D.D. Crew

A missão é porrar um cafetão terrorista louco e seus capangas vagabundos.


9 de janeiro de 2020

D. D. Crew (D. D. クルー) é um jogo de luta estilo beat ’em up feito aos moldes do Final Fight que infelizmente falhou em acompanhar o sucesso do clássico da Capcom. Foi desenvolvido pela Sega e lançado inicialmente em junho de 1991, aos fliperamas japoneses.

No game, podem ser controlados um dos quatro personagens, F. F., Buster, King e Gung Ho, que devem meter a porrada nos inimigos a fim de frustrar um plano terrorista.

O game, apesar de ter ótimas animações, gráficos detalhados e em alta qualidade e ser bem trabalhado no geral, não chegou a ser nenhum sucesso de críticas nem de mercado e não rendeu nenhum port nem sequências. Desta forma, o D.D. Crew acabou sendo um título exclusivo dos arcades da Sega (System 18) mesmo. Enfim, sua péssima jogabilidade e o fato de ser muito repetitivo fizeram o D.D. Crew ser uma bela bomba.

Vídeos

Acima, temos o episódio do Fliperama Nostálgico que traz o D.D. Crew sendo defenestrado pelo Celso em uma live. Além de comentar, mostrar a gameplay do título e zerá-lo, também traz várias informações do mesmo que utilizamos para montar este post. Note que o conteúdo do vídeo começa na minutagem 6:40, pois este foi exibido originalmente em forma de live.

Arrumei também um vídeo do canal World of Longplays que mostra o game sendo também totalmente finalizado, mas sem comentários. O vídeo tá sem thumb, mas pode clicar que ele toca.

Enredo

F. F. recebe uma chamada de um cafetão louco em um terno laranja que lhe diz que tem uma bomba no Parque Yo. Uma série de explosões acontecem e mostram que a quadrilha não está para brincadeira. Cabe agora a F.F., Buster, King e Gung Ho porrarem todos esses vagabundos e seus capangas e frustrar os seus maléficos planos terroristas.

Gameplay

O D. D. Crew é, como dito anteriormente, semelhante ao arquetípico Final Fight. Neste beat ’em up, até quatro jogadores ao mesmo tempo encaram hordas de inimigos, enquanto avançam pelas fases (a maioria dividida entre 3 ou mais cenas), que vão rolando da esquerda para a direita. Como de costume, tem um chefão no final de cada nível.

Os jogadores podem recolher algumas armas ao longo do caminho, como facas e granadas, bem como outros itens, tipo algumas vidas e pontos de vida “MAX”. Eles também podem pegar e atirar inimigos no chão ou contra outros inimigos. Além de combinar armas e golpes, os personagens também podem fazer dash attacks, algo muito frequente em jogos do gênero (embora inexistente no Final Fight), ao pressionar duas vezes o joystick pro lados e apertar simultaneamente os botões de ataque e salto.

O D. D. Crew tem um contador que informa quantos inimigos cada jogador eliminou, algo não muito comum nos games desta época.

F. F. e Gung Ho são personagens mais rápidos, enquanto King e Buster tem poder de ataque maior. É muito fraco que nenhum tenha particularidades interessantes para explorar.

Curiosidades

  • O chefe da fase 2 é uma homenagem a Bruce Lee.
  • Os personagens parecem ser modelados em lutadores reais ou heróis de ação: o F.F. lembra vagamente Jean-Claude Van Damme; o mestre de Kung Fu Gung Ho é possivelmente uma referência a Shaw Brothers; King como o Ahnuld Ripoff; e o Mike Tyson como Buster.
  • D. D. significa “Dynamite Demolitions” (“Demolições de Dinamite”, algo assim).
  • O final do jogo apresenta uma referência muito sutil do jogo Spider-Man: The Video Game, no topo do Empire State.
  • No Japão, a revista Game Machine, em sua edição de 1º de setembro de 1991, listou D.D. Crew como a sexta unidade de fliperama de maior sucesso do mês. Pena que, pelo visto, isso não se manteve.
  • A revista britânica The One analisou D.D. Crew em 1991 ao lado de Vendetta, afirmando que “um provavelmente se tornará insignificante às custas do outro. Se dependesse de mim, o Vendetta da Konami seria o único vencedor“. A revista elogia o jogo da Sega pelo tamanho dos sprites, seus gráficos bem elaborados e sua boa jogabilidade, embora “um pouco estéril”, afirmando que Vendetta tem “muito mais atmosfera”, e seus gráficos, embora menores, são “desenhados com muito mais imaginação – e as animações são suaves e inventivas”. Geralmente ignoro análises da crítica dita especializada, mas concordei muito com essa.

Detalhes técnicos

  • Game ID: 317-0182 / 317-0183 / 317-0184 / 317-0185 / 317-0186 / 317-0187 / 317-0188 / 317-0189 / 317-0190
  • Roda no hardware System 18 da Sega;
  • Jogadores: 4;
  • Controles: joystick de 8 direções e três botões.

Screenshots e imagens

As screenshots acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Mais informações e beat ’em ups antigos

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