F/A

15 de junho de 2020

F/A (エフ/エイ), conhecido fora do Japão como Fighter & Attacker, é um jogo de tiro estilo shoot ’em up de rolagem vertical desenvolvido e lançado pela Namco para os fliperamas em outubro de 1992.

Em F/A, os jogadores podem pilotar vários caças baseados em aviões de combate reais para encarar um grande número de inimigos aéreos, terrestres e marítimos.

As aeronaves selecionáveis em F/A são os japoneses F-15J e F-4EJ, os americanos YF-23A, F-16 AFTI, YF-22A, F-14D, A-6E, F/A-18E, X-29, A-10A e F-117A, o sueco JA-37, os britânicos GR.5 e MRCA IDS e os franceses ACM e MIR 2000. É bastante.

Vídeo

Acima, você pode conferir o F/A sendo defenestrado em mais um Fliperama Nostálgico. O vídeo é bacana, bem feito e descontraído e traz, além do gameplay deste SHMUP, umas informações que usamos para construir esta publicação.

Enredo

Em busca de derrubar um ditador desses socialistas qualquer, os pilotos devem sobrevoar desertos, selvas, montanhas, portos e cidades banhadas pelo sol para alcançar bases inimigas e uma legião de aviões e tanques com o objetivo de destruí-los, também resgatando prisioneiros que forem encontrados pelo caminho.

Gameplay

Como disse acima, o F/A é um shoot ’em up com rolagem vertical onde os jogadores (até dois  simultaneamente) vão atravessar uma série de fases com diferentes cenários enfrentando um grande número de inimigos com comportamentos e peculiaridades diversas. Cada uma das dezesseis aeronaves selecionáveis contam com diferentes padrões de disparo (Ar-Ar) e de bombardeio (Ar-Terra). Inclusive, este esquema de ataque (tiro acerta no ar e bomba na superfície) parece com o do clássico Xevious, também da Namco.

Ao contrário de muitos outros shooters da época, existe um número fixo de vidas, as quais são exibidas em uma barra de energia (“ARMOR”) na parte inferior da tela. Se as vidas acabam, é game over. Entretanto, dá pra ganhar vidas extras atingindo certas pontuações. Dá também pra usar continue e trocar de caça, se o jogador quiser.

Além de resgatar prisioneiros, a única tarefa real é destruir os chefes no final de cada nível: um navio de guerra, um porta-aviões e vários aviões de carga e bases blindadas, bem como o helicóptero roxo do ditador. Tem a opção de seguir o caminho pacifista e contornar os alvos com o custo da pontuação num esquema muito parecido com o do Gradius, sendo possível alcançar o chefe final sem matar ninguém, embora seja um desafio extenuante.

Screenshots

As capturas acima foram feitas com a versão internacional do jogo (Fighter & Attacker) e foram ampliadas.

Curiosidades

  • F/A é a abreviatura de “Fighter/Attacker”, uma classe de aviões de combate americanos da qual o belo caça McDonnell Douglas F/A-18 Hornet faz parte. Por isso que esse jogo é conhecido fora do Japão como Fighter & Attacker;
  • A trilha sonora do F/A foi lançada em 21 de outubro de 1992: Namco Game Sound Express Vol.7 (F/A) – Victor Entertainment – VICL-15011;
  • O compositor de som foram Shinji Hosoe (Megaten) e Takayuki Aihara.

Detalhes técnicos

  • Hardware: Namco System NA-1
  • ID do jogo: FA
  • CPU principal: Motorola 68000 (@ 12.52825 Mhz), M37710 (@ 12.52825 Mhz)
  • Chipes de som: C140 (@ 42,667 Khz)
  • Jogadores: 2
  • Controle: 8 direções
  • Botões: 2

Mais shoot ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!