Cadillacs and Dinosaurs

6 de dezembro de 2019

Cadillacs and Dinosaurs é o clássico beat ’em up dos fliperamas desenvolvido pela Capcom e lançado em 1993 que foi baseado numa série de HQs do final dos anos 80 chamada Xenozoic Tales.

Neste jogo de luta com rolagem lateral, quatro heróis tentam impedir que caçadores prejudiquem a população de dinossauros e acabam se envolvendo em uma conspiração que envolve até bizarras experiências genéticas. Cada personagem tem seus pontos fortes e habilidades especiais.

O Cadillacs and Dinosaurs é um clássico dos arcades, sem a menor sombra de dúvidas. É um dos títulos que mais me lembro em praticamente todos os fliperamas que frequentei com assiduidade, incluindo os que ficavam às beiras das praias. Suas excelentes jogabilidade, gráficos e trilha sonora, juntos à enorme diversidade de armas e inimigos que apresenta, tornaram-no um dos beat ’em ups mais populares de todos os tempos, continuando sendo muito jogado e reverenciado até os dias de hoje. Isso me leva a crer que o jogo teria sido portado a várias outras plataformas, se não fossem as questões de “copyright”…

Vídeos

O vídeo acima é a segunda parte do stream de lançamento do KrameriCast, a série de podcasts do Emerald, onde zeramos, junto com o Ancapepe, o Cadillacs and Dinosaurs. Gastamos muitas fichas, fizemos uma resenha descontraída e falamos muita bobagem. A primeira parte do stream foi feita com o Captain Commando.

Já a playlist anterior mostra Cadillacs and Dinosaurs sendo completamente detonado pelo ninjarok com o Mustapha e sem perder vidas. A qualidade tá baixa porque os vídeos são velhos. Tem mais detonados e dicas deste jogo aqui.

Enredo

Durante o século 26, uma gangue chamada Black Marketeers começa a caçar dinossauros para um propósito desconhecido. A caça conduzida de forma predatória tornou os dinossauros violentos e os levou a atacar aldeias e pessoas. Quatro heróis – o mecânico e xamã Jack Tenrec, a diplomata e exploradora profissional Hannah Dundee, o engenheiro Mustapha Cairo e o misterioso Mess O’Bradovich – decidiram se unir contra os Black Marketeers e restaurar o equilíbrio natural das coisas.

Gameplay

Diria que o Cadillacs and Dinosaurs é um beat ’em up que incrementa a fórmula consagrada no Final Fight, outro clássico do gênero, mas adicionando mais variedade de inimigos, armas e golpes. Além disto, até três pessoas podem jogar o Cadillacs and Dinosaurs simultaneamente, enquanto apenas 2 eram suportados pelo jogo da Capcom de 1989.

Existem quatro personagens jogáveis, cada um com pontos fortes e fracos. Jack é o mais equilibrado, Hannah foca em habilidade com os itens, Mustapha é o mais rápido (e o melhor, pra mim) e Mess sendo o mais forte. Eles podem combater com armas que podem dropar dos vilões ou ser recolhidas pelas fases, ao arremessar inimigos contra outros ou com golpes que, no Cadillacs, podem ser também combinados com saltos, corridas ou saltos e corridas, algo visto no Captain Commando também.

Tem-se um botão de salto e um de salto. O ataque pode disparar socos ou chutes, dependendo do combo que o oponente estiver recebendo ou da combinação feita. Por exemplo, Mustapha pode dar um drop kick quando corre, e Mess pode dar um socão se ele correr, saltar e atacar. Como é comum nestes games, especialmente os da Capcom, se pressionar ambos os botões simultaneamente, o jogador desfere um especial poderoso que ataca todos os inimigos próximos, mas consome energia. Os comandos são iguais para todos os heróis, mesmo com os golpes podendo variar (saiba mais aqui).

Além dos inimigos, que variam desde caçadores e capangas noiados a cientistas malucos e abominações genéticas (tem até um parente do Blanka), existem também uns dinossauros. Estas criaturas geralmente aparecem como personagens neutros, mas podem atacar tanto os protagonistas quanto os bandidos, se forem provocados, o que normalmente acontece quando levam umas bordoadas.

