Jogos antigos com problema de cores no Windows 7

16 de julho de 2010

Jogos antigos com problema de cores no Windows 7

O Mitsujii escreveu um interessante artigo que propõe uma solução caso você esteja tendo problemas com a paleta de cores do Windows, ao rodar jogos mais antigos no Win7 ou talvez no Vista ou XP. Lembre-se, use esse tutorial sob sua responsabilidade, nós não nos responsibilizaremos por qualquer erro que possa ocorrer, mesmo porque o texto não é de nossa autoria!

Atenção: Este artigo/tutorial serve especificamente para lidar com o problema de cores que alguns usuários tem ao rodar games antigos no Windows Seven. Se você estiver tendo problemas ao rodar estes games, procure o DOSBox.

Solucionando Problema Com Paleta De Cores

por Mitsujii

Para quem curte Jogos Antigos como por exemplo eu, e usa o Windows 7, ou até as versões poucos antigas do Windows (como Vista, XP), é bom saber isso.

Vamos começar com um exemplo bem fácil de entender o The House of The Dead. O jogo original (ou o jogo UM), é uma versão bem mais antiga. Tudo certo. Baixei e fui rodar. O que me aconteceu nada mais nada menos foi ver uma tela assim:

Putz, e agora?! Não esquenta, não há problema.

Um amigo meu, Nelson William, sempre me ajudando e vice-versa, uma vez me mandou um arquivo em Batch File (explico isso depois), que fazia o jogo Worms Armageddon rodar direito, pois tinha o mesmo problema. Resolvi tentar o mesmo procedimento para outros jogos com o tal problema, e deu certo.

Procedimentos

Abra seu Bloco de Notas, copie e cole o código e analise o mesmo:

@echo off
@echo ================================================
@echo Colour Fix! v1.00
@echo ================================================
@echo Simplesmente coloque o código na pasta do jogo, no formato .bat
@echo O programa irá fechar o processo explorer.exe, irá sumir várias coisas.
@echo Quando o jogo for fechado, o processo será iniciado.
@echo.
@echo Obrigado!
@echo.
@echo DouglasEagle.
@echo off
taskkill /f /IM explorer.exe
arquivo.exe /nointro
Start explorer.exe

Verde: O processo explorer.exe irá ser finalizado, com o comando taskkill.
Vermelho: mude o arquivo para o nome do executável que inicia o jogo.
Magenta ou rosa: Inicia o processo explorer.exe

Depois de mudar o arquivo do jogo, salve em .bat. O BatchFile é aquele arquivo executado no MS-DOS. Após isso, inicie o arquivo que salvou. A primeira coisa que vai ver além da janela do MS-DOS abrindo, é sua barra de iniciar desaparecendo. Sem Pânico! É o que o arquivo quer dizer, o processo explorer.exe é praticamente uma parte visual do seu computador.
E aí? Seja feliz e bom jogo!

/!\ Ah, não tenho certeza se isso funciona em todos os jogos, pelo menos um jogo bem antigo, feito para DOS ou Win95, de caça não funcionou, nem em modo de compatibilidade, e a tela também ficou zoada. Mas deve ser por causa do S/O. E aí fica a minha dúvida se funciona ou não em todos os jogos, mas fica aí o aviso.

Update: Worms Armageddon no Win 7 64-bit

Para quem tem problemas ao tentar rodar o Worms Armageddon no Windows 7 64-bit, mesmo com essa gambiarra, ou outro jogo, que neste sistema operacional exibe uma mensagem de erro, falando que não consegue encontrar o processo explorer.exe, tente adicionar a linha tasklist antes do taskkill, no código acima.

Ficaria mais ou menos assim (no caso do Worms Amageddon):

"tasklist
taskkill /f /IM explorer.exe
WormsArmageddon.exe
Start explorer.exe"

Créditos: mitsujii

53 comentários para “Jogos antigos com problema de cores no Windows 7”

  1. Diego W. Rost disse:

    Ótima dica! Funcionou para o Starcraft 1! Muito obrigado! :D

  2. Akim disse:

    O de caça que vc diz se é o f22 raptor eu consegui, iniciando arquivo .bat (eu clico no arquivo que criei e ele abre o jogo), se eu clico no icone do jogo ele abre e fica com aquelas cores.

  3. DouglasEagle disse:

    Akim, eu também tenho o F-22 Raptor, porém não é este game. É do F-16. Mas nem está valendo muito a pena jogar este game, eu tenho um mais completo, rs.

    Diego, que bom que funcionou!

  4. Sofia disse:

    Eu estou a tentar aplicar isso no Worms Armageddon, mas não funciona :/

    que código é suposto copiar no bloco de notas?
    E que bloco de notas é esse, um novo ou um que esteja na pasta do jogo?

    Obrigada!

  5. DouglasEagle disse:

    Sofia, está vendo este “código” com uma formatação (fonte) diferente? É aquele que começa com um @echo e termina com explorer.exe. Copiou?

