Crispy Doom

Crispy Doom é um port avançado do Doom que foca em promover uma experiência de jogo fiel à do clássico FPS da id Software em suas versões originais de MS-DOS, mas contando com alguns aprimoramentos técnicos gerais.


1 de janeiro de 2019

Crispy Doom é um port avançado do Doom desenvolvido por Fabian Greffath que foca em promover uma experiência de jogo fiel à do clássico FPS da id Software em suas versões originais de MS-DOS, mas contando com alguns aprimoramentos na resolução, taxa de frame, controles e interface do usuário.

O Crispy Doom é um projeto derivado do Chocolate Doom, mas extrapola os limites impostos pela filosofia do port original ao introduzir mouse look, saltos, crosshair, novos códigos de trapaça etc. Embora estas funcionalidades já estejam presentes em ports mais populares e difundidos como o GZDoom e Zandronum, o Crispy Doom conta com a vantagem de manter-se totalmente compatível com arquivos de configuração, save, netplay e de demos criados pelo engine vanilla, o que implica rodar também com os do Chocolate Doom.

Vídeos

O vídeo acima mostra o showcase que eu fiz do Crispy Doom, mostrando o gameplay e falando sobre suas funcionalidades chave.

Já a primeira parte do vídeo anterior foi jogada com o Crispy Doom para mostrar o mapa Marine Doom em sua forma mais pura o possível, mas com gráficos melhores do que se fosse com o Chocolate Doom.

Funcionalidades

  • Resolução de tela 640×400 e 320×200 ainda disponível no modo “High Resolution Rendering: Off”.
  • Taxa de frames de renderização ilimitada com interpolação e sincronização vertical (Vsync) opcional com a taxa de atualização da tela.
  • Níveis de correção gama intermediários (0,5, 1,5, 2,5 e 3,5).
  • Remoção de todos os limites estáticos do engine, ou pelo menos o aumento dos menos cruciais;
  • Suporte para todos os IWADs do Doom clássico (veja mais detalhes).
  • Permite saltar, usar mouse look e ativar crosshair.
  • HUD minimalista opcional que mostra apenas números da barra de status.
  • Opção de tirar screenshots limpos, sem HUD ou mensagens do jogo.
  • Pode-se ativar animações aleatórias de morte espelhadas e sprites de cadáveres.
  • Conta com opções de linha de comando para permitir jogar com sprites das armas do jogador invertidos ou com a geometria dos mapas totalmente invertida.
  • Os jogadores podem andar sobre ou sob monstros e cadáveres pendurados se quiserem.
  • Pode escolher armas centralizadas ao atirar, coice e pitch.
  • Opção para avisar sempre que um segredo for revelado.
  • Podem ser ativadas estatísticas da fase no automap.
  • Correções de sons e opção para tocar as músicas completas.
  • Timers de reprodução e barras de progresso podem ser exibidas para gravar ou reproduzir demos;
  • CAPS LOCK ativa always run.
  • Aplicativo de configuração de Windows que simula o original de MS-DOS.
  • Projeto em código livre (open source).
  • Menu para configurar as funcionalidades opcionais.

Compatibilidade

O Crispy Doom é compatível com todos os IWADs do Doom clássico: Doom, Doom Shareware, Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Doom 3: BFG Edition e Freedoom.

Ele também roda qualquer mod limit-removing, além dos compatíveis com o engine original do Doom e do Chocolate Doom. Também é compatível com DeHackEd e lumps no formato BEX.

Versões do Crispy Doom pro Heretic, Hexen e Strife não estão sendo desenvolvidas ativamente.

Mais informações e source ports

autor, site, canal ou publisher Fabian Greffath tamanho 6,3 MB licençaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8.1/10 download link DOWNLOAD

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2 comentários para “Crispy Doom”

  1. samuel disse:

    hoje: 10/07/2020
    Gostei nem tanto pelos MODS que só rodam bem no doom1 ou nos famigerados Gzdoom…rs
    Maioria dos mods no Gzdoom as armas ficam subindo para o teto quando vc vai atirar…isso irrta.

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