Bullet-Eye

Bullet-Eye é um mod para Doom estilo jogos antigos de fliperama e de SNES. Adapta mecânicas, gráficos, sons e músicas neste sentido e traz novos sistemas, armas, equipamentos, monstros e gimmicks sofisticados.

2 de outubro de 2021

Bullet-Eye é um mod com estilo retrô desenvolvido por Mor’Ladim para Doom que apresenta novos sistemas, armas, equipamentos, HUD, monstros e gimmicks bastante sofisticadas e únicas a este game de tiro em primeira pessoa da id Software.

A proposta principal do Bullet-Eye é trazer uma aventura estilo de jogos antigos de fliperama ou de Super Nintendo, adaptando mecânicas, gráficos (com muito pixel art nostálgico e agradável), efeitos sonoros, músicas e tudo mais.

Uma mecânica interessante aqui é o Bullet-Eye Mode, no qual você derrota os inimigos para ganhar energia. Assim que tiver o suficiente, o emblema do Bullet-Eye aparecerá e, ao pressionar o atalho de teclado designado, vai ativar uma arma de disparo rápido maciça que pode facilmente eliminar grupos inteiros de inimigos, os quais, neste modo, restauram a saúde e têm uma chance maior de dropar upgrades. Você também ganhará os orbs de ataque ao entrar neste modo, mas toda energia além de 50% começará a decair lentamente até atingir 25%. Ou seja, é usar ou perder.

Vídeo

No vídeo acima, o 30º Combinações do Alberto, carreguei os mods Bullet-Eye – v0.11.6 – Frozen Wrath com o Doom 2 Redux, NINTENDOOM, Doom Liquid textures pack V5.0, Bloom Boost, SBrightmaps e Universal Weapon Sway. Note que eu não conhecia o Bullet-Eye antes de jogar esta partida, mas dá pra dar uma ideia boa do mod.

Controles

O Bullet-Eye usa um bom número de teclas que devem ser configuradas antes de iniciar uma partida no Options. Vou traduzir e meter a lista que explica o que cada comando faz, pra facilitar na hora de você definir as teclas.

Aliás, para obter as informações abaixo e outras, pressione [F1] a qualquer hora do jogo:

  • Fire: atira a arma primária selecionada.
  • Alt-Fire: usa a função de arma secundária, se disponível.
  • Open Status Panel: visualiza o equipamento e status. Navegue pelas páginas com as teclas de seta ou colchetes (dependendo da sua opção preferida). As páginas que possuem um cursor podem ser navegadas com as teclas de avanço e retrocesso, junto com as teclas de navegação. Pressione a tecla designada novamente para fechar o painel.
  • Activate Bullet-Eye Mode: entre no modo Bullet-Eye (descrito acima), se o indicador Bullet-Eye estiver em pelo menos 25%. Não vai parar de atirar até esgotar o medidor.
  • Use Flash Guard: ativa uma barreira que pode bloquear e refletir tiros de volta aos inimigos.
  • Use Quick Melee: mete um chute rápido que pode causar dano moderado e repelir inimigos.
  • Toggle Equipment Lock: permite ou impede que você recolha armas ou equipamentos.
  • Drop Equipment Item: enquanto o Equipment Status Panel estiver aberto, pressione a tecla designada enquanto o cursor estiver sobre o item de equipamento que você deseja descartar (dropar).
  • Next Random Map Track: seleciona aleatoriamente a próxima faixa a ser reproduzida durante um mapa, se a música estiver habilitada.
  • Show Track Info: exibe informações sobre a trilha sonora reproduzida no mapa atual.

Armas

O Bullet-Eye possui uma variedade de armas exclusivas e peculiarrs, todas com upgrades que podem ser obtidos através de Weapon Enhancers, matando inimigos ou pegando uma arma duplicada. Isso adicionará XP à arma atualmente selecionada – e, quando a barra estiver cheia, um novo nível será obtido.

Sua arma anterior será dropada ao pegar seu novo beat stick. Você pode segurar até três armas diferentes, e trocar uma arma é conseguido selecionando a que você deseja trocar. Não se esqueça de pressionar o atalho de teclado personalizado para “Open Status Panel” para ver informações sobre suas armas e equipamentos atuais.

Você nunca será prejudicado por suas próprias armas (não tem splash damage, creio eu). Então, mete bala sem esquentar a cabeça.

