Seleção de fases, detonado e outras dicas do Vigilante de Master System

25 de maio de 2020

Nesta publicação, ensino como fazer a seleção de fases, trago um detonado e passo a lista de golpes e outras dicas do Vigilante de Master System, um dos primeiros beat ’em ups que joguei na vida. Deve ter sido o quinto ou sexto cartucho que ganhei para este querido console da Sega.

As dicas deste artigo são específicas para este port do jogo. Pode ser que alguma estratégia ou outra ou algo que não envolva trapaça funcionem para outras versões, mas posso garantir e nem vou testar pra ter certeza.

Seleção de fases

O Vigilante do Master garante continue infinito logo de cara, sem precisar de acionar trapaça, mas, além disto, ele também tem um código que permite escolher fases.

Para acessar a seleção de estágios, vá na tela de título do game, pressione e segure o direcional superior esquerdo e aperte simultaneamente os botões 1 e 2.

Vai aparecer a tela seguinte:

Tela de seleção de fases do Vigilante do Master System

Daí, basta selecionar o número da fase com o direcional pra cima ou para baixo e aperte um botão para iniciar.

Lista de golpes

  • Botão 1: Soco ou, se estiver recolhido, o nunchaku
  • Botão 2: Chute
  • ↓: Agachar
  • Dá para socar, usar o nunchaku e chutar enquanto agachado.
  • Botão 1 e 2 Simultaneamente: Saltar.
  • A direção do salto pode ser controlada com o direcional para esquerda ou direita.
  • Salto + ↑: Golpe aéreo com o soco ou, se estiver recolhido, com o nunchaku.
  • Salto + ↓: Voadora

Note que precisa-se de pressionar o direcional no momento certo para dar os golpes aéreos.

Recuperando o nunchaku

O nunchaku, a única arma que pode ser carregada pelo protagonista do Vigilante, torna as coisas sensivelmente mais fáceis, principalmente contra os chefões e em especial o último. O nunchaku fica largado no chão em certos pontos do jogo, pode ser coletado pressionando o direcional pra baixo e é usado com o botão 1 (de soco), porém, caso você leve muita porrada dos inimigos, irá perdê-lo.

Entretanto, tem como recuperar a arma de um modo relativamente seguro antes de encarar o chefão, como fiz no final do vídeo abaixo: quando os inimigos menores pararem de aparecer, no ponto prestes a encarar o chefe, ao invés de avançar desarmado, retorne e procure o nunchaku. Ele vai spawnar em um ponto anterior da fase de novo e não surgirão inimigos para encher o saco. Daí basta recolher e ir enfrentar o chefão mais tranquilo.

Apenas lembre-se que Vigilante tem tempo para completar as fases. Se esgotar, você perde uma vida.

Pegando o nunchaku na fase 5 do Vigilante do Master

Caso você pega a arma, antes de enfrentar os chefões, volte e pegue o nunchaku de novo, sem perder energia. Só tenha em mente que tem limite de tempo para completar as fases!

Detonado

Abaixo, tem um vídeo nosso com o Vigilante do Master sendo jogado do início ao fim, o que foi o episódio de número 31 da Velharia, nossa série a respeito de jogos antigos.

Neste playthrough, fiz também algumas considerações sobre o Vigilante e demonstrei algumas das dicas ensinada acima, além de ensinar como vencer cada chefão do game:

E é isso aí.

Como de costume, caso venha descobrir mais dicas, atualizo este post aqui. Você pode ajudar também, enviando correções, dúvidas, complementações etc.

Espero que seja útil!

Mais Master System

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!