Wolfenstein 3D

29 de janeiro de 2011

wolfenstein 3d

Wolfenstein 3D é um dos jogos que, para os games, representou o mesmo que Newton foi para a física.

Criado pela id Software e lançado pela Apogee Software (3D Realms) no dia 5 de maio de 1992, o Wolf3D, como também é conhecido, se tornou o padrão para vários outros jogos de tiro em primeira pessoa, além de popularizar tal estilo, surgindo uma infinidade de jogos semelhantes ou clones descarados, desde então.

O que explica o imenso sucesso do Wolfenstein 3D? Este não foi o primeiro game FPS. Só a id Software já tinha jogos no currículo como o Catacomb 3-D (dê uma olhada no Catacomb Abyss, se interessar) e o Hovertank 3D, títulos que compartilham a mesma tecnologia pseudo 3D com o Wolf3D. Esta tecnologia, aliás, foi inspirada em outro game, o Ultima Underworld: The Stygian Abyss de 1991), segundo o programador da id da época, John Carmack. Nem ao menos o tema é totalmente original. O Wolfenstein 3D é baseado nos jogos Castle Wolfenstein (1981) e Beyond Castle Wolfenstein 1984.

Diríamos que a imensa qualidade do game explica esse sucesso de vendas e críticas da id Software: O Catacombs 3-D e o Hovertank 3D usavam, por exemplo, gráficos EGA de 16 cores apenas. Melhorias substanciais nos sons, trilhas sonoras e jogabilidade deixaram esse jogo muito mais agradável do que todos os seus antecessores e muitos contemporâneos e até vários que estavam por vir. Mas podemos citar o clima pesado, o suspense (particularmente acho que esse jogo dá mais susto do que muitos jogos, até de terror, que vieram depois e ainda vêm), a quantidade de ação e a inteligência artificial dos inimigos nunca vistas até então como as principais razões de deixar o jogador com a certeza de que está num game extremamente bem feito em todos os sentidos. Vamos deixar as ‘controvérsias’ (blá blá blá) para outras pessoas argumentarem, e fora daqui. “Mas é só um jogo pô” (Douglaseagle, 2011).

História

O protagonista, que o jogador encarna, é William J. “BJ” Blazkowicz, o bonzão dos Aliados na espionagem (que posteriormente se torna o avô do Commander Keen, outro game da iD Software) e que nunca foge da ação. Sua missão era se infiltrar na fortaleza do castelo nazista Hollehammer e encontrar os planos para a Operação Eisenfaust, projeto nazista para construir o exército perfeito. Existem rumores de no fundo do castelo, o diabólico Dr. Schabbs aperfeiçoou uma técnica para a construção de tal exército com corpos de mortos. É tão distante da realidade que parece bobo, se não fosse tão doente. Mas e se for verdade?

Acontece que BJ foi lá pra conferir, mas foi capturado e agora é um prisioneiro de guerra numa prisão nazista, no Castelo Wolfenstein. Ele consegue dominar um guarda e roubar sua pistola Walther P38. Repare que quando o game começa, logo na primeira missão do primeiro episódio (Escape from Castle Wolfenstein), tem um soldadinho morto na sala onde BJ estava aprisionado. Após isso, ele vai avançando até chegar no guarda da prisão, Hans Grosse.

Hans Grosse

Hans Grosse

No segundo episódio, Operation: Eisenfaust, BJ descobre que a Operação Eisenfaust é real. Ele entra no castelo Hollehammer e da um pau no Dr. Schabbs, pondo um fim nos planos de criar o exército de mortos vivos que eles estavam querendo por em prática.

Doctor Schabbs

Doctor Schabbs

O terceiro episódio, Die, Führer, Die!, é cronologicamente o último episódio da história. Neste, BJ encara Hitler em pessoa. O líder nazista está equipado com 4 metralhadoras giratórias e uma armadura robótica e fica esperando nosso herói num bunker embaixo do Reichstag (edifício que existe no mundo real, e que historicamente era usado para abrigar o parlamento alemão).

Hitler no Wolf 3D

As duas formas de Hitler no Wolf 3D antes e depois de sua armadura ser destruída.

Os episódios 4, 5 e 6 chamados Dark Secret, Trail of the Madman e Confrontation respectivamente, se passam cronologicamente antes do episódio 1, e são relativos aos planos de guerra biológica, chamada de Giftkrieg, que os nazistas estavam desenvolvendo. As três últimas missões são as Nocturnal Missions (Missões Noturnas).

Série

Além dos múltiplos clones que pegaram carona no Wolfenstein 3D, este jogo teve, e ainda continua tendo, sequências oficiais também. O game é apenas o terceiro numa série de 11 títulos que não parece perder força com o tempo:

  1. Castle Wolfenstein (1981);
  2. Beyond Castle Wolfenstein (1984);
  3. Wolfenstein 3D (1992);
  4. Spear of Destiny (1992) – Prelúdio do Wolfenstein 3D, com o enredo passando cronologicamente antes deste jogo;
  5. Return to Castle Wolfenstein (2001) – Foi desenvolvido para reiniciar a série e é uma sequência direta dos eventos de Wolf3D;
  6. Wolfenstein: Enemy Territory (2003) – Um subproduto do RtCW;
  7. Wolfenstein RPG (2008);
  8. Wolfenstein (2009);
  9. Wolfenstein: The New Order (2014) – Mais um reboot da franquia que cria uma cronologia totalmente nova;
  10. Wolfenstein: The Old Blood (2015) – Prelúdio do The New Order;
  11. Wolfenstein II: The New Colossus (2017) – Anunciado na E3 de 2017 pela Bethesda como uma sequência do New Order para ser lançado no dia 27 de outubro deste ano.

