Nightshift

Nightshift é um pacote de armas survival horror para Doom, Heretic, Hexen, Chex Quest e Hacx 2.0 que torna as coisas mais difíceis, intensifica combates, incentiva o gerenciamento de recursos e traz um ambiente sinistro.


19 de julho de 2022

Nightshift é um mod para Doom (e outros jogos da família) com ambientação sombria, foco na sobrevivência, altamente customizável e com um protagonista menos roubado que o Doomguy. Foi desenvolvido por Dr_Cosmobyte (ou GAA1992) e lançado inicialmente em 1º de abril de 2020.

As modificações do Nightshift consistem em trazer uma experiência survival horror, com novas armas, efeitos, trilha sonora (ambiental e bem sinistra), pick-ups, HUD, gráficos e mecânicas. Os monstros não são alterados, o que fazem do mod também um pacote de armamento.

Em suma, o Nightshift promete tornar as coisas mais difíceis, intensificar os combates, incentivar o gerenciamento de recursos e colocar o jogador em um ambiente mais baixo ao invés do heavy metal usual.

Vídeos

No vídeo acima, o Tyrant120 joga o mapa Lakeside com o Nightshift e os outros mods L4D Gameplay Mod, Universal Weapon Sway, m8f Toolbox, Simple HUD Addons, All Clear Message, DamNums, Doom Liquid textures pack, DarkDoomZ e Doom Ambient Pack.

Temos também um showcase feito por ThatOneKid0203.

Gameplay

Em Nightshift, se personalizar a probabilidade de sua munição aparecer, com quais armas começar, se quer a ambientação, efeitos visuais e estéticos gerais, comportamento de armas e itens etc.

Embora seu arsenal seja limitado, as armas são muito mais fortes do que o normal, então se você decidir procurar munição para ter uma jogabilidade mais emocionante, o poder de fogo não fará sentir que está desperdiçando balas.

Assim como os itens, seu jogador é bem mais humano do que o Doomguy comum. Para começar, o movimento é mais lento, mas nada que torne a corrida dos monstros uma tarefa difícil. Atirar diminui sua velocidade geral, mas daí é só ficar ocioso para resetar. Se por acaso você ficar abaixo de 10 HP, a tela piscará e um batimento cardíaco será ouvido, e seu movimento será prejudicado. Então é melhor você encontrar um stimpack em breve para recuperar seus sentidos.

Agachar concede um bônus de precisão maior com todas as armas hitscan, por isso é aconselhável ativá-lo em “Opções de jogabilidade” (onde geralmente são definidas como padrão). O salto é mais alto que o normal, porque este jogo também é compatível com Hexen.

Armas

O Nightshift tem apenas uma arma por tipo de munição:

