Segredos, trapaças e dicas do Street Fighter II de Super Nintendo

10 de fevereiro de 2020

Este artigo contém segredos, trapaças, dicas e macetes diversos do Street Fighter II: The World Warrior de Super Nintendo, como o código para usar personagens iguais, o esquema para pular oponentes e o infame código de Game Genie que libera os chefões.

Resolvi lançar um post dedicado às dicas de apenas esta versão do clássico de luta da Capcom, pois foi um dos cartuchos que mais joguei entre mais ou menos 92 a 94, e olha que eu nem tive o SNES. Ou seja, além de ajudar você que está procurando macetes deste port do SF2, é pura nostalgia pra mim.

Atenção: estas dicas são para a edição do Street Fighter II que saiu para o Super Nintendo, o que se deu em meados de 1992. Ou seja, é quase certo que as manhas ensinadas aqui só devem funcionar na The World Warrior, aquela que só dá para escolher os oito lutadores principais, desta plataforma.

Como escolher dois personagens iguais

Esta manha foi a primeira que conheci e  talvez seja a mais conhecida deste cartucho. Trata-se de um código que permite que dois jogadores usem dois lutadores iguais (Ryu, Blanka, Chun-li, Ken, Guile, Dhalsim, Zangief, E. Honda) na mesma batalha, como no Street Fighter II’: Champion Edition. O truque acaba ativando também aquelas cores alternativas que aparecem ao selecionar o personagem com Start.

Para permitir a escolha de lutadores iguais no Street Fighter II de Super Nintendo, entre, na tela de logo da Capcom (aquela onde fica tocando uma musiquinha curtinha), com o seguinte comando:

, R, , L , Y e B

O código pode começar a ser feito antes do logo aparecer totalmente, mas tem que ser nesta tela e antes do “Capcom” desaparecer e mudar para a próxima:

Logo da Capcom no SF2 do SNES

Quando aparecer isso aí que você tem que entrar com o código, antes que o logo da Capcom suma e mude de tela.

Não seja um cabeça de bagre: este código considera os botões do controle padrão do Super Nintendo, não as teclas do seu teclado. Note também que este truque não permite jogar com os chefões, não faz você enfrentar o seu próprio personagem no single player e também não ativa as mudanças de gameplay do Street Fighter II’: Champion Edition. Ou seja, nada daquele Shoryuken bonzão do Ken…

Se o procedimento for feito corretamente, vai tocar um efeito sonoro, indicando que o macete foi ativado. Ou seja, vai dar para selecionar dois personagens iguais, tanto nos modos “Game Start” quanto no “V.S. Battle”:

Dois Kens no SF2 do SNES

Dois Kens no SF2 do SNES no estágio do Ryu. Chupeta!

Curiosidade: esta manha parece com a de selecionar personagens iguais no The King of Dragons.

Mudar controles depois que a partida já começou

Para mudar a configuração do controle depois que a partida já começou, basta segurar Select antes da batalha. Isso pode ser muito útil e funciona em ambos os modos, tanto no história (“Game Start”) quanto no versus.

Na partida normal, o Select deve ser pressionado e segurado naquela tela de mapa-múndi (acho que só funciona antes da primeira batalha), enquanto, no Versus, é depois de escolher o estágio (depois da tela onde têm os mapinhas).

mudando controles no SF2 do SNES

Dá para mudar a configuração dos controles no SF2 do SNES depois que a partida já começou. Pode quebrar o galho, hein?

Jogar com os chefões

Há muitos anos, a revista gringa Electronic Gaming Monthly divulgou uma password de Game Genie que permitia jogar com os chefões no Street Fighter II do Super Nintendo. Muita gente achou que isto era apenas um hoax e, até onde sei, ninguém sabe quem descobriu tal senha, a qual também nunca fez parte do livro de passwords oficial do Game Genie de Super NES.

Fiquei sabendo dessa história na edição 28 da saudosa revista Ação Games (93). Nela, encontra-se a “análise completa” deste código, com umas screens e umas considerações, frisando sempre que a parada era forçação de barra e muito bugado:

Sem desmerecer, acho que esqueceram de testar e perceber que a password de fato funciona, mas só permite que o jogador 2 use os chefes. Também, não citaram em quais condições exatas isto ocorre.

Tipo, o código que a Ação Games citou está certo:

10A4-0767 + F0AE-6D04

Lembre-se que este código é do Game Genie do SNES e você precisa de tê-lo (ou usar algum modo similar) para ativá-lo. Tem também algumas poucas fontes que citam a senha com uma terceira parte (10A4-0767 + F0AE-6D04 + 92A6-AF64), mas só consegui com as duas primeiras mesmo.

Entretanto, não é só isso!

Além do fato de só o segundo jogador poder controlar um mestre, tem que ser ao enfrentar o chefão a ser controlado durante o modo história (Game Start). Ou seja, com o código do Game Genie ativado, pressione o Start do Controle 2 durante uma luta contra o mestre que o 2P deverá controlar:

Boss Code do SF2 do SNES ativado

No caso, ativei o Boss Code do Game Genie do SF2 do SNES durante a luta com o Balrog e pressionei o Start do jogador 2. Acabou que o 2P virou o Balrog.

Pode ser que eu tenha feito errado, mas só consegui desta forma. Todavia, de acordo com as prints publicadas na Ação Games, parece que é isso mesmo.

