Buster Bros.

18 de julho de 2018

Buster Bros., também conhecido como Pang ou Pomping World no Japão, é um jogo de tiro desenvolvido pela Mitchell Corporation e lançado em 1989 para os fliperamas. Basicamente, o esquema do Buster Bros. é idêntico ao de um jogo chamado Cannon Ball de 1983 do MSX (lançado como Bubble Buster no ZX Spectrum).

O jogo, seja com o título de Buster Bros. ou Pang, foi portado posteriormente para outras plataformas, como o Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Game Boy, TurboGrafx CD, MS-DOS, ZX Spectrum, PlayStation e PSP, sendo lançado como parte de compilação nos dois últimos.

Buster Bros. foi um grande sucesso de críticas, e é realmente um jogo bastante único, com bons gráficos e um gameplay envolvente e potencialmente viciante. Isto pode ter justificado os ports citados acima e também os outros cinco jogos da série a qual ele deu início.

Vídeo

Assista acima o gameplay do Buster Bros. em mais um vídeo do Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos, que traz muitas informações e curiosidades sobre o jogo de uma forma bem irreverente, mas sem perder a compostura. Estes dados foram umas das fontes para montar esta publicação.

Gameplay

Buster Bros. (ou Pang) é um jogo de tiro com alguns elementos de plataforma que apresenta 50 fases no total e onde o objetivo (pode ser jogado por até duas pessoas ao mesmo tempo) é destruir os balões que ficam quicando pela tela. Para isto, pode-se atirar ganchos para cima, que estourarão os balões ao contato. O jogo também conta com um timer que mostra quanto tempo resta para o jogador completar a fase antes que dê game over.

Dependendo dos tamanhos dos balões, eles podem se dividir em duas partes menores ou evaporar totalmente. Além dos balões, algumas fases tem barreiras que tem que ser destruídas com os ganchos, visto que eles bloqueiam o seu acesso aos mesmos. Existem também algumas barreiras que são indestrutíveis.

Os personagens podem subir escadas, mas não saltar. Podem também recolher power-ups como: a habilidade de atirar dois ganchos de uma vez, um gancho que fica preso ao teto e espera algo tocá-lo e uma arma que tem uma alta taxa de tiro, mas não pode destruir barreiras. Além deste armamento extra, você também pode pegar uma ampulheta (que paralisa o timer por alguns momentos), dinamite (reduz todas os balões ao seu menor tamanho), vidinha e um campo de força.

As 50 fases do Buster Bros. se passam através de 17 locais reais: Monte Fuji, Monte Keirin, Wat Phra Kaew, Angkor Wat, Uluru, o Taj Mahal, Leningrado (São Petersburgo), Paris, Londres, Barcelona, Atenas, Egito, Quênia, Nova Iorque, Ruínas Maias, Antártica e Ilha de Páscoa. Todos estes locais mostram alguma coisa característica do mesmo ao fundo, como algum monumento etc.

Série

Além dos ports citados acima, o Buster Bros. deu início à série Pang:

  1. Pang/Buster Bros. (1989);
  2. Super Buster Bros. (1990);
  3. Buster Buddies (1995);
  4. Mighty! Pang (2000);
  5. Pang: Magical Michael (2010);
  6. Pang Adventures (2016).

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.