Gang Wars

2 de agosto de 2018

Gang Wars (ギャングウォーズ) é um jogo de luta estilo beat ’em up desenvolvido pela Alpha Tenshi e lançado pela SNK em julho de 1989 para os fliperamas. O Gang Wars se destacava pelo tema típico dos filmes de pancadaria dos anos 80 (inclusive com um personagem que é a cara do Jackie Chan) e pelo seu inovador sistema de power-up. Este jogo era também conhecido por ser bastante papa-fichas.

O Gang Wars bons controles e algumas coisas interessantes no gameplay, mas não rendeu nenhuma sequência e, até onde pude ver, só ganhou ports bem mais tarde, em 2012, pro PlayStation 3 e pro PSP (provavelmente como parte de coletâneas).

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Gang Wars e foram ampliadas. A resolução original é 256 x 224 pixels.

Enredo

Em Nova Iorque, dois artistas marciais, Mike e Jackie, ouvem falar sobre uma gangue maligna liderada pelo bandido Jaguar que está aterrorizando a cidade. O criminoso ordenou um sequestro de uma jovem mulher chamada Cynthia. Agora, Mike e Jackie vão abrir caminho na base da porrada através de várias localidades da cidade, derrotando a quadrilha para restabelecer a paz e salvar Cynthia.

Vídeo

Acima, temos o o gameplay do jogo Gang Wars em mais um episódio do Fliperama Nostálgico, uma série de vídeos do canal Defenestrando Jogos. É um videozinho de qualidade que também muitos dados  que usamos para montar esta publicação.

Gameplay

Como dissemos, o Gang Wars é um beat ’em up. Ele conta com rolagem horizontal e até dois jogadores podem controlar dois personagens diferentes ao mesmo tempo, cada um com diferentes estilos de luta. Os movimentos são compostos por dois tipos de ataque (soco e chute), como saltar para lutar contra inimigos ou superar obstáculos.

Os jogadores têm acesso a um repertório de técnicas que podem ser usadas ao pressionar ou combinar esses botões. Os personagens também podem pegar armas para bater, jogar projéteis e armas de fogo, embora alguns itens pareçam ter seu uso exclusivo para algum deles.

O grande diferencial do Gang Wars, na minha opinião, é um sistema de power-up aonde o jogador pode distribuir pontos em três categorias: Power, Speed e Guard para o seu personagem. Isto, além de personalizá-lo, faz com que fique mais forte, rápido e resistente aos ataques, respectivamente. De início, tem-se quatro pontos e, dependendo da performance, o jogador pode ganhar de 1 a 5 para aumentar seus atributos. Este esquema aparece ao iniciar o jogo e no final de cada fase (exceto a última, é claro) e cada golpe que o jogador erra significa menos hits e menos pontos.

Curiosidades

  • Existe a possibilidade de se fazer dois finais em Gang Wars. Um deles é quando o chefão foge e o outro quando você o derrota. Em ambos finais, Cynthia é libertada;
  • O jogo foi distribuído pela SNK, porém quem o criou foi a famosa ADK que, na época usava o nome Alpha Denshi ou apenas Alpha, como no caso desse jogo;
  • O Gang Wars tem uma semelhança enorme com o jogo Ninja Combat;
  • A versão americana do Gang Wars tem a famosa tela com a frase “Winners don’t use drugs” e existe uma versão bootleg do game que apresenta efeitos sonoros diferentes;
  • O personagem Jackie é bem parecido com o ator e artista marcial Jackie Chan, além de partilharem o mesmo nome.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.