Doom II: Hell on Earth

25 de Fevereiro de 2011

Doom II: Hell on Earth

Doom II: Hell on Earth é o jogo que criou uma legião de fanáticos, fez malucos criarem livros de mais de mil páginas a seu respeito e possibilitou partidas multiplayer emocionantes e extremamente acirradas, que, antes da disseminação da banda larga e das lan houses, fizeram as contas telefônicas subirem bastante com o deathmatch.

O Doom II, em sua versão 1.666, apesar de ser, basicamente, a mesma coisa do primeiro jogo da série, usando a mesma engine e praticamente contando com os mesmos recursos, é considerado, por vários, melhor do que o primeiro.

Desenvolvido pela id Software, o game de tiro em primeira pessoa foi lançado no dia 5 de maio de 1994, originalmente para o PC,  Foi posteriormente convertido para outras plataformas, como Mac OS X (1995), PlayStation (1995), Game Boy Advance (2002), Tapwave Zodiac (2004), Xbox (2005), Xbox 360 (2010) e o PlayStation 3 (2012), além de várias conversões não oficiais e outras que surgiram e surgirão ainda.

Não são todos os jogos que possuem tantas versões, mas veja que este game foi, e ainda é, um dos maiores sucessos de todos os tempos. Se considerarmos os mapas, os monstros novos, a escopeta de dois canos, a quantidade de add-ons e MODs que foram e ainda estão sendo criados, o clima sinistro, a adrenalina, a melhoria no multiplayer, ou tudo junto, não é preciso explicar porque DOOM II é um clássico e um dos melhores jogos da história da humanidade.

Mods e ports (engines avançadas)

Outro fato interessante sobre o Doom 2 é sobre sua engine. Como partilha a mesma engine do Doom, seus arquivos de conteúdo modular (modular data files) permitem que a maior parte de seu conteúdo possa ser substituído carregando-se arquivos .WAD customizados. Esta característica, como já citamos acima, é responsável também pela enorme popularidade do jogo, criando a primeira maior comunidade de MODs para games da história e disponibilizando uma infinidade de novos mapas, expansões e modificações. O interesse por estas últimas foi renovado em 1997 quando o código fonte foi disponibilizado aberto, possibilitando mods ou ports ainda mais radicais, como uns que já postamos no nosso site: ZDaemon, ZDoom, GZDoom, Zandronum e o obsoleto, mas ainda jogável, Doom 95.

Estes, e outros ports, modernizaram e ampliaram a experiência deste clássico. Alguns permitem jogar pela internet massivamente contra vários jogadores, além de pular, olhar pra cima, baixo e outras coisas, como alguns jogos de tiro em primeira pessoa mais modernos.

A qualidade do game em si, e esta característica de poder modificá-lo, faz do Doom 2 o campeão absoluto do Hall of Fame da Gaming Room. Além de ser um jogo do !@$!@#!, tem tudo a ver com desenvolvimento de jogos.

A Missão

O resumo do resumo da história é o seguinte: De volta a Terra, você pensava que ia ter uma vida tranquila e talvez abandonar a vida militar. Mas você se enganou! Chegando ao nosso planeta, você não acredita que tudo está acontecendo de novo, e bem aqui! O planeta está infestado pelos demônios e os seres humanos estão sendo transformados em zumbis, sobrando poucos vivos.

Parece que os cientistas da Terra construiram naves gigantes para levar os sobreviventes para uma base espacial em Urano, mas infelizmente ela acaba de ser dominada pelos invasores, impossibilitando qualquer nave pousar ou deixar a estação. Você e seus amigos atacam os monstros mas novamente são massacrados.

Primeiro você tem que retomar a estação espacial e desligar o campo de força, depois descobrir o portal para o Inferno de onde os demônios estão saindo e dar um jeito nesta confusão, mesmo que seja pulando para o outro lado.

E agora você está aqui, não em outro planeta e sozinho. A única esperança da nossa raça está nas suas mãos, e no armamento pesado que elas esperam alcançar!

Gameplay

Visto que o Doom II compartilha a mesma engine do Doom, é de se esperar que os jogos sejam bastante semelhantes, entretanto existem algumas visíveis diferenças entre os dois games, principalmente no quesito de gameplay. Os mapas são bem maiores e complicados, monstros que eram chefões no Doom 1, muitas vezes são inimigos normais no jogo, o multiplayer também fora melhorado. Além disto, adicionaram novos inimigos e uma arma nova, como já dissemos acima.

Monstros

Zombieman: Esse é o inimigo mais fraco, e o primeiro que você enfrenta. Não representa nenhuma dificuldade expressiva e, quando morre, deixa cair seu pente de munição.

