praticamente tudo o que o ARJ fazia, mas com mais simplicidade devido a interface. Estes programas ainda descompactam arquivos “ARJotados” (arquivos .ARJ), porém, nem todos conseguem descompactar arquivos em volumes múltiplos neste formato.

Pensando nisso, resolvi inserir na página esta versão shareware (porém totalmente funcional) do ARJ 2.50 para ajudar ao visitante que quer recuperar seus backups antigos que fez em disquetes, etc. mas não conseguem fazê-lo de forma eficaz com os compactadores modernos.

O processo está descrito na sessão abaixo do post:

ARJ 2.50 Em Windows 64-bit

Esta versão do ARJ 2.50, como dissemos, é bem antiga. Tem quase 25 anos de idade e foi desenvolvida para rodar em MS-DOS. É bem capaz que sistemas operacionais mais modernos, principalmente os 64-bit, não consigam rodá-lo sem a necessidade de alguma gambiarra.

Pensando nisso, também vou deixar um micro tutorial que ensina como você pode extrair arquivos de múltiplos volumes com o ARJ, se for este o caso.

O tutorial é baseado na minha experiência ao descompactar o meu backup do Doom II (os disquetes pararam de funcionar há muito tempo) para usar o IWAD dele e rodar o mod Brother In Arms no Zandronum.

A primeira coisa que você precisa de fazer, depois de baixar o arquivo ARJ250.ZIP (disponível nesta publicação) e descompacta-lo normalmente, é copiar o arquivo ARJ.EXE para a pasta onde estão os múltiplos volumes que você quer descompactar.

Veja como estava na minha pasta que eu criei para descompactar o Doom 2 (ainda não tinha copiado o ARJ.EXE):

ARJ no Windows Explorer

Depois disso, basta abrir o DOSBox (ou instalá-lo, se você ainda não o tiver feito) e montar o drive com a pasta onde estão os arquivos compactados mais o executável do ARJ. Por exemplo: mount c c:\doom2

Acesse o drive c: montado (basta digitar c: e apertar [ENTER]) e entre com o seguinte comando:

arj x -v c:nomedoarquivo.arj

No meu caso, como eu estava querendo descompactar o DOOM2.ARJ, então usei: arj x -v c:doom2.arj

Aí é só esperar descompactar (até coloquei no Curtas do Doomguy a gambiarra):

ARJ no DOSBox

Depois disso, configurei o Zandronum para usar o meu DOOM2.WAD. Rodou filé demais com o BINarms:

Zandronum BINarms

Depois, se você quiser, você pode fechar o DOSBox e apagar o ARJ.EXE  junto com os arquivos compactados na pasta onde você descompactou os arquivos, usando o Windows Explorer mesmo. Só isso.

Vídeo

Este post foi publicado, originalmente, no dia 5 de abril de 2014.

No dia 17 de outubro de 2016, fizemos um Tutorial Nubizaço demonstrando o procedimento (embora com alguma diferença) para descompactar o backup do SimCity 2000:

Opções De Linha De Comando Do ARJ 2.50

Se você quiser ver mais opções na linha de comando para o ARJ 2.50, eu deixei um arquivo de ajuda no arquivo zipado chamado ajudarj.bat que executa o seguinte comando ARJ -? no DOSBox, para o caso de você não ter a tecla [?] funcionando no console deste programa, como foi o meu caso. Basta você digitar ajudarj e apertar [ENTER] no DOSBox, com o drive montado na pasta do ARJ.EXE, é claro).

Também tem um arquivo ARJ.DOC, bastante extenso e detalhado sobre o software ,incluso no pacote de download. Você pode abrir com o Word mesmo ou algum programa similar moderno qualquer.

Nota

Se você souber de outra maneira para descompactar devidamente múltiplos volumes criados com ARJ, não deixe de compartilhar. Mas mesmo que tiver um jeito 1000% mais fácil, vamos deixar o arquivo aqui para colecionadores e por curiosidade.

site ou autor do arquivo Robert K Jung tamanho do arquivo 153KB licencaShareware sistemas operacionais compativeisMS-DOS Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.