Defenestrando Thunder Blade (1987)

Newsletter:

Visão geral

Como hoje é domingo e geralmente a gente adiciona um vídeo de gameplay aqui, vamos meter o Thunder Blade sendo defenestrado em mais um Fliperama Nostálgico, o quadro de jogos antigos de arcade do canal Defenestrando Jogos.

O vídeo, como sempre, é bem informativo, além de ser descontraído e bem humorado, mas sem descambar para o berreiro e besteirol, como muitos fazem em vídeos de let’s play. É também uma das principais fontes de informações deste post.

Thunder Blade (サンダーブレード) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up desenvolvido pela Sega e lançado por esta firma originalmente para os fliperamas japoneses em dezembro de 1987. Neste game, os jogadores controlam um helicóptero para destruir inúmeros veículos inimigos. A grande novidade do Thunder Blade é que a sua perspectiva muda dependendo da parte do jogo, sendo vista do tradicional de cima pra baixo ou em um estilo tipo do After Burner, de trás da aeronave para frente.

Apesar de não apresentar nada inovador ou de muito original para o gênero, Thunder Blade foi um enorme sucesso crítico [2] e comercial para a Sega, o que é atribuído ao da sua deslumbrante tecnologia “sprite-scaling graphics”, também presente e responsável pelo efeitos impressionantes em Out Run, Super Hang-On, After Burner e muitos outros clássicos desta empresa. Eu diria que a excelente jogabilidade e temática que era inspirada num filme dos anos 80 chamado Blue Thunder [1] também ajudaram neste quadro.

Este ótimo desempenho do Thunder Blade no mercado lhe rendeu versões para várias outras plataformas, como Mega Drive (1988, Super Thunder Blade [3]), Master System (1988), PC Engine (1988), Amstrad CPC (1988), Atari ST (1988), Commodore 64 (1988), Amiga (1988), Sinclair ZX Spectrum (1988), X68000 Sharp (1990), MS-DOS (1989), MSX (1989), Nintendo 3DS (14 de maio de 2015) e Tiger Handheld Game (1988).

Meus irmãos e eu jogamos bastante a versão de Master System do Thunder Blade, embora, por ser um jogo um tanto quanto difícil, acho que ninguém conseguiu zerar. Entretanto, por ser um título importante para nós (e consequentemente pra mim), ele foi introduzido ao nosso Hall da Fama no dia 25 de junho de 2018.

Enredo

A bordo do letal helicóptero de combate Gunship Gladiator, um piloto tem como missão impedir que um golpe de estado que almeja instalar um ditador como líder se instale.

Gameplay

O jogador controla um helicóptero usando armas e mísseis para destruir tanques, helicópteros e outras unidades inimigas para salvar seu país de origem. Como eu disse acima, a perspectiva do game pode variar entre uma visualização em perspectiva de cima para baixo ou de terceira pessoa. A primeira parte de cada fase começa com um top-down vertical scrolling, antes de mudar para o outro esquema. Os chefões também sempre estão na visão top-down.

Cada fase é recheado com combinações de helicópteros, aviões, tanques, barcos e baterias antiaéreas, tudo com a intenção de destruir o seu Gunship Gladiator, o qual é armado com duas armas diferentes, uma metralhadora e mísseis ar-terra, ambos com munição ilimitada.

Thunder Blade possui quatro fases:

  1. Cidade: O jogo começa em uma cidade cheia de arranha-céus onde os inimigos são basicamente helicópteros, jatos e tanques terrestres e baterias antiaéreas. O estágio termina sobre o mar, com o jogador enfrentando um destróier fortemente armado;
  2. Deserto: Esta fase começa com o jogador pilotando dentro de um desfiladeiro antes de mudar para o modo de exibição, em terceira pessoa. O jogador é levado através de cavernas cheias de estalactites e  um tanque de guerra enorme aguarda o jogador no final do estágio;
  3. Floresta: Começando em um rio, o jogo muda para uma floresta tropical. Além dos habituais inimigos, barcos fortemente armados ficam presentes. A batalha final ocorre nos céus com o jogador tentando destruir um avião fortemente armado;
  4. Complexo Industrial: A quarta e última fase começa com uma repetição do nível da cidade, só que durante a noite. A segunda parte desta leva o jogador a um complexo industrial até o confronto final do Thunder Blade: uma batalha contra uma torre fortemente armada com mísseis e metralhadoras.

Curiosidades

  1. O enredo e a ambientação do jogo lembram o filme de 1983 e a sua série spin-off de TV de 1984 Blue Thunder, lançados aqui no Brasil como Trovão Azul e tendo como protagonista o falecido ator de Jaws, Roy Scheider. Outras semelhanças são o título e o helicóptero que são bastantes parecidos com os do Trovão Azul;
  2. O jogo foi bem recebido pela crítica, ganhando um prêmio chamado Golden Joystick Console Award em 1988-1989 e chamado do “game que mais tirou nosso dinheiro nos fliperamas neste verão, provavelmente uma das máquinas mais ansiosamente esperadas” pela revista Your Sinclair;
  3. A versão de Mega Drive, Super Thunder Blade, foi lançada exclusivamente para este console com um nome diferente para diferenciar da versão de Master System, a qual era um port da versão de arcade. Esta versão contém algumas poucas diferenças em termos de desenvolvimento e no gameplay, como a perspectiva inicial top-down sendo omitida, e pode ser considerada uma sequência do original também;
  4. O jogo vinha em dois tipos diferentes de máquinas nos fliperamas. Uma era para jogar em pé, do jeito tradicional, com um joystick e uma alavanca do lado. Outra simulava um cockpit de um helicóptero, para jogar sentado e com um manche;
  5. A trilha sonora foi composta por Koichi Namiki, que também trabalhou em  jogos como Dark Edge, Galaxy Force II, Limited Edition Hang-On e Super Hang-On.

Saiba mais


Vídeo adicionado em: 24 de junho de 2018

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , , , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 7 vezes.

Link Deste Vídeo:

Os comentários estão fechados.

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.