Mas ainda não acabou. Além deste porém, tem as idiossincrasias dos efeitos que este código ativa*:

  • Quando aparecem na tela, os personagens estão com as cores totalmente adulteradas. Só depois de arremessados ao chão, eles ficam um pouco mais parecidos com o seu aspecto original;
  • No segundo round, quase sempre os personagens aparecem deformados. É como tivessem sido esquartejados e remontados, com as partes fora do lugar;
  • Quando você tenta fazer golpes especiais com os chefes, quase sempre o jogo trava e você tem que resetar. No final, a gente fica limitado a dar os golpes simples, aqueles que usam apenas um botão;
  • Ao jogar com Balrog, até o cenário fica diferente. Este personagem fica limitado aos movimentos simples: só dá socos;
  • Vega surge na tela como o Homem Sombra. O único golpe especial que se pode dar com ele é a cambalhota: ↓, ↙, ↑ + chute forte;
  • Com Sagat, contente-se em dar o Tiger Uppercut: →, ↓, ↙ + soco forte;
  • Dois golpes especiais do M. Bison já são prontos: Para a tesoura, use chute forte; para o parafuso com fogo, dê soco forte.

*os pontos acima foram tirada quase que ipsis literis da matéria da Ação Games n. 28. Não sei se esses comandos estão certos e tem umas contradições aí, mas vale pela nostalgia.

Pode ser frustrante, mas a verdade é que isso é mais uma curiosidade do que algo realmente relevante para tirar umas partidas as sério neste jogo.

Saltar oponentes

Essa é meio óbvia para quem tem experiência com o Street Fighter II, mas vale citar: para pular os oponentes controlados pela CPU neste jogo, basta apertar Start com o outro controle e selecionar o personagem que você não quer enfrentar e vencer ele (deixe ele só pra apanhar). O retrato do personagem vencido vai ficar cinza na tela do mapa-múndi, como se ele já tivesse sido derrotado.

Claro, se você vencer o pato que te desafiar durante o modo história, vale também. Se ele te fizer de pato, também vale. Aí é seu personagem que vai ficar cinza.

Neste port do Street Fighter II dá para fazer isso com os 8 lutadores normais. Os chefes você vai ter que vencer na unha.

Final diferente

Fazer final diferente, o que a gente chamava de “Final dos Campeões” nos fliperamas, é possível também no Street Fighter II de Super Nintendo. Para isto, basta você zerar o jogo sem perder nenhum round no nível mais elevado de dificuldade (7).

Como tem 8 personagens selecionáveis nesta versão, tem 8 finais diferentes pra você tentar fazer.

Tela de perfil dos personagens

Para obter a tela de perfil no SNES, aquelas que falam idade, peso, altura e outros dados dos personagens do Street Fighter II, basta pressionar e segurar os Botões L e R do controle do Jogador 2 na tela de introdução (antes de apertar Start e aparecer o menu inicial) do jogo.

Ao invés de exibir a demonstração, como normalmente faria, o jogo vai ficar mostrando apenas as telas com os perfis dos personagens, até que você solte os botões.

Tela de perfil de personagem do Guile no SF2 do SNES.

Perfil do Guile no Street Fighter II do Super Nintendo.

Sons extras

Para escutar os efeitos sonoros extras no 1f ao 23 no S.E. Test (no Option Mode), basta selecionar os sons 25, 26 ou 27 e ficar apertando R rapidamente. Quando você voltar aos sons 1f ao 23, vai ter uns barulhos extras lá.

Meio inútil isso.

Remover barras de energia, tempo e sons

Vá no Option Mode e pressione Start para voltar ao menu anterior. Repita este processo 27 vezes.

Dizem que funciona. Tenta aí e me fala.

Chun-Li no final

Dizem que, se você vencer todos os rounds com perfect no nível 7 de dificuldade (o maior), a Chun-Li vai dizer, na tela final (com todos os personagens): “Yatta!”.

“Yatta” (やった), se não me engano, pode ser traduzido como “Consegui” ou “Viva”. Ah… É tipo uma comemoração, sei lá.

Tipo, isso parece aquele boato de lutar contra o Sheng Long (que seria o mestre do Ryu) que espalharam por aí, deixando um monte de bobo gastando ficha na época. Sei não, tenta essa aí também e me fala.

Considerações finais

Como falei anteriormente, esse Street Fighter II foi um dos games que mais joguei, pois, mesmo sem eu nunca ter tido um Super Nintendo, tratava-se de um excelente quebra-galho da versão original de fliperama que podia ser desfrutado por horas nas locadoras de antigamente.

Teve até um estabelecimento que, só por causa do Street Fighter II de SNES, transformou os controles em manetes e embutiu o console num gabinete pra ficar igualzinho uma máquina de fliperama. Sim, isso é algo que acabou ficando muito comum, mas, à época, achei sensacional.

Então, por causa dessas experiências, julguei este port importante o suficiente para ter uma publicação de dicas só pra ele, o que também deixa mais organizado e evita confusões com macetes de outras versões. Mas, se você tiver procurando os comandos completos para cada lutador, pode dar uma olhada na nossa lista de golpes de Street Fighter 2, a qual serve para toda versão decente deste grande título da Capcom.

Enfim, pode ser que esteja faltando alguma coisa, mas, se ficar sabendo de alguma coisa, irei atualizar aqui. Você também pode ajudar comentando, se tiver alguma correção, dúvida ou complementação.

Ah! Espero que seja útil!

Mais Street Fighter

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!