Bydofied

Bydofied é um mod que traz armas, power-ups, pick-ups, músicas, efeitos, HUD, fontes, gráficos, itens de cenário e gimmicks do R-Type ao Doom.

24 de agosto de 2022

Bydofied é um mod para Doom inspirado no clássico shoot ’em up de rolagem horizontal de 1987 da Irem, R-Type, famoso no ocidente graças ao seu port de Master System. Foi desenvolvido pelo Captain J e lançado em 30 de dezembro de 2021.

Resumidamente, o Bydofied é o R-Type se fosse no Doom, embora, claro, haja bastante diferenças em relação ao antigo scrolling shooter. Pelo menos até o momento, apresenta armas, power-ups, pick-ups, músicas, efeitos, HUD, fontes, gráficos, itens de cenário e gimmicks adaptados e/ou ripados do jogo original. Ah, parece que todos monstros atacam com projéteis e tem animações de morte diferentes também.

O visual do Bydofied é bem agradável, com muita coisa desenhada em pixel art retrô mais puxado para 16-bit, e não o que vemos em outros trabalhos do Captain J – como Rebel Rumble ou Netronian Chaos – que tem estilo gráficos mais MS Paint (embora seja provável que esta ferramenta tenha sido muito utilizada aqui também).

Vídeos

No 87º Combinações do Alberto, usamos o Bydofied para jogar as duas primeiras fases do Vrack Botanicals com o Rampancy, PaintTextures, Tilt++, Nash’s HP Bar, Universal Weapon Sway e Bloom Boost.

Acima, temos um trailer teaser oficial do Bydofied, Ficou chique que nem o mod.

Destaques

  • Use cinco armas de cristais (crystal weapons) e duas auxiliares da série R-Type original, além de outras cinco outras armas auxiliares.
  • Carregue seu Wave Cannon para destruir a horda de inimigos em poucos tiros (é muito bom esse ataque, basta segurar o botão de tiro pra carregar).
  • Vários e úteis power-ups. Talvez você também possa obter alguns espécimes desenvolvidos pelas mãos das Space Corps…
  • Atualize seu cristal de arma coletando um igual. Causa um bom dano.
  • Os inimigos também seguem o princípio do jogo original: explodem da maneira mais climática possível.
  • Alt-fire poderoso e útil também.
  • Enredo próprio.

Enredo

A história começa com o segundo tipo do R-9HX1 ARCHER, o antecessor da gigantesca arma humanóide, TL-T CHIRON.

Após a enorme quantidade de dados de combate recebidos dos R-9A ARROWHEADs, as Forças Armadas Aliadas da Terra (também conhecidas como Space Corps) começaram o experimento de produzir variantes robustas do R-Fighter com base em um modelo. Cada modelo tinha seu próprio propósito, armamento, principalmente alimentado por REDACTED.

ARCHER é um dos R-Fighters especializados em ataques anti-infantaria e outros inimigos não blindados considerado muito poderoso contra pequenas criaturas e máquinas do tipo Bydo, sem causar muitos danos desnecessários. ARCHER tem agora uma nova missão que consiste em vasculhar um pequeno planeta estéril, que o aguarda cheio de terror e mistérios.

Análise

Infelizmente ainda não tive tempo para explorá-lo ao fundo, mas posso dizer que o Bydofied é um mod bem no estilo que podemos esperar do Captain J: muito pixel art, tiroteio acelerado inspirado em shooters antigos de fliperama, belos gráficos desenhados à mão, bastante atenção aos detalhes e preocupação com a consistência do trabalho em geral.

A impressão que tenho é que o Bydofied é um daqueles PWADs descomplicados, de só chegar e sair atirando, mas que também adiciona variação de jogabilidade, quiçá valor de replay, numa partida de média/longa duração, com o esquema dos upgrades, armas auxiliares etc. Ou seja, é ao mesmo tempo simples o bastante para permitir jogar sem esquentar a cabeça e suficientemente sofisticado para estimular naturalmente a exploração de seus limites.

Consta que o mod ainda é um WIP (trabalho em progresso), o que significa que pode ser atualizado com mais coisa, então vale a pena ficar de olho. De qualquer maneira, já dá pra divertir bastante com o Bydofied, além de fazer umas combinações maneiras com outros PWADs.

Dicas

  • Toda arma primária pode carregar e emitir projéteis baseados em onda. No entanto, são todas semiautomáticas. Clicar no botão de disparo no ritmo certo será menos cansativo, enquanto clicar e segurar vai carregar um tiro que é bem forte e útil.
  • As armas auxiliares são bastante poderosas, mas têm munição limitada, o que às vezes pode ser difícil de encontrar. Todavia, coletar a mesma arma auxiliar que você já tem recarregará sua munição.
  • Os Bydo Powerups lhe darão vantagens e desvantagens. Por exemplo, Bydo Ammopack permite que usar armas auxiliares sem gastar munição, mas também enfraquece sua defesa.
  • O projétil de onda em potência máxima tem grandes dano e raio de splash damage. Tente dispará-lo no chão ou no teto para causar mais danos.
  • O Wave Cannon pode ativar imediatamente interruptores e paredes que precisam disso como visto logo de cara no SIGIL (obrigado, Romero).

Screenshots

As screenshots acima mostram o Bydofied combinado com mapas e/ou outros mods. Algumas foram tiradas pelo Alberto Balieiro.

Compatibilidade

Rodei o Bydofield aqui no GZDoom 4.8.2 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, e o mod parece funcionar perfeitamente bem com tudo isso.

Note também que apesar do Bydofied trazer alterações nos inimigos, dá pra usá-lo como pacote de armas carregando-o antes do mod de monstros. Deve funfar pelo menos na grande maioria dos casos.

Mais informações e mods para Doom

autor, site, canal ou publisher Captain J tamanho 20 MB licençaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!