Shotgun Guy: O Shotgun Guy é um pouco mais forte do que o Zombieman. Seu poder de fogo é maior, mas também não é nenhuma ameaça. É similar ao Zombieman, sendo difícil de distinguir esses dois caras no escuro. Quando morre deixa cair sua escopeta.

Gestapo ou Schutzstaffel: Vindo diretamente do Wolfenstein 3D. Ele aparece nas fases secretas do DOOM II (31 e 32). No DOOM II, ele tem seu poder de fogo e resistência quase iguais ao do Zombieman, sendo ligeiramente mais forte.

Heavy Weapon Dude: Aparecendo apenas no Doom II, esse cara tem a mira boa, bem superior a dos outros zumbis. Sua chaingun pode tirar uns bons pontos de saúde se você não ficar esperto. Mas ele morre de maneira relativamente fácil. Quando morre deixa cair sua chaingun.

Imp: Esses demônios atiram bolas de fogo lentas que podem ser desviadas com facilidade. São um pouco mais resistentes do que os Zombiemen e Shotgun Guys.

Demon: Os demons (pinkies ou os boizões, como chamamos em homenagem ao Boi) são rápidos mas não atacam com armas de longa distância. Podendo ser abatidos com facilidade, mesmo sendo mais resistente do que os inimigos citados acima. Existe uma versão dele quase invisível que no escuro, as vezes, não da pra ver direito.

Lost Soul: Outro inimigo que também não ataca em longa distância como o Demon, mas voa e é rapido, mesmo sendo mais fraco do que esse.

Cacodemon: Esse é outro inimigo voador, sua resistência já é visivelmente bem maior do que os que já citamos. Ele ataca com bolas de fogo, mais rápidas e mais fortes do que a do IMP. Ele é bem lento.

Pain Elemental: Inimigo exclusivo do Doom II é  outra bola voadora, mas que ao invés de atacar com bolas de fogo, solta Lost Souls em você. Quando ele morre, ele explode deixando um tanto de Lost Souls pra te atacar.

Mancubus: Este gordo nojento é outro inimigo exclusivo do Doom II. Possui dois lança chamas no lugar dos braços, atacando com grande velocidade. Já representa uma boa ameaça, principalmente em lugares fechados.

Revenant: Um esqueleto, que só aparece também no Doom II. Ataca tanto de longe com lança foguetes que soltam mísseis que te perseguem. Quanto está de perto te soca com um gancho poderoso. Outro inimigo que já não dá pra fazer muita gracinha, principalmente se tiver enfrentando muitos ao mesmo tempo.

Hell Knight: Dos inimigos mais fortes do jogo, o Hell Knight é o mais fraco. Mas é bastante resistente, e armas fracas não são muito eficazes contra ele. Ele ataca com bolas verdes de energia bem rápidas, e de perto te ataca socando.

Spider Mastermind: O segundo inimigo mais resistente que te ataca com a metralhadora instalada nas suas pernas mecânicas. Você pode atacá-lo varias vezes enquanto ele se movimenta. Tem uma missão do DOOM II em que você pode forçar uma luta dele contra o Cyberdemon.

baron of hell
Baron of Hell: Este inimigo é tipo o Hell Knight só que num tom mais avermelhado, e bem mais forte e resistente.

arachnotron
Arachnotron: Versão menor do Spider Mastermind, esse inimigo ataca com um rifle de plasma em grande quantidade e com grande precisão.

arch vile
Arch-Vile: Trata-se de um inimigo peculiar. Ele, além de ser extremamente poderoso com a sua chama difícil de desviar, ainda ressuscita os outros inimigos (com exceção do Cyberdemon, Spider Mastermind e outro Arch-Vile). Elimine esse cara assim que puder.

Cyberdemon: Aí está, a besta maior do Doom. Extremamente resistente, precisa de uma grande quantidade de munição para derrotá-lo, até mesmo com a BFG 9000. Em lugares abertos, entretanto, não é muito difícil de se abater, pois ele te ataca com um lança foguetes semelhante ao seu, podendo se desviar dos mísseis sem maiores problemas. De qualquer jeito é uma tarefa demorada.

