Defenestrando Hagane: The Final Conflict (1994)

Newsletter:

Visão geral

Vamos trazer aqui, neste domingo, para você ter algo decente pra assistir, o raro game de SNES Hagane: The Final Conflict sendo defenestrado pelo Celso Affini em seu canal. O vídeo, como sempre, é descontraído, porém informativo, além de nostálgico.

Hagane: The Final Conflict, ou apenas Hagane, é um jogo de ação e plataforma desenvolvido pela CAProduction e lançado pela Red Entertainment e a Hudson para o Super Nintendo primeiramente no Japão, a 18 de novembro de 1994.

Atualmente um raro item de colecionador, sendo seus cartuchos originais bem caros em virtude disso, o jogo segue Hagane, um ninja ciborgue que partiu em uma jornada para se vingar da facção oposta e recuperar o Cálice Sagrado, combinando elementos tradicionais de ninjas e samurais japoneses em uma ambientação futurista, quase como se fosse uma mistura de Shinobi com o ESWAT: City Under Siege do Mega Drive.

Apesar que o jogo não deve ter vendido muito (e por isso é tão raro), segundo consta, o Hagane foi bem recebido pela crítica, sendo comparado favoravelmente a outros clássicos do gênero, com seus controles, design de arte e desafio sendo elogiados. Entretanto, a qualidade gráfica e sonora do game parece que foi criticada, embora, pelo o que pude ver, o visual (fundos, sprites, animações etc.) do Hagane são bem maneiros. Os sons e música não são nada demais, mas também não são ruins. Ou seja, crítico não sabe de nada.

Enredo

Os clãs ninja Fuma e Koma vivem principalmente na escuridão e dominam as artes secretas do Ninjutsu e da magia negra. Apesar aparentarem ser humanos normais, eles têm força e poder espiritual além do normal. Cada clã consiste em várias facções. O Fuma é dividido em facções baseadas no zodíaco chinês, enquanto Koma é dividido em facções por cor: branco, ouro e o dragão vermelho.

No clã Koma, os membros cada facção não sabem mais nada sobre quaisquer outras facções, exceto que existem, suas linhagens estão isoladas do mundo exterior e estão destinadas a declinar. Já o clã Fuma possui extrema força e poder espiritual e seu dever é proteger o Santo Graal [1], artefato sobre o qual é dito possuir um poder capaz de destruir o mundo.

O clã Koma eventualmente atacou uma facção Fuma e roubou o Santo Graal, a fim de dar cabo ao seu plano maligno de acabar com a Terra de uma vez por todas. No entanto, eles não perceberam que, entre os gravemente feridos, um homem sobreviveu. À beira da morte, este homem conhecido como Hagane foi trazido de volta à vida pela avançada tecnologia cibernética utilizada por um misterioso velho chamado Momochi. Nada além do cérebro de Hagane teria sobrevivido, e seu corpo mecânico conta agora com os incríveis poder e velocidade de um cyborg.

Com este poder, Hagane prometeu se vingar do clã Koma e recuperar o Cálice Sagrado de suas mãos.

Gameplay

Hagane é um action-plataformer que conta com cinco fases, as quais são divididas em vários estágios repletos de inimigos, quebra-cabeças e chefões. Todos os estágios apresentam plataformas com a exceção de um, onde o jogador viaja em um hovercraft através de uma bela sequência garantida pelo Modo 7 do SNES. Os estágios são também notavelmente curtos e contam pouquíssimos checkpoints.

O jogador começa podendo levar três hits antes de perder uma vida, embora forneça power-ups que aumentem o medidor de saúde do usuário além deste limite. Quando o protagonista perde uma vida, ele perde estes bônus e também volta ao início da fase. O Hagane não conta com a opção se salvar e carregar o game.

O jogador pode realizar saltos duplos, agarrar em muros (tipo Parkour), usar quatro armas diferentes, deslizar sobre o solo, realizar saltos mortais (somersaults) para desviar de ataques e usar várias habilidades especiais diferentes. Combinar o somersalt, pressionando o seu botão junto com o de pular e atacar, permite que Hagane realize diferentes ataques especiais, como socos com fogo, chutes ou mortais pra trás.

As armas incluem: uma espada curta, uma corrente, pequenas bombas e faquinhas que são arremessadas. As bombas e facas têm munição limitada, podendo dropar de inimigos derrotados. As habilidades mágicas também são limitadas, mas podem limpar a tela de inimigos.

Curiosidades

  1. O Santo Graal é o cálice usado por Nosso Senhor na Última Ceia que teria sido usado por José de Arimateia para colher o Seu sangue durante a Crucificação. Este é o Sangue da nova e eterna Aliança, derramado por todos em remissão dos pecados. Ou seja, tem o poder de salvar, não de destruir o mundo;
  2. O Hakane foi lançado na Europa em abril de 1995 e na América do Norte em junho de 1995;
  3. Como dito acima, foi ficando formidavelmente mais caro para a revenda. Em 2014, a versão japonesa do game poderia ser vendida por £100 (cerca de 478 reais na cotação atual), enquanto a versão americana girava em torno de £400 a £500 (R$ 1913,00 a R$ 2391).

Mais ninjas


Vídeo adicionado em: 8 de setembro de 2019

Categorias: Ação, Plataforma, Vídeos

Tags: , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 13 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!