  • 0 – Chute – Se pode personalizar um botão corpo a corpo rápido em suas opções. Não é uma arma autônoma, então não precisa alternar entre os slots para chutar alguém. O tempo é rápido e a produção de dano é bastante alta. Melhor se usada para tirá-lo de situações difíceis, então tente não confiar muito nele para evitar arriscar sua vida.
  • 0 – HE Grenades – Dispositivos de bolso de destruição que podem ser lançados a qualquer momento com um único toque de botão. Assim como o chute e os altfires para armas que o possuem, as granadas precisam estar vinculadas nas opções a serem utilizadas. Por mais irreal que possa ser, a explosão pode ser mais fraca do que um tiro de espingarda de potência total, mas isso não é motivo para você fazer malabarismos: as granadas são extremamente poderosas, então mantenha distância segura, use-as em multidões apertadas e espaços abertos. Se por acaso quiser cancelar o arremesso de uma granada, basta trocar de armas.
  • 1 – Tonfa Baton – Uma alternativa ao pé-de-cabra. Causa menos dano, mas é mais rápida e confiável.
  • 1 – Crowbar – Pé de -cabra dedicado ao corpo a corpo. Causa um pouco menos de dano do que o chute. Melhor usado para economizar munição.
  • 2 – SIG Sauer P220 – Sua arma inicial, ideal para monstros menores ou para tiros de misericórdia. Pode alternar entre ação única para melhor precisão e menor potência, ou dupla ação para menor precisão e maior potência. Reserva de munição 60/90.
  • 3 – Franchi PA3/345 – Tem as vantagens de ser a arma hitscan mais mortal, tendo ação rápida e fazendo valer cada tiro, podendo eliminar inimigos de nível alto com facilidade. As desvantagens incluem alto tempo de carregamento e baixa capacidade e escassez de munição (dependendo da sua configuração pessoal). Substitui o rifle de plasma e o BFG9000. Não possui altfires. Reserva de munição 24/36.
  • 3 – L85A2 Assault Rifle – Provavelmente a arma que você usará mais à medida que o jogo avança. Tem grande precisão e potência, com a única desvantagem provavelmente sendo o rápido consumo de munição, independentemente da taxa de tiro escolhida nas opções. Versátil, pode ser usada contra inimigos individuais ou grandes grupos apenas alternando entre Semiautomático ou Totalmente Automático. Disparar em semiautomático oferece maior precisão e poder de fogo, ao custo de uma taxa de disparo muito baixa. Disparar em full-auto permite liberar o caos ao custo de precisão e poder, então, é melhor usada em distâncias próximos a médias. Substitui a Escopeta e a Super Escopeta. Reserva de munição 90/120.
  • M2A1 Flamethrower – A arma mais mortal do arsenal, este lança-chamas pode resolver a maioria dos problemas sem suor. Recomendado para chefes mais lentos ou esponjas. A lista de desvantagens pode ser amarga ao paladar, mas não se assuste: sabendo usá-la com segurança, você ficará bem. O alto poder é equilibrado pelo enorme tempo de recarga, limitação de movimento (que pode ser alternada nas opções) e alcance do projétil, tornando esta uma arma explícita de curta distância. Não possui altfires. Reserva de munição: 180/270.

Itens

Os itens em Nightshift são praticamente os mesmos que do vanilla, embora com algumas diferenças. Alguns deles alteram a jogabilidade, mas nada que possa degradar a experiência. Dá para mantê-los em seu inventário para poder usá-los mais tarde, deixar tudo como no comportamento vanilla, deixar alguns baseados em inventário e outros ativados instantaneamente, como aquele traje de radiação quando você tem apenas 1 HP restante etc.

Tudo pode ser configurado no menu Extra. Abaixo, segue a lista de modificações:

  • Berserk só cura 50 HP, apenas um pode ser carregado.
  • Soulsphere cura 100 HP como de costume, até um máximo de 150 apenas.
  • A armadura em Nightshift protege você com uma taxa de 50% e 100 pontos, ambos os pick-ups.
  • Não há substituto Megasphere, mas sim o mesmo medikit que o captador Soulsphere.
  • As mochilas de munição não dobram a capacidade, mas adicionam 50% a mais, como pode ser visto na seção “Weapons”.
  • Não há bônus de saúde/armadura. Em vez disso, se tem uma chance de gerar granadas, bem como em pontos de motosserra, onde se obtém três de uma vez. Esse spawn de granadas pode ser configurado no options.
  • A Blursphere é substituído pelo Double Damage. Nome óbvio à parte, este é o único power-up que não reinicia seu cronômetro quando outro é coletado/usado, mas sim adiciona à contagem total de segundos.

Todos os itens/power-ups não mencionados praticamente se comportam como vanilla, com a exceção de que podem ser adicionados ao inventário ou não, tudo depende da sua escolha.

Screenshots

Compatibilidade

Rodamos o Nightshift aqui no GZDoom 4.8.2 e LZDoom 3.85, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Heretic, Hexen, Hacx 2.0, Chex Quest e Chex Quest 3, e o mod parece rodar de boa com tudo isso.

Mais informações e mods de terror para Doom

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