Armas

  • Soco Inglês: Você usará apenas o soco inglês no caso de ficar sem munições e não tiver pego a serra elétrica (Chainsaw).
  • Pistol: Além do soco inglês, no início do game você começa com a pistola (Pistol em Inglês). O revolvinho não faz muitos estragos, e lento e não é muito preciso.
  • Chainsaw: Esta arma é violenta, pena que só da pra atacar se for de perto. Você pode achá-la e usá-la no caso de ficar sem munição, ou se quiser poupar alguma para os inimigos mais fortes, pois é melhor do que o soco inglês.
  • Shotgun: Melhor do que a pistola, essa arma pode fazer bons estragos a curta distância. É uma boa arma, seu único problema é a demora entre um tiro e outro. Mas pegue a sempre que puder, pois sua munição pode ser usada para a escopeta de calibre duplo também.
  • Double Barrelled Shotgun: Nova no Doom II, esta potente arma tem o dobro do ataque da escopeta de um cano, gastando o dobro de munição e mais tempo pra recarregar também. Mas mesmo assim é uma excelente arma que você pode usar até nas últimas fases do jogo e pode ser crucial num Deathmatch. Sua desvantagem é que a longa distância ela não é muito eficaz, além do gasto maior de munição.
  • Chaingun: Semelhante à usada no Wolfenstein 3D, esta metralhadora usa a mesma munição da pistola, mas é muito mais rápida e precisa sendo muito mais eficaz. É uma boa opção para eliminar campos cheios de inimigos não muito fortes. Também gasta muita munição.
  • Rocket Launcher: É a segunda mais potente arma em termos de dano bruto. Excelente para ser usada a média distância, pois a curta você acaba levando dano também e podendo até se matar morrer. A longas distancias ela não é muito acurada, mas sua explosão pode resvalar no inimigo causando dando neste. Ela pode matar muitos inimigos fracos com um só tiro, (espalha-bolinho), e os inimigos fortes também. Aliás você precisa dessa arma para vencer a ultima fase do Doom II.
  • Plasma Rifle: Uma das melhores armas tanto no jogo normal quanto no Deathmatch. Esta arma atira rapidamente, com um poder de fogo maior do que a chaingun potencialmente podendo eliminar qualquer oposição.
  • BFG 9000: É a mais poderosa arma, com um poder de fogo violento, ideal para limpar salas cheias de monstros mais fracos, e para matar os inimigos mais fortes do jogo. O problema dela é que demora demais para recarregar, e gasta muita munição. A BFG significa “Big Fucking Gun”, mas alguns frescos de plantão tentam amenizar as palavras.

Screenshots

Demos uma jogadinha rápida e pegamos uns gráficos do Doom II Vanilla (sem mods nem ports avançados) para ilustrar este post. Algumas delas podem ser ampliadas ao clicar:

tela de título do Doom 2

tela de título do Doom 2

Começando a primeira missão

Começando a primeira missão…

Enfrentando o Cyberdemon na fase secreta 32, saída do Wolfenstein

Enfrentando o Cyberdemon na fase secreta 32, saída do Wolfenstein

Cyberdemon morto

Quando se dá cabo deste arrombado, fica só as patinhas. Podia deixar ao menos uma muniçãozinha eheheh.

Commander Keen no Doom 2

A famosa participação do Commander Keen no Doom 2

Saindo do jogo

“quit do DOS”… *.* nostalgia pura

final demon

Olha o que está te aguardando no final do jogo

Créditos do DOOM 2

Créditos do DOOM 2

Veja Também

Sobre o download

O Doom II: Hell on Earth não é um jogo grátis e não pode ser distribuído como freeware, infelizmente. No entanto, você pode adquirir uma cópia totalmente legal dele, junto com o Final Doom.

Nós temos o link para comprar o pacote (Doom 2 e Final Doom) através do GOG, que tem suporte para o Brasil, inclusive para comprar em reais e pagar com boleto bancário. Já compramos vários games lá e atestamos a confiabilidade do serviço.

Ele já vem pronto para rodar no Windows (XP, Vista, 7, 8, 10), configurado com o DOSBox, e com os manuais em PDF incluídos. Como se não bastasse, quando se compra o pacote, você ganha, de graça, na sua conta, os jogos The Elder Scrolls: Arena e o The Elder Scrolls Chapter II: Daggerfall, além de vários outros que já vem na conta gratuitamente.

Veja mais

  • WARING, Robert E. Doom 2 – Totalmente Não Autorizado. São Paulo: Makron Books 1995 – Livro usado como uma das fontes deste post.
  • Doom II: Hell on Earth de Game Boy Advance online – Este port não é dos melhores, mas dá para você jogar no seu browser.
  • Se você quiser apenas um IWAD para rodar mods e é pão duro, pode experimentar a phase 2 do Freedoom, que é o correspondente grátis do DOOM2.WAD
site ou autor do arquivo id Software licencaUS$9,99 sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.