Defenestrando Karate Champ (1984)

Newsletter:

Visão geral

Como chegou a domingueira, trago-lhe aqui um gameplay de jogo antigo. Desta vez, é o Karate Champ de fliperama, para você assistir. Ele foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e é legal e informativo.

Karate Champ, conhecido no Japão como Karate Dō, é um clássico e seminal jogo de luta desenvolvido pela Technōs Japan e lançado pela Data East originalmente em setembro de 1984 para os fliperamas. Karate Champ é tido como o jogo que estabeleceu e popularizou o gênero de luta 1 contra 1 e, embora tenha um esquema de controles bem heterodoxo, lançou as bases para nomes como Street Fighter, Art of Fighting, Mortal Kombat [1] etc.

O jogo ganhou eventualmente versões para outros sistemas, como Tandy (1985, Karate), Commodore 64 (1985), Apple II (1985), NES (1986), iOS (2010), Wii (2010) e PlayStation 4 (2015, Arcade Archives). O sucesso de vendas e de crítica da época mais que justifica ou explica terem produzido tais ports. De fato, embora não me arriscasse muito a experimentar o Karate Champ (eu era muito pequeno e achava confuso esse lance de duas manetes pra jogar), era muito comum ver sua máquina por aí, tanto nos fliperamas, como bares e outros estabelecimentos, e sempre tinha alguém jogando.

Gameplay

Karate Champ é um jogo de luta para um ou dois jogadores que irão competir em nove diferentes localidades para ver quem tem as melhores habilidades no karatê, disputando combates onde o vencedor é determinado no melhor de três rounds. Uma variedade de golpes pode ser executada usando e combinando os controles com duplas manetes, algo bem característico deste jogo que ainda acho confuso até hoje.

O jogo não possui barras de energia, sendo as vitórias determinadas por pontos que são conferidos por acertar golpes ou derrubar o oponente. O jogador que ganhar dois pontos primeiro vence o round, que dura 30 segundos. Se este limite de tempo acaba, existe um critério de desempate: quem tiver mais pontos ganha ou, se mesmo assim estiver empatado, o lutador que tiver acertado um golpe vence. No final de cada round, tem uma rodada de bônus onde se pode pode ganhar pontos extras acertando objetos que são lançados contra o personagem. Desnecessário dizer que se o jogador perder um combate, é game over.

Karate Champ apresenta falas digitalizada para o juiz, que pode dizer “Lutem!” ou “Vencedor!”, em inglês ou japonês.

Golpes

Existem os seguintes golpes e defesas no Karate Champ, com os pontos pela metade ou inteiros descritos entre parênteses:

  • Lunge Punch (high) (300/600);
  • Lunge Punch (low) (200/400);
  • Reverse Punch (standing) (200/400);
  • Reverse Punch (crouching) (400/800);
  • Round Kick (400/800);
  • Front Kick (100/200);
  • Low Kick (100/200);
  • Back Kick (200/400);
  • Back Round Kick (500/1000);
  • Jumping Side Kick (500/1000);
  • Jumping Back Kick (500/1000);
  • Foot Sweep (100/200);
  • Reverse Foot Sweep (100/200);
  • High Block;
  • Low Block;
  • Forward Somersault;
  • Reverse Somersault.

Karate Champ – Player vs Player

Ao que parece, existe também uma versão do jogo Karate Champ – Player vs Player que adiciona um modo PvP. É muito semelhante ao original no sentido de que eles tem o mesmo hardware, sprites e tela de título, além de contar com essencialmente a mesma mecânica de jogo, embora a qualidade de IA e fala do computador sejam bastante aprimoradas junto com o controle e os hitscans (detecção de acertos dos golpes).

Esta versão coloca os personagens lutando por garotas em doze locais diferentes ao redor do mundo, com cada batalha resolvida no tradicional esquema melhor de três rounds. A rodada de bônus pode consistir em evitar uma série de vasos de plantas voando em direção ao jogador, chutar através de uma série de pranchas e segurar um touro. Os locais são: um porto, um jardim com vista para o Monte Fuji, uma floresta de bambu, em um tronco de árvore sobre um abismo, na popa de um navio japonês, ao lado de uma estrada ou pista, Holanda com moinhos de vento, uma cidade grande, um deserto norte-americano com tendas indígenas, um jardim japonês, um dojo e, finalmente, um caminho pela floresta à noite. Depois, o jogo retorna à primeira cena.

Curiosidades

  1. John Tobias afirmou que Karate Champ foi uma das principais inspirações para o gameplay do Mortal Kombat;
  2. O nome do jogo em japonês, Karate Dō (ou Karate Dou), significa “The Way of the Empty Hand” (空手道), algo como o “Caminho das Mãos Vazias”;
  3. Alexander Stojanovic detém o recorde oficial do jogo com 250.600 pontos em 7 de janeiro de 2011;
  4. Este é mais um jogo que também foi listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), do General Editor Tony Mott;
  5. A Data East entrou com um processo contra a System 3 por conta de “copyright”, afirmando que o jogo International Karate era uma cópia descarada do Karate Champ. Este jogo também usava o mesmo estilo de karatê de chute avançado;
  6. Esta era uma das máquinas que o músico Michael Jackson costumava a ter em sua casa, até ser vendida no leilão em 24 de abril de 2019.

Informações técnicas

  • CPU Principal: Zilog Z80 (@ 3 Mhz);
  • CPU de som: Zilog Z80 (@ 3 Mhz);
  • Chipes de som: (2x) General Instrument AY8910 (@ 1.5 Mhz), DAC;
  • Jogadores: 2;
  • Controles: Duas manetes de quatro direções.

Veja também


Vídeo adicionado em: 12 de maio de 2019

Categorias: Arcade, Luta, Vídeos

Tags: , , , , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 14 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!