Brutal Wolfenstein é a versão “brutal” do clássico Wolfenstein 3D que adiciona mais sangue, gore, armas e modos de tiro novos à antiga fórmula do FPS da id Software, combinando tudo com seus mapas, inimigos e arsenal clássicos.
Ao invés de ser uma melhoria da engine original do game, trata-se de um mod para o Doom II que utiliza as vantagens dos ports avançados deste jogo. Isso deu possibilidades muito maiores para esta criação de ZioMcCall, que não apenas é um remake do Wolfenstein 3D, com seus inimigos, mapas e armas, mas algo que o atualiza com várias funcionalidades avançadas, muitas delas típicas do Brutal Doom. Além disso, o Brutal Wolfenstein é sensivelmente mais desafiador do que ambos os jogos em seus estados “normais” (ou vanilla).
Atualização: o Brutal Wolfenstein teve seu desenvolvimento oficialmente interrompido pelo próprio ZioMcCall no dia 18 de outubro de 2018, mas o Sergeant Mark VI, do Brutal Doom, já avisou que vai retomar o projeto assim que ele puder.
O WAD (em sua versão 4.5) rodou aqui no GZDoom 1.8.2 e no Zandronum 3.0. É provável, como sempre, que funcione com versões mais novas destes ports também, mas não garantimos nada. Além do DOOM2.WAD
, ele é compatível também com a phase 2 do Freedoom.
O nosso pacote para download vem com um arquivo .bat (Brutal Wolfenstein.bat
) que, quando clicado duas vezes sobre ele, roda o Brutal Wolfenstein 5.0 automaticamente com o Freedoom, numa espécie de quickstart. Neste caso, os controles não estão configurados. Convém dar uma olhada. Esta versão rodou aqui no GZDoom 3.6.