    Cole no bloco de notas, você cria um. Agora, vá em Salvar Como e salve em arquivo.bat na pasta do jogo. (Nessa pasta, teria o jogo, logicamente, você teria de salvar lá.)

    Salvou? Vai perceber que será um ícone de MS-DOS. Beleza, só rodar e ver a mágica.

    Até mais.

  6. Akim disse:

    Por curiosidade qual seria o jogo mais completo que vc citou? ja tive o f16, mig29, mas o F22 raptor é o melhor até agora. Pra abrir antes do codigo, tinha que ser na sorte uma hora entrava, só que se sair não voltava, eu tinha em portugues fechei no modo fun em armas e com codigo nas ultimas duas fases que eu nao conseguia passar. Agora to com o inglês consegui fechar no sufoco no modo realistic sem trapaças, a última fase é punk ficar esperando reforços com wigman abatido no meio de mais de 15 caças sem misseis, e com chaff e flare esgotados. Joguinho antigo que da uma adrenalina! haha

  7. DouglasEagle disse:

    Akim, rsrs.

    Parece que você realmente gosta de jogos de caça!
    Bem, eu tenho (ainda aqui guardado, hehe) o jogo chamado USAF, nele teria várias campanhas de guerras diferentes, mais diversidade em aviões e tal.

    É bem realístico, ele não propõe aquelas coisas surreais como o HAWX, ele segue a lógica e a razão, pra variar. Creio que jogos antigos propõe mais a realidade quando se tratam de coisas ‘reais’, ah, dá pra entender o que eu quero dizer.

    Eu também tenho outros games de caça, como dois do F15 e outros lá que nem lembro, rs. Mas acho que o USAF foi o que mais me agradou (e o único com qual consegui passar a infância jogando).

    Até mais!

  8. Akim disse:

    Nossa cara o jogo parece ser show, eu baixei o demo pra ver, dai não consegui jogar praticamente, muito diferente dos da Novalogic, difício de pilotar, inclusive estou baixando um manual pra ver se aprendo melhor. To com o torrent akie baixando tmb, alem do jogo que parece ser 2 cds, tem mais algumas coisas, não sei se são expansões ou o que, no total da uns 2 gb. Eu vi esse HAWX que vc falou, a primeira vista parece fantástico, mas assisti alguns videos e percebi que fica muito surreal msm, principalmente com o número de mísseis que o cara solta, parece infinito, o cara carrega o míssel e manda. Realmente os jogos antigos são mais reais nesse quesito. Vlw pela dica.

    Abraço

  9. Claudio disse:

    Sow de bola de certinho F22 Raptor……..Valeu Pela Dica

  10. José Eduardo disse:

    Alguem já tentou rodando o DosBox?

  11. DouglasEagle disse:

    José Eduardo,

    Queira testar com o DosBox. Eu não utilizo o programa, então não posso apresentar resultados fixos (já que não sei se todos os jogos funcionam nele).

    Se testar, comenta aqui pra podermos atualizar a postagem!

  12. Leo disse:

    Valeu mesmo cara!
    Rodou Black Dahlia, Timelapse e Afterlife!
    Solução prática e simples! Eu já estava tendo pesadelos só em pensar ter que emular uma versão antiga do windows para jogar estes jogos!
    Mandou muito bem!

  13. Guilherme disse:

    Nossa cara vlw msm eu tentei no worms armageddon, deu certo, demorei 1 poko pra entender q tinha q mudar o arquivo pro executavel + funfo mto bem!!!!!!

  14. MaCgYvEr disse:

    Aêê…vc podería colokar mais claramente,tipo…passo a passo como fazer…
    tô baixando ainda,mas pelo q vi ñ entendi mto bem a questão de copiar e colar códigos no bloco de notas e as alterações que devem ser feitas,foi explicado no caso do código em verde,mas e os outros (vermelho e rosa) ??
    se puder colokar bem simplificadamente passo a passo…sería ótimo…vou aguardar uma resposta blz??
    vlws..

  15. Tom disse:

    Karaka…fiz tudo o que foi pedido,copiei os códigos,salvei em .bat,mas quando vai iniciar o jogo,a tela fika toda preta e aparece “o programa deixou de funcionar” alguém sabeía me ajudar??

  16. DouglasEagle disse:

    MaCgYvEr, não entendi a sua dúvida. Peço que leia novamente todo o artigo. O tutorial está bem explicado. Você tem que criar um arquivo batch (.bat) com esse código, e para isso, foi explicado que será necessário fazer isso por meio do bloco de notas. Os códigos estão aí com suas respectivas legendas.

    Tom, tem como dizer que jogo é? E já tentou também configurar o próprio executável do jogo pra rodar em compatibilidade?

  17. vihtor disse:

    eu fiz td certinho, mas no meu worms armageddo fico a msm coisa me ajudem plis
    eu fiz assim copiei esse codigo no bloko de notas e salvei ele na pasta do jogo cm arquivo.bat e depois executei esse arquivo e abri o jogo msis fico na msm coisa :s

  18. DouglasEagle disse:

    Você modificou a parte onde dizia “arquivo.exe /nointro”? Digamos que o nome do jogo é “WormsArmageddon.exe”, você terá de colocar alí, WormsArmageddon.exe /nointro.

