Michael Jackson’s Moonwalker

19 de outubro de 2017
Michael Jackson’s Moonwalker

Michael Jackson’s Moonwalker (マイケル・ジャクソンズ・ムーンウォーカー) é um jogo de luta desenvolvido pela Sega e lançado para o arcade (System 18) no dia 24 de julho de 1990. Baseado no filme de mesmo nome, o game é um beat ’em up isométrico em que Michael Jackson, junto com seu chimpanzé Bubbles, tenta salvar as crianças e derrotar o maligno Mr. Big.

O finado cantor pop em pessoa foi produtor e designer do Michael Jackson’s Moonwalker original, versão tal que é substancialmente diferente dos seu ports para o Mega Drive e Master System. Estes, mesmo mantendo grande parte dos elementos da versão de fliperama, abandonam a visão isométrica e a rolagem lateral sideways scrolling, se assemelhando mais a um game de plataforma ou algo parecido com o Shinobi. Estas versões para consoles caseiros contaram com o design de Roppyaku Tsurumi, que também foi co-produtor delas, junto com Jackson.

Computadores como o Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Commodore Amiga, PC (MS-DOS), MSX e o ZX Spectrum também ganharam versões do jogo, mas com uma jogabilidade completamente diferente da original e dos consoles. Segundo a revista Your Sinclair, a versão de ZX Spectrum tinha o gameplay similar ao Gauntlet e Operation Wolf deste computador.

Embora eu tenha jogado exaustivamente o Moonwalker do Master, um jogo muito popular desta plataforma quando foi lançado, me lembro da versão de fliperama ter uns recursos impressionantes pra época. O jogo é uma mistura peculiar de elementos como soldados futuristas, mafiosos, robôs, zumbis etc. É meio surreal imaginar como tudo isto se encaixaria num enredo, se fosse o foco do game.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão do fliperama do Moonwalker e foram ampliadas.

Vídeo

Acima, temos o Celso defenestrando o Michael Jackson’s Moonwalker do arcade, neste episódio do seu Fliperama Nostálgico que foi publicado em seu canal no dia 18 de maio de 2015. Além de exibir o gameplay, o vídeo também traz muitas informações e curiosidades a respeito do jogo, sendo uma das fontes para esta publicação.

Já acima, temos o longplay da versão de Master System do Moonwalker, a que eu mais joguei.

Enredo

Como dito, o Michael Jackson’s Moonwalker é um jogo baseado no filme de 1988, uma antologia estrelada pelo próprio cantor pop. O game segue mais ou menos o seguimento Smooth Criminal do filme, onde Michael Jackson tem que resgatar as crianças e derrotar Mr. Big, seus capangas, máquinas mortais, mortos-vivos e outros inimigos que estão a serviço do mal. Jackson conta com a ajuda do seu chimpanzé Bubbles, seu bicho de estimação na vida real.

Gameplay

Fliperama

Neste beat ’em up, o jogador deve derrotar todos os capangas e inimigos a mando de Mr. Big em cada fase. Michael Jackson, ao invés de atacar com chutes e socos (como é a tradição do gênero), lança uns poderes energéticos com as mãos ou faz uma dança mágica que hipnotiza todos os inimigos da tela e os destrói, depois de acompanharem o protagonista na tal dancinha.

Alguns inimigos são derrotados com apenas um tiro e outros precisam de serem atingidos várias vezes para serem derrotados. É possível carregar o ataque de Michael segurando o botão de tiro, o que aumenta o seu dano. Se manter pressionado o botão de ataque por muito tempo, esta força extra se perde, precisando ser carregada novamente. No final de cada rodada, o chimpanzé de estimação de Michael, Bubbles, aparecerá. Se Michael toca Bubbles, ele vai se transformar em um poderoso robô. Depois de Michael se tornar no robô (chamado por alguns de Moonwalker), ele será capaz de disparar lasers e mísseis. Michael deve derrotar o chefe no final de cada rodada a fim de avançar para a próxima. Porém, se você não pegar o Bubbles, deverá enfrentar o chefão sem esta transformação.

É possível jogar o Michael Jackson’s Moonwalker com três jogadores simultâneos. Cada um usa uma cor diferente: Branca (jogador à esquerda), vermelho (jogador do meio) e preto (jogador à direita).

Moonwalker para consoles caseiros

Como dissemos acima, o gameplay dos ports do Moonwalker pro Mega Drive/Genesis e Master System contavam com um esquema totalmente diferente, lembrando mais o Shinobi do que o original dos arcades.

Nestas versões, o jogador tem que resgatar as crianças, todas elas parecidas com a Katie do filme. Elas ficam espalhadas pelas fases, algumas atrás de objetos como portas e até tumbas. Muitos destes objetos estão vazios ou escondem power-ups ou inimigos, mas isso nunca varia entre as partidas, podendo o jogador fazer mapas das fases para lembrar onde está cada criança ou power-up e usar toda vez que reiniciar o jogo.

O ataque padrão do Michael Jackson é aquele chute que ele fazia durante suas apresentações. Se o jogador segurar o botão de ataque e apertar o direcional pra trás, Jackson faz o seu passinho Moonwalk, que serve para algumas coisas no jogo. Ele também pode rodopiar, ficando invulnerável no processo, mas isto o fará perder energia. Se o rodopio for segurado, Jackson faz aquela sua dancinha que hipnotiza e mata os inimigos todos da tela (Star Magic). Ele também pode combinar saltos com ataques ou agachar para dar socos.

Tem também o ataque com o chapéu, onde Michael o arremessa como um bumerangue. No Master System, isto é feito com o botão de ataque ao recolher o ícone do Michael Jackson laranja (o amarelo dá vida). No Mega Drive, isto é feito segurando o botão de rodopiar por dois segundos, com o direcional controlando o sentido desejado. Michael também conta com a ajuda do Bubbles, que aponta onde o jogador deve ir para terminar a fase. Neste console, tem mais interação com o cenário e variedade de inimigos durante as rodadas também.

No final de cada round da versão de Master System, até o 5-9, Jackson enfrenta um desafio com os capangas de Mr. Big. No 6-1, ele se transforma no robô e o jogo se transforma um shooter tipo aquela fase de bônus do Shinobi. No round 6-2, ele se transforma numa nave, mantendo um esquema similar à rodada anterior.

Já no Mega Drive, na fortaleza final, ele também pode se transformar em robô durante o round, mantendo a perspectiva padrão do jogo, mas daí não pode recolher as crianças. No último round, Jackson se transforma numa nave espacial e luta no espaço contra a nave do Mr. Big, com uma perspectiva em primeira pessoa similar a de um simulador de voo.

Trilha Sonora

Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora do Moonwalker inclui músicas do próprio cantor. Elas são planos de fundo dos rounds (fases) do game, em sua versão de arcade:

  1. Cavern: “Bad
  2. Amusement Quarter: “Smooth Criminal
  3. Night Street: “Beat It
  4. Graveyard: “Another Part of Me
  5. Evil Fortress: “Bad

Outras músicas também rolam em outras partes do game, como Billie Jean, como em seu final.

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