Mega Punisher Jukebox for Doom

Traz a BGM do Justiceiro do Mega ao Doom (e Chex Quest).


26 de abril de 2023

Mega Punisher Jukebox for Doom é um mod que traz as canções do port de Mega Drive/Genesis do The Punisher ao FPS clássico da id Software. Foi desenvolvido por mim, Facínora, e lançado inicialmente em 26 de abril de 2023.

O mod foi criado especialmente para ser usado com o The Punisher de YukesVonFaust, dando-lhe um ar mais 16-bit, e pode tanto reproduzir as músicas de forma aleatória e automática como funcionar como um pacote de trilha sonora estático.

O Mega Punisher Jukebox for Doom, pelo menos até o momento, não altera as canções que já estão presentes The Punisher, como a de intermissão e a “Revenger” (a que toca quando pega a invencibilidade). Outra característica interessante é ser leve, ocupando menos de 500 KB de espaço em disco, graças ao uso das músicas no formato original do Mega Drive.

Vídeos

No vídeo acima, fiz um teste do Mega Punisher Jukebox for Doom com o Russian Mercenaries e The Punisher. Parece que ocorreu tudo bem.

Já no 138º Combinações do Alberto, usei o Mega Punisher Jukebox for Doom para trazer a BGM para uma jogatina com outros mods: Internet DooMed Compilation, Fight the Carious, Nash’s Gore Mod, Universal Weapon Sway, Tilt++ e Doom Egypt Alien Texture Pack.

Curiosidades

  • A versão de Mega Drive/Genesis d0 beat ’em up do Justiceiro foi desenvolvida pela Sculptured Software, publicada pela Capcom e lançada originalmente em 1994. Infelizmente, este port não saiu dos melhores, pois trouxe censura (o que inclui as roupas das ninjas e o Nick Fury fumando charuto), piores gráficos e efeitos sonoros, menor variedade de inimigos e menos objetos destrutíveis que o original.
  • Embora seja uma versão inferior à original de arcade, resolvi utilizar as canções do Mega Drive pois o seu formato original (VGM) ocupa pouco espaço em disco e é compatível com o ZDoom e seus derivados.

Créditos

Basicamente, reuni as músicas com maior duração do jogo e configurei o jukebox, que recebeu alguns pequenos hacks meus nos script, para desenvolver este mod. O trabalho pesado foi todo de:

  • TerminusEst13 – Script de jukebox original.
  • Yoko Shimomura & Isao Abe – Compositores das canções.
  • Capcom – Jogo original.
  • Sculptured Software – Port de Mega Drive/Genesis do jogo.
  • Ninguém – Beta testing etc. Ninguém se prestou. Bando de inúteis…
  • Agradecimentos ao Zophar.net, pelo conteúdo precioso que guarda por tantos anos.

Se tiver faltando alguém, me avise aí nos comentários.

Screenshots

Imagine umas capturas de tela quaisquer com a música do The Punisher do Mega aí.

Compatibilidade

Testei o Mega Punisher Jukebox for Doom aqui no GZDoom (3.3.2, 4.8.2 e 4.10.0) e LZDoom 3.88a, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Freedoom, Final Doom, Chex Quest e Chex Quest 3, e tudo parece funcionar perfeitamente com tudo isso. O mod tem suporte parcial ao Heretic: dá pra reproduzir as músicas aleatoriamente, mas não substitui as que são o padrão das fases.

O jukebox parece funcionar no Zandronum (2.0 e 3.0), ZDoom 2.8.1 e GZDoom (1.8.2 ao 2.x.x) sem dar pau, mas as cores das fontes não ficam corretas, e não sei dizer se dá pau em outros aspectos.

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