Gameplay

Screenshots

Demos uma jogadinha rápida na primeira e na segunda missão pra fazer umas screenshots. Nostalgia total… Clique nas miniaturas para ampliá-las:

wolfenstein3d título

tela de título do Wolfenstein 3D.

checando hardware

Checando o hardware.

classificação do wolf3d

Originalmente o game era classificado para maiores de 13 anos, devido à ‘carnificina profunda’ hahahah. Hoje em dia alguns classificam para maiores de 17 anos… :war

wolf3d episodes

Escolhendo o episódio para jogar.

Escolhendo o nível de dificuldade

Escolhendo o nível de dificuldade.

detonando o guardinha

detonando o guardinha

suástica no wolf3d

este jogo é proibido na Alemanha.

cães de guarda

Na versão do Super NES, estes cães de guarda foram substituídos por ratos gigantes. Será que alguém achou que atirar em sprites de cachorros é crueldade contra animais? Na época, os funcionários da id acharam irônico o fato de alguém pensar que atirar em pessoas ou em ratos era mais moralmente aceitável do que em cães.

armadura

BJ começa preso num castelo medieval.

Achando uns ítens na passagem secreta

Achando uns itens na passagem secreta. Aliás, a missão E1M1 é a mesma fase secreta 31 do Doom 2.

relíquias

o jogador amplia o score ao recuperar/roubar relíquias e tesouros dos nazistas.

Os barris não explodem como no Doom...

Os barris ainda não explodem como no Doom…

wolf 3d final do level

Como é bom esta imagem… Referindo ao elevador, que indica que o fim da missão está próximo, não à parafernália nazista.

saindo do game

Ao sair do jogo, sempre vem uma mensagem irreverente.

voltando ao prompt do ms-dos

Ao voltar ao prompt do MS DOS, esta mensagem da versão shareware trás muitas recordações xD

Mais sobre Wolfenstein

Atenção

Você pode precisar do DOSBox para rodar o Wolfenstein 3D no seu Windows.

Wolfenstein 3D e Spear of Destiny completos

A versão que temos para download do Wolfenstein 3D é a shareware, mas você pode obter o Wolfenstein 3D e o seu prelúdio, o Spear of Destiny, no GOG, por um preço justo.

Você vai obter ambos os games, não apenas prontos para serem jogados no seu Windows (XP, Vista, 7, 8 e 10) mas funcionam sem DRM e sem precisar de conexão à Internet.

 

site ou autor do arquivo 3D Realms tamanho do arquivo 836KB licencaShareware sistemas operacionais compativeisMS-DOS Download

4 comentários para “Wolfenstein 3D”

  1. Eu jogo esse jogo desde que eu nasci.. hj eu tenho 16 anos..sei de tudo desse jogo..
    ele éeh o melior jogo 3D ja lançado.. e a história naum deveria ter sóoh 6 pisódios
    , éeh mt poko…
    meu pai era viciado nele ^^’
    a faze ke eu mais gosto éeh a faze secreta onde vooc abre um tanto de passagem secreta até achar um monstro ke parece um picolé vermelho gigante com os olhos rodopiando..
    essa faze tem um tanto de chefão do primeiro episóodio pra mata
    hehehe’ ^^’

  2. Ivan Godofredo Mourão disse:

    Ei,Mateus Carloto, pelo que notei vc e seu pai são crak’s nos wolf’s. Acho que sou mais velho q seu pai, tenho 70, e também sou viciado nos wolfs.Tenho o 3-D versão azul e versão vermelha e também o Wolf Spear e Wolf Spear 2.
    Me considero tambem bom neles.Se vc puder me ajudar, o spear 2 consegui ele a pouco tempo e estou “bloquado” numa fase, que não acho a saida.Gostaria de poder entrar em contato com voces para ver se conseguem me ajudar a sair dessa.Moro em Amparo e gostaria de saber como podemos trocar idéias a respeito.Aguardo uma resposta por aqui.Não sei se poderei deixar aqui o meu email.Se puder me avise.
    Abraços
    Ivan

  3. LichKing disse:

    agora q notei, que conversa esquisita.

  4. Mateus carloto disse:

    eu sou o mateus… hoje tenho 19 anos,, todo mundo aki tem aparencia de desgraçados.. e deve-se pregar bala em todos V6.. o holf spear éeh bem mais difícil e complicado.. porem éeh interessante a história do jogo.. onde o personagem principal éeh um azarado FDP. mais ñ acho ke devo gastar meu tempo irando a graça dojogo explicando-o senhor Ivan Godofredo Morão.. isso éeh palhaçada.. e palhaçada leva tapa na kra.. tenho ke correr atrás de dinheiro.. em vão se ferrar.. até daki alguns anos.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.