Como rodar o Doom 95 no Windows 10

6 de outubro de 2020

Este artigo ensina como rodar o Doom 95 – um port do FPS da id Software feito pela Microsoft que, embora antigo, bugado e obsoleto, continua sendo muito procurado por aqui – no Windows 10.

Note que isto é mais útil para casos específicos, como usar alguma funcionalidade como jogo via LAN do Doom 95 (lembro que era fácil de configurar) ou alguma doideira qualquer. Se você procura apenas uma forma de jogar Doom em Windows modernos, mas quer a experiência vanilla legítima, é mais fácil ir logo com o Chocolate Doom ou o Crispy Doom.

Pois bem, procedimento para jogar o Doom 95 no Windows 10 é similar ao que deve ser feito nos casos dos Windows Vista e 7 – tem que copiar o arquivo DPLAY.DLL, que vem na pasta DIRECTX, dentro do diretório do Doom 95 e copiá-lo para o diretório do Doom 95 – mas tem um passo a mais: deve-se pegar o arquivo ddraw.dll que vem no DXGL e copiá-lo também na pasta do Doom 95.

É só isso, mas como tem sempre aqueles lerdos de plantão, vamos ao passo a passo:

  1. Baixe o Doom 95 e descompacte no local desejado. Não é necessário setup ou instalação.
  2. Acesse a pasta DIRECTX que está dentro do diretório do Doom 95 e copie o arquivo DPLAY.DLL para o diretório do Doom 95. Você pode baixar o dplay.dll no DLLFiles, alternativamente.
  3. Baixe o DXGL, um substituto livre e grátis da livraria ddraw.dll do Windows que roda em OpenGL, e instale-o numa pasta própria (se não quiser instalar, pule para o passo 5). Só precisa dos componentes DXGL (DXGL Components), os outros dois componentes podem ser desmarcados na hora de instalar:
    instalando a bicheira
  4. Vá nessa pasta onde instalou o DXGL e pegue o arquivo ddraw.dll e copie-o também na pasta do Doom 95.
  5. Alternativamente*, você pode abrir o arquivo do instalador do DXGL (por exemplo, DXGL-0.5.18-win32.exe) com o 7-Zip, extrair apenas o ddraw.dll e copiá-lo na pasta do Doom 95, caso não queira instalar o DXGL. Se você fez este passo, pode ignorar o próximo.
  6. Execute o DXGL (dxglcfg.exe), clique em “add”, selecione o executável do Doom95, defina-o “Video mode” para “aspect corrected stretch” e selecione a proporção de aspecto 4:3. Isso deve dimensionar o jogo na proporção correta, mesmo em monitores widescreen. Se você tiver feito o passo 5, vai falar que o perfil já existe, daí basta selecionar o doom95 no “Application profile”.

Atenção*: sem instalar o DXGL (fazendo o passo 5 e saltando o 4 e 6), só consegui jogar o Doom 95 com a configuração de tela cheia (Full Screen) e 640×480. Dá para mexer isso na aba “Screen Resolution” na janela “Advanced Options” que abre quando clica no botão “Advanced…” no Doom 95:

configurações de tela no Doom 95

Se tentar outras configurações, fica tudo zuado. Já com o DXGL dá pra usar outras resoluções Full Screen.

Note que só dá para jogar o Doom 95, desde o Windows Vista, em tela cheia. Em janela, não consegui de jeito nenhum (nem com o DxWnd). Se você tiver a manha, diz aí nos comentários!

E é só isso aí. Se der ibope este post também, faço um vídeo!

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!