Todas as armas primárias são categorizadas em uma de 6 famílias, sendo que cada uma tem seus próprios pontos fortes e fracos. Não há limite para quantas armas em uma família você pode segurar, mas em algumas situações, pode ser melhor equilibrar seu arsenal:

  • Green Weapon Capsule – Alta taxa de tiro com desvantagens de poder de fogo mais fraco e menor precisão.
  • Red Weapon Capsule – Dano alto, mas tamanho de pente menor e maior tempo de recarga .
  • Blue Weapon Capsule – Excelente para situações de controle de multidão (espalha-bolinho), mas tem alcance limitado.
  • Purple Weapon Capsule – Requer envolvimento para uso otimizado, mas é eficiente quando dominado.
  • Yellow Weapon Capsule – Armas focadas em regeneração, utilidade ou para ser usadas em conjução com outros armamentos.
  • White Weapon Capsule – Arma de alcance limitado, mas não requer munição nem recarregamento.

Abaixo, segue o arsenal do Bullet-Eye listado a partir da sua versão v0.11.6:

  • Spitfire – Atira tão rápido quanto você puder puxar o gatilho. Alta velocidade de recarregamento.
  • Spread Shot – Dispara uma série de projéteis de uma vez. Cada vez que um projétil atinge um inimigo, ele é clonado em mais dois tiros em ângulo .
  • Buster – Atira a média distancia e explode no lugar. Segure Fire para carregar a arma e soltar um tiro mais rápido, tipo alguns jogos de tiro das antigas mesmo. Gasta 5 ammo.
  • Blaze Stream – Emite um cone de poderosas chamas que infligem dano com o tempo, mas podia ter um alcance melhor.
  • Dogfighter Missile – Larga pequenos mísseis teleguiados nos inimigos. Além disso, o fogo inimigo vai ser atraído a eles, não aao jogador. Inflige dano extra aos inimigos voadores.
  • Crush Blast – Atira um laser poderoso que puxa os inimigos enquanto se move.
  • Scrap Launcher – Lança sucata espalhada. Alt-fire atira uma corrente que puxa os inimigos.
  • Quick Strike – Liberta golpes rápidos nos inimigos. Alt-Fire libera ataque carregado unleashes charge attacks – ou um aparar se não for seguido por um golpe, que bloqueia um ataque e concede invulnerabilidade breve.

Equipamentos

Como dito acima, o Bullet-Eye apresenta muitos novos pick-ups. Existem mais de 60 peças armadura, que podem dropar ou spawnar em outras fontes, que garantem efeitos benéficos, como aumentar a taxa de recarga do Flash Guard ou aumentar a duração e o poder dos orbes de ataque.

O equipamento pode ser upado até 3 vezes, seja através de Enhancers ou encontrando uma duplicata no mundo. Cada vez que um item de equipamento ganha nível, ganha um bônus de que afeta uma arma, saúde ou outros aspectos.

Por outro lado, o equipamento sofre desgaste e deve ser reparado regularmente com Enhancers ou será perdido ao quebrar. Fique esperto.

Equipment Lock

Cansado de pegar acidentalmente uma arma que não quer? Tem algo que prefere não pegar que está bloqueando seu caminho em um corredor estreito? Então, use o Equipment Lock. Basta configurar a tecla para usar esta função no Options, como dito na seção Controles

Enquanto esta funcionalidade estiver ativa, você não pegará nenhuma arma ou equipamento a menos que seja do mesmo tipo atualmente em sua posse, ou se atualmente não tem nenhum item para esse slot específico.

Você saberá quando o sistema está ativo quando o diamante logo acima do contador de munição tiver uma fechadura minúscula. Se mudar de ideia e quiser pegar todos os power-ups que puder, basta apertar a mesma tecla e ela será desativada.

Análise

Ainda não tive muito tempo para jogar e explorar o Bullet-Eye, e o pior que é um daqueles que tem muita coisa bacana que quanto mais você descobre, mais coisa aparece para descobrir. Então, este post vai ficar bem simples mesmo até eu arrumar tempo pra fazer uma análise decente deste mod.

Mas pode acreditar que este trabalho ficou só o filé. Outra coisa que você deve ficar sabendo é que ele deixa o jogo sensivelmente mais difícil. Se quiser algo mais ou menos próximo ao Ultra-Violence, recomendo o nível de dificuldade “Master Mode” (Skill 3). Acima disso, nem infighting tem.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Bullet-Eye aqui com o GZDoom 4.6.1, e o autor avisa que versões deste port anteriores à 4.6.0 não devem suportar o mod. Usei-o com o IWAD do Doom II: Hell on Earth e creio que ele deve pegar igualmente de boa nos do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom, mas pode ser que funcione com os do Doom registrado e do The Ultimate Doom também. Testa aí e me fala.

Mais informações e mods para Doom

autor, site, canal ou publisher Mor'Ladim tamanho do arquivo 49,0 MB licençaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!