Como é um dos destaques do Cadillacs and Dinosaurs, vale ressaltar o diverso arsenal que o game apresenta. Os jogadores podem usar armas brancas (tipo facas, espadas ou porretes), explosivos (granadas e dinamite) e armas de fogo (revólveres, rifles, espingardas, submetralhadoras, escopetas e até bazucas). Como se não bastasse, a maioria das armas de fogo ao esgotarem sua munição, podem ser recolhidas e arremessadas contra os inimigos, assim como barris, pedras, latões e os baldes que eventualmente aparecem nas fases. Às vezes, dropa um pente de munição que serve para recarregar as armas de fogo (exceto a bazuca). Se um jogador recolher a munição e depois uma arma descarregada (as que ficam piscando na cor vermelha no solo), poderá atirar com ela novamente.

O Cadillacs and Dinosaurs tem oito fases (ou episódios). Estas sempre são percorridas da esquerda para a direita e podem conter subdivisões caracterizadas por mudanças no cenário (cujo os nomes são exibidos na tela), com ou sem a presença de sub-bosses, mas, no final de cada uma delas, sempre tem um chefão aguardando os jogadores. As fases e seus chefões correspondentes são:

  1. City in the Sea (Cidade no Mar) – Chefão: Vice T.;
  2. The Swamp Forest (Floresta do Pântano) – Chefão: Butcher;
  3. Hell Road (Rodovia do Inferno) – Chefão: Hogg;
  4. Jack’s Garage (Garagem do Jack) – Chefão: Slice;
  5. Village of Flame (Vila das Chamas) – Chefão: Morgan/Morgue;
  6. Jungle and Mine (Selva e Mina) – Chefão: Tyrog;
  7. The Vault (O Cofre) – Chefão: Slisaurs;
  8. The Under World (O Submundo) – Chefão: Fesseden.

Na terceira fase, Hell Road, os personagens caminham pelo Desert of Death (Deserto da Morte) até encontrarem um rádio. Se este item for recolhido, algum dos heróis que não estiverem sendo usados aparece na tela com o Cadillac de Jack, o qual será guiado pelos jogadores (melhor que seja só um, pra evitar confusão), podendo atingir os inimigos, barris e latões que ficam pela estrada, ganhando assim pontos extras. Ao final, aparece um motoqueiro chamado Hogg que fica jogando granadas nos jogadores. O carro deve ser usado para bater na moto e tirar energia dele. Quando o Cadillac é atingindo um certo número de vezes, os jogadores saltam e ficam parados numa área onde podem aparecer outros inimigos e Hogg cruzar de ambos os lados. atirando granadas.

Curiosidades

  • Este beat ’em up foi lançado no Japão como Cadillacs Kyouryuu Shinseiki (キャディラックス 恐竜新世紀 Kyadirakkusu Kyōryū Shinseki), algo que pode ser traduzido como “Século dos Cadillacs e Dinossauros” ou “Cadillacs New Dinosaur Century”;
  • O jogo foi o 25º a ser lançado para o sistema de hardware CP System (CPS-1);
  • A data exata de lançamento do Cadillacs and Dinosaurs é 1 de fevereiro de 1993;
  • Existe um bootleg (não oficial) chinês deste jogo chamada Dinosaur Hunter;
  • Tem também uma versão modificada do Cadillacs and Dinosaurs que apresenta algumas armas com munição infinita. Seria um hack?
  • Este jogo é bastante conhecido como “Mustapha’s game”, ou “Jogo do Mustapha”, o personagem principal do jogo, na Ásia;
  • Mark Schultz, o criador dos personagem do Xenozoic Tales, também trabalhou na DC Comics e Dark Horse Comics;
  • Como dito acima, tem um personagem muito parecido com o Blanka do Street Fighter II, o Bludge. Os moleques chamavam ele de Blanka mesmo, nos fliperamas;
  • A Pony Canyon / Scitron lançou um álbum de trilha sonora do jogo em edição limitada (Tenchi Wo Kurau II : G.S.M. Capcom 7 – PCCB-00133), no dia 20 de agosto de 1993;
  • Este game foi produzido como um  spin off da série de desenhos animados do Cadillacs and Dinosaurs, o que foi exibido por um curto período de tempo no mesmo ano em que o beat ’em up foi lançado. Eu assisti um pouco deste desenho e me lembrou um pouco o Fantasma 2040.

Screenshots e imagens do jogo

As screenshots acima foram ampliadas. A resolução original é raster, 384 x 224 pixels (horizontal), 4096 cores. Tem também umas anotações que fiz sobre o jogo quando era moleque que coloquei como lembrança.

Hardware

  • Número de B-Board: 91634B;
  • Direcional: Joystick de 8 direções;
  • Botões: 2 (ataque e salto).

Veja também

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2020 Gaming Room - Powered by Facínora!