Chex Quest

3 de fevereiro de 2017

Chex Quest é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido e lançado em 1996 pela Digital Café, como uma jogada publicitária para promover o cereal Chex. É interessante notar que é uma conversão total do The Ultimate Doom (ou seja, é também um mod) só que sem a temática violenta, visto que o cereal tinha como mercado alvo crianças a partir de 6 anos de idade.

É também o primeiro game que foi incluído em uma caixa de cereais como prêmio. Aqui, no Brasil, não é muito comum colocarem brindes nas caixas de Sucrilhos, por exemplo. Entretanto, não é incomum ver isso em filmes ou desenhos americanos etc.

A campanha publicitária deu mais do que certo, aumentando a venda do cereal em mais de 200%, mesmo trocando os zumbis e demônios do Doom por monstrinhos gelatinosos que, ao invés de serem mortos, são enviados de volta para a sua dimensão quando são abatidos. As armas, texturas, músicas, sons e outros recursos também foram alterados, a fim de combinarem com a temática do game. Inclusive, Chex Quest ganhou dois prêmios de publicidade, o Golden EFFIE Award for Advertising Effectiveness, em 1996, e o Golden Reggie Award for Promotional Achievement, em 1998.

Mesmo depois de mais de 20 anos, o Chex Quest ainda mantém uma comunidade de fãs (que provavelmente não tem mais seis anos de idade), ganhando status de “cult”. A fanbase do game, composta de muitos fãs do Doom também, ainda produz arte baseada no game, novos WADs (mods), até sequências inteiras para o Chex Quest, além de outros projetos.

Vídeos

Acima, temos o nosso décimo segundo Velharia, uma série de episódios a respeito de jogos antigos do nosso canal, apresentou e cobriu o Chex Quest, com o Facínora narrando e jogando este divertido e colorido FPS.

Depois tivemos o décimo terceiro Velharia, que é um playthrough comentado do Chex Quest, aproveitando que o game é curtinho e tranquilo de jogar.

Exibir spoiler

Enredo

Considerando que é um FPS que descende do Doom (conhecido pela história praticamente nula), destinado à crianças e com uma temática tão amena, o enredo é deliciosamente rico:

Chex Quest começa em uma reunião de emergência dos membros da Federação Intergaláctica de Cereais. Nela, é comunicado que um vulcão explodiu na superfície de Bazoik, um pacífico planeta de mineração reconhecido por seus produtos nutritivos de qualidade. O Esquadrão Chex capturou fragmentos da explosão e descobriu que continham estranhas e viscosas larvas de uma criatura de outra dimensão. Quando expostas a substâncias nutricionais, essas larvas crescem abruptamente em criaturas enormes e viscosas, com a capacidade de lançar lodo de várias maneiras de seus corpos, como arma. Ainda mais preocupante, as comunicações com Bazoik foram interrompidas, sem a Federação poder comunicar com ninguém.

Felizmente, os cientistas da Federação encontraram uma maneira de combater a ameaça. Embora as armas comuns não tenham efeito algum sobre as gosmas invasoras, eles poderiam enviar as gosmas invasoras de volta para a sua dimensão, modificando as zorchers, as principais armas da Federação.

O Chex Warrior do Chex Squadron, um soldado humano vestido uma armadura no formato do cereal Chex, é o voluntário para erradicar Bazoik dos Flemoids, como ficaram conhecidas estas criaturas verdes, invertebradas e gosmentas, que infestaram o planeta e escravizaram vários colonos humanos.

Chex Warrior chega na plataforma de pouso do centro de pesquisas de Bazoik, de onde vai seguir para o laboratório, o arboreto e, finalmente, as cavernas subterraneas do planeta, onde os Flemoids criaram sua colônia.

Gameplay

Sendo baseado, originalmente, na engine do Doom, Chex Quest é substancialmente idêntico ao Ultimate Doom, em termos de gameplay. O jogo de tiro em primeira pessoa tem o personagem caminhando em ambientes semi-tridimensionais enquanto os inimigos tentam atacá-lo, atirando muco nele e o imobilizando. Pelo caminho, power-ups, armas e munições, tudo num estilo de cereal, podem ser recolhidos e utilizados.

O número de fases é uma das poucas diferenças notáveis, além dos gráficos e sons, é claro. Tem apenas cinco fases. Outra diferença é que os inimigos fracos, exceto um, não tem ataque a longa distância enquanto o chefão não de movimenta.

Desenvolvimento

A equipe que desenvolveu o Chex Quest tinha como orçamento 500.000 dólares, produzindo um jogo que teria valor entre 30 e 35 dólares, na época. Entretanto, o game foi incluído nas caixas de cereal Chex (Rice Chex, Wheat Chex e Corn Chex) sem aumentar o preço das mesmas. A licença para usar a engine do Doom no desenvolvimento do Chex Quest foi adquirida bem barata, visto que já era obsoleta na época (o Quake já tinha sido lançado).

É interessante citar também que dois dos criadores do game, Charles Jacobi e Scott Holman, seu artista chefe e programador, respectivamente, eram modders de Doom. Ferramentas comuns nesta prática, como o Doombuilder, foram utilizadas para desenvolver o Chex Quest.

Jacobi declarou que uma das razões para que o game tivesse tanto sucesso, sendo jogado até hoje, é o fato de ser uma versão disfarçada do Doom, com a dinâmica do game basicamente igual. O senso de humor a respeito das suas origens, como a substituições dos corpos ensanguentados, por cereal coberto de gosma e os torsos agonizando de seres humanos, por cereais tentando sair da gosma, somado à atmosfera colorida e agradável do game também são, certamente, os motivos do seu sucesso.

Screenshots

Sequências

O Chex Quest teve duas sequências, o Chex Quest 2: Flemoids Take Chextropolis, e o Chex Quest 3.

O primeiro foi lançado em 1997 como um add-on do original e distribuído gratuitamente no site oficial do game, por um tempo limitado. Manteve o mesmo gameplay e estilo de enredo do primeiro.

Já o Chex Quest 3, depois de muita confusão, foi criado e lançado pelo próprio Charles Jacobi, em 2008. O game, distribuído gratuitamente, contém versões ligeiramente atualizadas das fases do Chex Quest 1 e 2, que viraram episódios no Chex Quest 3. O terceiro episódio são cinco fases novas.

Obtenha mais informações e baixe o Chex Quest 3 aqui!

Compatibilidade

Como dissemos, o Chex Quest original é uma conversão total do The Ultimate Doom. Como o jogo original, era compatível com o MS-DOS. Ou seja, você pode usar o DOSBox para rodar o game no seu sistema operacional moderno.

Entretanto, ele também pode ser jogado com as engines (ou ports) avançadas de Doom, como o ZDoom, GZDoom ou Zandronum. Basta configurá-las para usar o IWAD do Chex Quest, o arquivo chex.wad.

O Chocolate Doom também promete rodar o Chex Quest de boa, mas não deu tempo de testar ainda.

Mais sobre Chex Quest

site ou autor do arquivo Digital Café tamanho do arquivo 26,3 MB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link Download

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