GZDoom

23 de agosto de 2016

GZDoom é um dos mais populares ports avançados do imortal jogo de tiro em primeira pessoa da id Software atualmente. Criado e mantido por Graf Zahl (Christoph Oelckers), o GZDoom é capaz de rodar não apenas o Doom, Doom II e Final Doom, mas também o Heretic, Hexen, Strife, Boom e Chex Quest com funcionalidades totalmente novas. O GZDoom, é claro, é também capaz de rodar os inúmeros mods para estes games, o que é uma das principais utilidades desta engine.

O GZDoom deriva do ZDoom, outro port avançado para Doom, porém difere deste, principalmente, pelo fato de oferecer um renderizador gráfico em OpenGL. O GZDoom também conta com um bocado de novas funcionalidades exclusivas em relação a este, como:

  • Pisos inclinados em 3D;
  • Efeitos de luz como iluminação dinâmica, brightmaps e planos brilhantes;
  • Skyboxes estilo Quake 2;
  • Suporte a true color;
  • Suporte a modelos.

Enquanto o Zandronum é geralmente recomendado para partidas multiplayer, por oferecer mais opções avançadas para este modo, o GZDoom é mais usado para single player, embora também possa ser jogado multiplayer.

Tutorial em vídeo

Neste Tutorial Nubizaço do nosso canal, o Facínora tenta explicar como qualquer imbecil pode carregar mods pro Doom, Doom 2 ou Heretic usando o GZDoom, ou até mesmo jogar o Doom puro (Vanilla) nele mesmo:

Versão em texto do tutorial

  1. O primeiro passo é fazer o download do GZDoom. A sua versão estável mais nova ou alguma outra de sua preferência podem ser baixadas aqui;
  2. Descompacte o arquivo em alguma pasta de sua escolha. O GZDoom não precisa de instalação;
  3. Você agora vai precisar de configurar o port para rodar com um IWAD, ou Internal Wad, aquele arquivo do jogo que vem com os recursos todos originais do jogo (tipo o DOOM.WAD ou o DOOM2.WAD) e é necessário para poder também jogar os PWADS (geralmente arquivos PK3, PK7 ou WAD) dos mods. A primeira vez que você abrir o GZDoom, ele vai dar uma mensagem erro, mas vai gerar um arquivo de configuração (tipo gzdoom-NomeDeUsuário.ini). Procure e edite-o com o seu Bloco de Notas (clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e escolha “editar”). Logo no início do arquivo, você vai achar umas linhas assim:
    # These are the directories to automatically search for IWADs.
    # Each directory should be on a separate line, preceded by Path=
    [IWADSearch.Directories]
    Path=.
    Path=$DOOMWADDIR
    Path=$HOME
    Path=$PROGDIR

    Daí, você vai apertar a tecla ENTER logo depois do $PROGDIR e digitar $Path= seguido do caminho da pasta que contém o seu IWAD. Vai ficar, por exemplo, assim:

    # These are the directories to automatically search for IWADs.
    # Each directory should be on a separate line, preceded by Path=
    [IWADSearch.Directories]
    Path=.
    Path=$DOOMWADDIR
    Path=$HOME
    Path=$PROGDIR
    Path=c:\DOOM

    Você pode repetir o processo, criando uma linha nova para cada pasta que contenha um IWAD diferente.
    Caso você não tenha nenhum IWAD registrado, que não são gratuitos, você baixar o Freedoom, pois o GZDoom não aceita carregar mods com os sharewares (DOOM1.WAD ou HERETIC1.WAD);

  4. Pegue o arquivo do mod que você quer jogar (por exemplo, o D4D.PK4 do Doom 4 Doom), clicando em cima dele com o mouse, arrastando e soltando executável do GZDoom (GZDoom.exe);
  5. Se você tiver configurado o port com mais de um IWAD, vai aparecer a opção pra você escolher com qual deles você deseja carregar o mod;
  6. Basicamente, está pronto. Vai faltar você configurar o port, sua resolução, controles, definir se quer o mouselook, os comandos especiais e tal. Isso vai de cada um e ainda pode variar de mod pra mod. Então, você se vira aí;
  7. Se não quiser carregar mod algum para jogar o game puro, basta fazer um clique duplo sobre o executável (GZDoom.exe);
  8. Você pode carregar mais de um mod ao mesmo tempo, bastando selecionar os arquivos PK3 ou WAD pressionando a tecla CTRL e soltando-os em cima do executável. Note que a ordem que você seleciona os arquivos faz diferença e nem todos os mods são compatíveis entre si.
  9. Caso você tenha certeza que fez todos os passos certos e mesmo assim não consegue, certifique-se que você esta usando a opção certa no “Video settings” que aparece na janela inicial do GZDoom. Lembre-se que a opção “Hardware” só funciona se você tiver equipamento compatível com OpenGL. Experimente trocar para “Software” para ver no que dá.

Outros métodos

Existem várias outras maneiras de usar o GZDoom. Algumas são até bem mais fáceis do que esta.

Uma mais simples, por exemplo, é aquela que você apenas copia o IWAD na pasta do GZDoom e arrasta e solta o arquivo do mod no GZDoom.exe, mas eu não gosto muito deste método, pois prefiro deixar os jogos originais em pastas separadas, com as engines originais e tudo mais, pro caso de eu querer jogar vanilla e também pra não ficar com arquivos duplicados no PC.

Você pode configurá-lo para rodar com o ZDL também.

Saiba mais

  • Freedoom – A versão grátis do Doom que pode ser usada para carregar a grande maioria dos mods que existem.
  • Development Builds do GZDoom – As builds mais novas do GZDoom porém ainda não estáveis, pois são versões de desenvolvimento.
  • Wiki oficial do ZDoom – Para você aprender mais sobre o ZDoom, o port do qual o GZDoom evoluiu.
site ou autor do arquivo Graf Zahl tamanho do arquivo 4,2MB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.