    Pelo o que você escreveu (às vezes fica difícil de ler), você só copiou o código sem alteração.

  19. amelio disse:

    oi amigo eu estou tentando fazer o diablo 1 pegar aqui mas quando digito la o ´hellfire.exe/nointro tento abrir este arquivo convertido em .bat e eu nao consigo tirar os defeitos das cores do jogo tem alguma solução para este problema amigo..se possivel mande pelo meu email.abracos

  20. ReinaldoAM disse:

    AEWWW… NO CARMAGEDDON FUNCIONOU PERFECTAMENTE!!!

  21. Elisson disse:

    Também funcionou com o jogo Jane´s Fighters Anthology.

  22. José Julio disse:

    Muito Obrigado, funciona mesmo. Deu certo com StarCraft! Thanks For your help…Jj

  23. Matheus disse:

    Não percebo porque não consigo abrir o jogo… já fiz tudo isso de abrir o bloco de notas, guardar… e nada. O jogo começa abrindo mas depois vai a abaixo … não percebo… alguém me ajuda?

  24. thalles disse:

    cara o meu windows é 64 bits mas meu problema não é com as cores é com o jogo mesmo na hora que eu clico em abrir aparece a tela preta mas depois ela diminui de tamanho a aparece a mensagem “O programa parou de funcionar” e ele fecha, já tentei fazer pelos arquivos .bat ele está correto pois também abre o jogo mas ele fecha do mesmo jeito o que eu faço me ajudem por favor!

  25. Jarbas disse:

    No Worms Armageddon ele não funciona, só avisando ^^ então não é em todos os jogos vc tinha razão xD

  26. LichKing disse:

    Esse Doug é o cara mesmo… funcionou até no Doom 95! rsrsr

  27. João Gabriel disse:

    Nossa vei adorei funciono de verdade pow valeu eu fiz isso no diablo 1 aki no win 7
    e rodou perfeitamente valeu :D

  28. Mitsujii disse:

    Eu também posso agradecer em meu nome!

    Jarbas, era para ter funcionado com o Worms Armageddon, ainda mais que o meu objetivo era jogá-lo usando esse método. No Windows 7 32bits funcionava até então. Fui então confirmar (Windows 7 64 bits), dizia um erro que não encontrava o processo explorer.exe.

    Fui tentar ver qual era o problema e fiquei vendo os comandos de taskkill e vi que tinha um comando para ver todas as tarefas (usando o comando tasklist). Usei para confirmar um negócio (PID) e depois que testei o mesmo comando, funcionou. Acho que precisava ver todas as tarefas antes, não tenho certeza.

    Tenta colocar no .bat, antes do taskkil, um tasklist. Ou faça isso manualmente abrindo o Prompt de Comando.
    “tasklist
    taskkill /f /IM explorer.exe
    WormsArmageddon.exe
    Start explorer.exe”

  29. O anonimato das trevas disse:

    tentei com o diablo 1 e não colou :X
    o pior q minha maquina reduzio o desempenho em uns 20% D:

  30. Édipo disse:

    Perfeito, funcionou com o Pet Wings! ^^
    Valeu mesmo! =D

  31. Cássio disse:

    mano tu podia fazer um video disso, o que acha?? ajudaria muito.

  32. Augusto disse:

    Valeu mesmo pela dica, mas tentei usar no Diablo I, e no começo até roda, mas o jogo minimiza sozinho, e depois volta com o problema, o que pode ser?

    • LichKing disse:

      eu chutaria que pode ser algum programa que roda no background do seu computador, como por exemplo algum mensageiro instantâneo (skype, facebook etC), anti virus, etc. vc pode receber uma mensagem e o diablo minimiza automaticamente…

  33. Cassia disse:

    Não ajudou em bosta nenhuma. Não explicou nada direito e meus poderes de adivinhação estão desativados.

  34. smith disse:

    Grande filme para por a dar as cores direito!

    basta um clik e fica logo a bombar.

    nade de andar a mudar ficheiros e a criar.

  35. Marco Ariel disse:

    Ae parceiro, eu tentei fazer isso no meu Diblo I mas não deu certo, ele iniciou, mas ficou com a tela toda preta, você poderia me ajudar???

  36. Marco Ariel disse:

    Ae parceiro, eu tentei fazer isso no meu Diblo I mas não deu certo, ele iniciou, mas ficou com a tela toda preta, você poderia me ajudar???

  37. Adriel disse:

    nossa, muito obrigado meu star wars: galactic battlegrounds esta rodando limpinho.

  38. Anthony Cruz disse:

    Oi, obrigado cara, resolveu todos os meus problemas!! Vou poder jogar todos os meus jogos antigos.

  39. Livia Correa disse:

    o amigo tem como disponibilizar o arquivo para download para windows 7 32bits por favor

  40. Dhominy Augusto disse:

    Amigo aqui nao da estou tentando no worms armaggedon pode min ajudar

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.