Final Fight (ファイナルファイト) é um jogo de luta estilo beat ’em up, com rolagem de tela horizontal (side scrolling), desenvolvido e lançado pela Capcom para os fliperamas (CPS-1), em dezembro de 1989.
O icônico game levou a fórmula consagrada pelo Double Dragon, de 1987, a um novo nível, melhorando a jogabilidade, as animações, os gráficos e o gameplay em relação a este clássico da Technos. Desta forma, Final Fight viria a ser o novo porta-voz e padrão do gênero beat ’em up, com uma grande variedade de personagens distintos e bem animados que se movem por fundos coloridos e detalhados e com um sistema de controle que é tão intuitivo quanto complexo.
Final Fight ainda é considerado um dos melhores jogos do seu estilo, dando origem a uma série que rendeu 5 sequências. O seu sucesso também justificou ports para vários outros sistemas além dos arcades, posteriormente. O Final Fight foi também lançado para o Super Famicom, Super NES, Sega Mega CD, Game Boy Advance, PlayStation 2, Wii, Sharp X68000, Commodore 64, Amstrad CPC, Amiga, Atari ST, Sinclair ZX Spectrum e iOS.
O legado do Final Fight não parou por aí. Além da série, dos ports e da influência sobre o gênero, este grande game é cultuado até os dias de hoje por muitos da velha guarda, tendo muito o que oferecer para as novas gerações também.
O vídeo acima foi feito pelo canal Defenestrando Jogos, que não mostra o gameplay linear do jogo, mas partes do mesmo, ilustrando uma série de curiosidades e informações interessantes do game. A maioria destes dados nós compilamos e adaptamos neste post.
Metro City, uma cidade americana ficcional, tem sido governada pela violência e morte por anos a fio, algo que o prefeito recém-eleito e lutador aposentado, Mike Haggar, pretende mudar. No centro do problema, está a enorme gangue conhecida como Mad Gear. Esta quadrilha controla todas as principais atividades criminosas na cidade, já conhecida como a “Capital do Crime”. Quando os vagabundos souberam dos planos de Haggar, tomaram medidas imediatas para intimidar e controlar o prefeito: sequestraram sua filha, Jessica, e começaram a aterrorizar a cidade.
Ao invés de ceder ou roubar a população para criar alguma medida idiota e inútil, como qualquer prefeito da vida real faria, Haggar decide chamar Cody, um jovem especialista em artes marciais e namorado de Jessica e Guy, um ninja amigo de Cody. Os três vão unir forças para limpar a Mad Gear das ruas da cidade e resgatar a garota.
Um ou dois jogadores podem jogar simultaneamente este clássico beat ’em up. Eles podem optar por Guy, Cody ou Haggar. Guy é o mais rápido e fraco entre eles, tendo a habilidade de pular nas paredes e voltar com mais impulso para suas voadoras. Cody é o personagem que equilibra velocidade e força, podendo usar as facas sem lançá-las quando os inimigos estão próximos. Haggar é o mais forte e lento entre eles, podendo executar o poderoso pilão, que é feito ao segurar um inimigo, pressionando pulo e depois o botão de ataque.
Cada um dos personagens usa os punhos, voadoras e joelhadas para atacar os inimigos, além de um golpe especial que consegue mandar para longe todos os inimigos que o rodeiam (que custa um pouco de sua energia). Armas também podem ser encontradas e usadas, como facas, espadas e canos de metal, sendo que alguns inimigos também podem empunhá-las e dropá-las depois de serem derrubados.
A energia dos personagens pode ser recuperada ao se encontrar comida pelo Final Fight, geralmente escondida em barris e latões de lixo (algo que virou até meme). Itens que aumentam sua pontuação também podem ser recolhidos pelas fases.
Como dissemos acima, além ter influência sobre vários outros títulos do gênero (inclusive grandes nomes), referências em outros jogos, conversões para outras plataformas e inúmeros clones, o Final Fight também deu início a uma série composta de seis games até o momento:
Abaixo, seguem todos os nossos posts relacionados ao Final Fight:
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!